Passeio Pedestre em Borba no domingo

O Município de Borba organiza o Passeio Pedestre da Esteveira ao Monte Branco, no próximo domingo, dia 24. A concentração está marcada para as oito e meia da manhã, na albufeira do Monte Branco.

Este passeio tem 12 quilómetros de extensão e passa por seis pontos de interesse: albufeira do Monte Claro, Monte da Esteveira, vinhas de Borba, vistas de Borba, entrada da Tapada Real de Vila Viçosa e a avifauna da Albufeira.

Militar elvense morre em salto de paraquedas na Chamusca

Alexandra Serrano Rosa (na foto), militar paraquedista de 52 anos, natural de Elvas e a residir no Entroncamento, faleceu esta quinta-feira, dia 21, na zona de lançamento do Arrepiado, no concelho da Chamusca (distrito de Santarém).

De acordo com o Exército Português, o óbito ocorreu às 12.20 horas quando a militar se encontrava a efetuar um salto de abertura manual para manutenção da qualificação de paraquedista e o sistema de paraquedas não funcionou devidamente.

No local, estiveram os Bombeiros Voluntários da Chamusca, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar do Médio Tejo e a Guarda Nacional Republicana.

O Exército encontra-se a realizar o processo de averiguações, para apurar as circunstâncias em que ocorreu este acidente.

Maria do Céu Antunes na inauguração da 38º Ovibeja

Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, inaugurou a 38ª edição da Ovibeja, na tarde desta quinta-feira, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, onde o certame decorre até segunda-feira, feriado nacional de 25 de Abril.

A governante, em declarações à comunicação social, salientou “a grande resiliência da “agricultura portuguesa durante a pandemia” e “capacidade de adaptação às condições mais exigentes”.

A ministra defendeu “o regadio coletivo e sustentável com o intuito de promover uma agricultura competitiva baseada no uso eficiente da água”. Já nas restantes regiões, a aposta incidirá “num sequeiro que também se quer ajudado e que contribua para a manutenção de um equilíbrio em toda a atividade agrícola”.

Esta, de acordo com o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, é a feira de maior dinamismo e “a grande alavanca da região”, pelo que saúda o seu regresso, após a última edição em 2019. O autarca tem esperança num “evento muito positivo, com “muitos visitantes”.

Já o diretor regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Godinho Calado, diz ser de grande importância a retoma de eventos como a Ovibeja, ainda que com todos os cuidados. “É sempre importante voltar a estes eventos, eventos sociais, culturais, que nos trazem o contacto das pessoas e o conhecimento. É também muito importante porque nos dá a entender que uma pandemia, extremamente difícil, que continua cá, mas que, com cuidado, temos de ir caminhando no tempo e ir fazendo estes eventos”, diz ainda.

A agricultura, defende por sua vez o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Ceia da Silva, terá de ser um setor “fortemente apoiado” pelo próximo quadro comunitário, considerando “excelente” este regresso da Ovibeja e desta normalidade possível. A Ovibeja, diz ainda Ceia da Silva, “é o grande certame agropecuário do país”: “é para nós uma referência e é que com muita alegria que vemos o regresso das pessoas e dos animais a esta vivência da Ovibeja”.

Entre os presentes na inauguração do evento, esteve o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, que não tem dúvidas de este é um dos grandes eventos da região, que representa a capacidade que o Alentejo tem de se afirmar como “território de atratividade e de oportunidades de futuro, nos setores da agricultura”.

Adega Mayor lança nova edição de rótulos personalizáveis para o Dia da Mãe

A Adega Mayor lançou uma nova edição de rótulos personalizáveis para o Dia da Mãe. Trata-se de uma edição limitada, com duas opções de personalização e packs especiais para assinalar um amor inconfundível.

“Mãe é quem dá colo e amor, mas também quem protege, dá os conselhos mais inspiradores e chama à razão. Existem mães de coração, mães galinhas, mães aventureiras e muitas outras, mas para cada filho, Mãe há só uma!” Para brindar a todas as Mães, nesta data comemorativa a Adega Mayor sugere uma nova e limitada edição de rótulos personalizáveis para que todos os filhos possam surpreender as suas mães com uma peça inesquecível.

A nova edição limitada de rótulos personalizáveis Adega Mayor Rosé apresenta duas opções de customização: um rótulo com uma ilustração florida, especialmente desenvolvida para celebrar esta efeméride ou um rótulo a preto e branco em versão texto, com uma homenagem a todas as mães.

