Avis regressa aos tempos medievais este fim de semana

Avis está de regresso, já este fim de semana, aos tempos da idade média, com a realização da tradicional Feira Medieval.

Os visitantes, garante o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, vão ser convidados a entrar “numa viagem no tempo”, cruzando-se com centenas de figurantes que, entre esta sexta-feira, 13 de maio, e domingo, dia 15, dão vida a figuras do povo, do clero e da nobreza.

“Temos um palco privilegiado para eventos desta natureza”, assegura o autarca, adiantando que, com a pandemia a obrigar a uma paragem forçada de dois anos, foram muitos os artesãos que se quiseram inscrever, para participar no evento, de tal forma que o município foi obrigado a fazer uma seleção. “Julgo que temos todo o espaço devidamente decorado e os visitantes vão ter oportunidade de degustar os sabores inspirados nos produtos das nossas tradições, nas nossas tasquinhas”, acrescenta.

O evento, que para o concelho se assume “de grande importância”, procura, ano após anos, recriar episódios da história, com base no legado documental. Desta feita, o grande destaque é dado a D. João I e à Ínclita Geração, com as guerras, as alianças e a paz.

Durante os três dias da feira não faltarão “música, danças, lutas, brincadeiras dos saltimbancos, a que se juntam uma série de espetáculos de malabares de fogo, tiro ao arco, torneio a cavalo e diversas teatralizações, que prometem levar os visitantes às vivências de outros tempos”.

Na esperança que o público possa regressar, em força, a Avis, para esta feira medieval, o município tem asseguradas todas as condições de segurança. Quanto a números, relativamente à possível afluência, Nuno Silva não se arrisca a fazer previsões, mas espera que, e tendo em conta que as entradas são gratuitas, o evento receba “um número bastante simpático de visitantes”.

Esta sexta-feira, o certame começa às 17 horas com a conferência “Espaços e bens da Ordem de Avis: retratos de uma presença entre os séculos XIII e XVI” , pela professora Doutora Hermínia Vilar (Reitora da Universidade de Évora), numa organização do Agrupamento de Escolas de Avis.

Pelas  20 horas haverá leitura do Auto de Abertura da Feira, no Terreiro do Convento, sendo que meia hora mais tarde há o cortejo de homenagem ao regresso da Armada de Ceuta (Burgo).

Às 21 horas, no Terreiro do Convento são recriadas as notícias da atribuição do título de Duque de Coimbra ao infante D. Pedro e de Duque de Viseu a D. Henrique, por D. João I (1415); à mesma hora é exibido o filme “a vila medieval”.

Pelas 21.30 horas é recriada a atribuição da Bula de Martinho V “Sane Charissimus” (1418)
Bailias dos Anciãos – comemoração da atribuição da Bula de Martinho V «Bula Cum
Charissimus», autorizando o rei de Portugal a comprar armas, cavalos e mantimentos
em todos os reinos de Espanha e da Europa (1419), no Terreiro do Convento.

A preparação da Armada dos Infantes D. Henrique, D. João e do conde de Barcelos, D. Afonso, que vão em auxílio até Ceuta têm lugar às 22 horas, e meia hora mais tarde, às 22.30 horas: Boas notícias do sucesso em Ceuta do auxílio da Armada dos Infantes, na Praça dos Mercadores | Praça Velha| Terreiro do Convento.

Às 23 horas, decorre no Terreiro do Convento a recriação “Vade retro às crendices das sextas-feiras 13 e às pragas dos escarmentados e das moças de servir o demo na luxúria da carne pecadora”.

O teatro de fogo está marcado para as 23.30 horas e à meia-noite haverá festejos e folguedos populares em honra da chegada ao arquipélago da Madeira
(1418-20).