Animais resgatados “dia sim dia não” em Elvas

Foto: Movimento Animal de Elvas

A problemática do abandono de animais, em Elvas, tem sido uma constante, sobretudo em determinadas épocas do ano. À Associação de Elvas – Movimento Animal chegam praticamente todos os dias casos de animais abandonados, ultimamente bebés que são deixados a morrer.

Ainda há bem pouco tempo, foram encontrados dez cachorros, seis já mortos e quatro que acabaram por não resistir, dentro de um contentor de lixo com sinais de tentativa de afogamento.

Cláudia Pombeiro, do Movimento Animal, garante que “quando é altura das cadelas parirem estes casos aumentam. É muito frequente atirarem com os filhotes das cadelas para o lixo, depois de tentativa de afogamento. Está incutido nas pessoas da nossa cidade, em vez de estar incutida a esterilização. Dia sim dia não estamos a resgatar um animal da rua: uns porque estão doentes, outros abandonados, é a toda a hora. A nossa sorte é que vamos conseguindo encontrar adotantes responsáveis que ficam com os animais”.

O movimento animal tem feito “todos os possíveis para salvar os animais, mas nem sempre é fácil. Não há famílias de acolhimento, apesar da associação se comprometer a pagar todas as despesas”.

De acordo com Cláudia Pombeiro, neste momento contam com cerca de 46 animais. Se não fossem as adoções que se vão concretizando, o Movimento não conseguia dar resposta à quantidade de animais abandonados.

Cláudia Pombeiro deixa um apelo à esterilização de animais: “por favor esterilizem os animais. Não façam ninhadas caseiras. As cadelas não precisam de ter ninhadas para serem mais felizes, embora os maus veterinários passem a mensagem de quem é necessário terem ninhadas. Para além de prevenir tumores e fugas de animais acaba por dar mais longevidade aos animais”.

Foto: Movimento Animal de Elvas

Os casos de abandono de animais de companhia detetados aumentaram significativamente durante a pandemia, segundo as forças de segurança. As causas mais comuns para o abandono em Portugal continuam a ser as ninhadas indesejadas, dificuldades económicas das famílias, mudanças de casa ou férias de famílias e ainda comportamento problemático por parte do animal.

O abandono de animais de companhia constitui crime, podendo ser punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.