A edição de rótulos personalizáveis já se encontra disponível na loja online da marca, onde poderá personalizar o rótulo da sua garrafa e ainda complementar a sua oferta com uma garrafa de Adega Mayor Antão Vaz ou com um pack constituído pelo creme de mãos e creme de corpo OR, a nova marca de bio cosmética da Adega Mayor que dá uma nova vida às grainhas das uvas com ingredientes 100% naturais.

Para ficar a conhecer todas as novidades da Adega Mayor poderá visitar a marca nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn).

Máscara deixa de ser obrigatória mas há exceções

O uso de máscara vai deixar de ser obrigatório, no nosso país, salvo algumas exceções, mas a situação de alerta mantém-se até 5 de maio. Estas são algumas medidas avançadas esta quinta-feira, dia 21 de abril, depois da reunião do Conselho de Ministros, onde foram analisadas as restrições relativas à Covid-19.

A ministra da Saúde, Marta Temido, referiu que estão agora reunidas as condições para a não obrigatoriedade do uso de máscaras em escolas e em espaços fechados. Mas há exceções: nos locais frequentados por pessoas especialmente vulneráveis, como estabelecimentos e serviços de saúde, estruturas residenciais (lares), de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário ou pessoas idosas e em unidades de cuidados continuados; nos “locais caraterizados pela utilização intensiva”, como transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, transporte de passageiros em táxi ou TVDE.

Deixa de haver regras para testes de diagnósticos, que passam apenas a acontecer em casos determinados pela DGS e deixa de ser exigido certificado digital Covid em modalidade teste ou recuperação para as estruturas residenciais e de cuidados de saúde.

Deixa também de ser obrigatório o preenchimento do formulário de localização de passageiros (Passenger Locator Form) pelos passageiros dos voos com destino ou escala em Portugal continental ou que cheguem por via marítima; e deixa de ser exigido certificado Covid em qualquer das modalidades.

A ministra revela que a evolução da situação é “positiva” em Portugal e que apesar de “não estarmos no patamar ideal, o caminho permite neste momento alterar o enquadramento que existia”, recordando que a pandemia “não acabou” e admite que, sazonalmente, podem vir a ser tomadas novas medidas.

As novas regras entram em vigor quando for publicada a resolução do Conselho de Ministros em Diário da República.

Município de Reguengos implanta descentralização autárquica

O Município de Reguengos de Monsaraz está a implementar medidas de descentralização autárquica em três planos de ação: a “Presidência Mais Próxima”, o atendimento descentralizado da Presidência e a proposta ao executivo para a realização de reuniões de câmara nas freguesias.

Com a constituição do pelouro de Cidadania e Participação, a presidência da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz iniciou o caminho para a promoção da cidadania ativa, numa política alicerçada nos principais valores da democracia: a liberdade, a igualdade, a solidariedade, a tolerância e o bem-estar de todos os que convivem na sociedade.

A “Presidência Mais Próxima” teve início no passado dia 14 e pretende promover a aproximação da presidente da Câmara aos munícipes, que se vai deslocar pelo concelho para estar junto do tecido social, empresarial, industrial e agrícola. Assim, vão ser auscultadas, na primeira pessoa, as entidades para apresentar as suas atividades, preocupações, necessidades e projetos, para que a autarquia analise como as apoiar e que políticas municipais poderão ser definidas para o futuro.

O atendimento descentralizado tem início também em abril, com o objetivo de que cada cidadão se sinta parte integrante da vida do município e do concelho. Neste âmbito, a Presidente da Câmara Municipal vai deslocar o seu atendimento uma vez por mês para que ao longo do ano esteja em todas as localidades do concelho.

A promoção da cidadania também se faz dando a hipótese a todos os cidadãos de tomarem conhecimento do funcionamento dos órgãos municipais. Neste sentido, a descentralização das reuniões de câmara pelas sedes de freguesia são ponto essencial para que o cidadão, enquanto indivíduo integrante de um coletivo, possa de forma consciente e organizada construir, praticar e defender os seus direitos, participando de forma ativa na construção da sociedade. Assim, vai ser proposto ao executivo que se realizem reuniões de câmara descentralizadas em maio, julho, setembro e outubro próximos.

Marta Prates, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “a cidadania participativa precisa de ter um poder político mais próximo das necessidades de todos, mais próximo de cada cidadão, para que possa ouvi-lo e apoiá-lo e, na mesma proporção, o poder político possa ser escrutinado e impulsionado a gerir a sua Terra e as suas Gentes de um modo mais ativo e consciencioso das dinâmicas e necessidades locais”.

