Viana do Alentejo vai ter Gabinete de Apoio às Associações

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo vai criar um Gabinete de Apoio às Associações do concelho. Esse gabinete vai permitir “um trabalho de maior proximidade com o movimento associativo, por exemplo através da identificação de oportunidades de candidaturas a fundos nacionais e comunitários, ajudando as associações em todas as fases do processo”, segundo explica o presidente da Câmara da Câmara Municipal, Luís Miguel Duarte (na foto).

O projeto de criação do Gabinete de Apoio foi um dos assuntos tratados numa reunião entre a autarquia e as associações do concelho, destinada a articular as diversas atividades previstas para 2022, evitando a sobreposição de iniciativas.

Durante o encontro, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo anunciou ainda a revisão do Regulamento Municipal de Apoio Financeiro às Atividades Culturais, uma vez que o atual tem mais de dez anos e “encontra-se bastante desajustado” da realidade do movimento associativo, de acordo com a opinião do autarca. Essa revisão, acrescentou Luís Miguel Duarte, irá permitir “uma maior eficiência dos recursos financeiros existentes e uma maior transparência na sua atribuição” às associações culturais e recreativas.

Foi também decidida a realização de três reuniões anuais entre o Município e as associações do concelho de Viana do Alentejo, tendo em vista um acompanhamento mais próximo das atividades realizadas.