A autarca afirma que “o respeito pelo indivíduo, o acesso aos seus direitos através de políticas públicas e a promoção do seu exercício individual em prol do coletivo são uma das principais ações traçadas como prioritárias pelo atual poder político autárquico em Reguengos de Monsaraz”, o que constitui “uma sociedade viva, dinâmica, adaptada às constantes mudanças geracionais e do tempo, sendo assim um poder político mais apto aos avanços dessa mesma sociedade”.

Célia Macedo na startUP Montemor-o-Novo

O Município de Montemor-o-Novo acolheu uma nova empreendedora que se vai juntar à comunidade startUP Montemor-o-Novo®, usufruindo dos serviços de incubação em espaço Box de 54,17 metros quadrados. Trata-se de Célia Macedo ceramics, que produz peças de cerâmica artesanal, conciliando a tradição com a modernidade.

Visite, na Zona Industrial da Adua, em Montemor-o-Novo, ou pode também entrar em contacto, através de startup@cm-montemornovo.pt . Através da startUP Montemor-o-Novo®, “o teu projeto pode começar aqui”, assegura o Município montemorense.

De regresso, a “grande feira do sul” esgota alojamentos de Beja

“Esta é a grande feira do sul”, assim descreve o presidente da Associação dos Agricultores do Sul, entidade organizadora da Ovibeja, Rui Garrido, o certame que teve início na manhã desta quinta-feira, 22 de abril, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.

O evento, “quase único e que traz tanta gente a Beja”, garante Rui Garrido, levou a uma  ocupação hoteleira na cidade totalmente esgotada. Depois de dois anos sem se realizar, nos moldes em que todos conhecem a Ovibeja, sendo que, no ano passado, aconteceu em formato digital, o certame leva muita gente “a tirar férias”. “Toda a gente está ansiosa, a expectativa é grande, a feira está cheia, os expositores acabaram por aderir, pelo que esperamos ter uma grande feira”, alega.

Este ano, para além de um maior número de expositores, há também uma maior área de exposição, no que à área agrícola diz respeito. “O pavilhão da pecuária está cheio, como acontece todos os anos, e aqui se fazem concursos como os da raça campaniça e do porco alentejano. Portanto, temos aqui muitos expositores da área agrícola, dos fertilizantes, cooperativas e associações”, diz ainda.

Ainda que a abertura oficial desta 38ª edição da Ovibeja só aconteça pelas 15 horas, na presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, vários foram os deputados que estiveram na aberturas de portas do evento. Norberto Patinho, deputado socialista no Parlamento, eleito pelo círculo de Évora, lembra que, acima de tudo, é tempo “de unir esforços” para promover a região e o mundo rural, nestes tempos conturbados que se vivem, considerando a Ovibeja “a feira do Alentejo”. “É uma nova oportunidade para se assumir e tem sido provado, nestes tempos difíceis, que o Alentejo foi importantíssimo na crise que nos antecedeu, e vai ser também nesta, mas na crise da Covid-19 notou-se as grandes diferenças que aconteceram na agricultura, sobretudo na nossa região”, acrescenta. Esta feira, diz ainda o deputado, é o “espelho do mundo agrícola, um setor que deu uma resposta muito positiva”.

No Alentejo, e com a agricultura, há mais oportunidade “para fixar pessoas, dar emprego e produzir”, porque “temos sido mais autónomos nas nossas produções e temos contribuído, de uma forma decisiva numa balança entre importações e exportações muito positiva para Portugal”, defende ainda.

Também Pedro Carmo, deputado eleito pelo círculo de Beja do Partido Socialista, assegura que esta feira “é a grande mostra da agricultura da região”. “Começou por ser uma mostra de ovinos, que era a base da nossa agricultura, há 30 anos. A Ovibeja adaptou-se, com muita inovação, e com o reconhecimento da agricultura que temos hoje, que é uma agricultura de regadio, com muita tecnologia, com novas culturas”, assegura.

A deputada pelo círculo de Évora do PSD, Sónia Ramos, considera ser fundamental, num distrito sem um único eleito do Partido Social Democrata no Parlamento, poder conversar com os agricultores, para ficar a par das dificuldades sentidas no setor. “Fazendo parte também da Comissão de Agricultura, tinha de estar aqui, para falar com os agricultores e  com os organizadores desta feira, que representam, igualmente, o setor e ouvir, de viva voz, as dificuldades. Encontrámos também o presidente da CAP (Confederação de Agricultores de Portugal), que fez saber que o desconto no gasóleo agrícola é absolutamente insignificante para a atividade e deu o exemplo de Espanha, em que a redução foi efetiva para ajudar à produção”, diz ainda.

Mas a Ovibeja não se faz só de agricultura. Neste primeiro dia de certame, às 23 horas estão de regresso as Tunas Académicas aos palcos das “Ovinoites”, espetáculo antecedido, uma hora antes, pela Banda de Música da Força Aérea. Já amanhã, Blaya sobe ao palco da Ovibeja, seguindo-se no sábado, Pedro Abrunhosa, e no domingo, Paula Fernandes.

Comemorações do 25 de Abril em Alandroal

As comemorações dos 48 anos do 25 de abril, em Alandroal, têm início às 9 horas com o hastear das bandeiras na sede dos Paços do Concelho e na sede das juntas de freguesia.

No entanto, devido à coincidência do 25 de abril com o feriado municipal, não se irá realizar a habitual passagem da banda pelas freguesias, informa o município, uma vez que a mesma estará envolvida, à mesma hora, nas festividades em honra de Nossa Senhora da Boa Nova.

Já às 17 horas há um espetáculo com os Adiafa, no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova (Terena), que conta com entrada livre.

Prémios Europeus de Produção Biológica com candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas para os Prémios Europeus de Produção Biológica, promovidos pela Comissão Europeia, em parceria com outras organizações europeias.

O objetivo destes prémios, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo passa por reconhecer “práticas agrícolas ecológicas e mais sustentáveis, com redução de usos de fertilizantes químicos, pesticidas, entre outros, tendo em conta que este tipo de agricultura tem vindo a ser cada vez incentivada pela Comissão Europeia, pelos benefícios” que aporta.

Este prémio destina-se a qualquer tipo de empresa e divide-se em diversas categorias: “melhores práticas agrícolas, melhor agricultor biológico, melhor PME biológica, melhor loja de produtos alimentares biológicos, melhor restaurante biológico”.

As candidaturas estão abertas até dia 8 de junho, e os critérios passam, como adianta Ana Pereira, por estarem “registados no Espaço Económico Europeu, por ter uma prática ou iniciativa de carácter biológico iniciada até 31 de janeiro de 2021 e, cumprir a legislação comunitária relativa a este tipo de práticas, mas também e ir um pouco mais além, ou seja, o que foi feito, para além desta legislação”.

As candidaturas aos Prémios Europeus de Produção Biológica são o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa”.

Pode consultar mais informação sobre estes prémios aqui.

InnovPlantProtect de Elvas divulga investigação de biopesticidas na Ovibeja

Já teve início a 38ª edição da Ovibeja, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, onde o certame decorre até segunda-feira, feriado nacional de 25 de Abril.

No pavilhão institucional do evento, encontra-se, entre muitos outros, o laboratório colaborativo do InnovPlantProtect de Elvas, que, através do seu stand, explica Cristina Azevedo, em representação do departamento de novos biopesticidas, procura dar a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver, sobretudo, ao nível da proteção de plantas. “Temos aqui alguns exemplos do trabalho que estamos a desenvolver na área dos biopesticidas, temos bactérias que inibem fungos patogénicos de plantas, nomeadamente doenças do arroz e do tomate”, explica.

Para as crianças das escolas, no seu stand, o InnovPlantProtect de Elvas tem disponível um microscópio, para que possam observar fungos. As atividades do laboratório, adianta Cristina Azevedo, passam por “fazer serviços, para agricultores ou empresas que tenham problemas na área da fitossanidade”. “Queremos também, no fundo, darmo-nos a conhecer a esse nível, de fazer serviços de diagnóstico”, acrescenta.

O InnovPlantProtect tem procurado “fugir dos pesticidas de origem química”, tentando, por outro lado, “arranjar alternativas mais sustentáveis e amigas do ambiente”, e é esse trabalho que, em Beja, até segunda-feira, os investigadores e colaboradores do laboratório de Elvas procuram dar a conhecer.

Esta 38ª edição da Ovibeja abriu ao público às 11 horas desta quinta-feira, 21 de abril, sendo que a inauguração oficial vai acontecer às 15 horas, pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar o certame no domingo à tarde.

Torneio de Padel em Campo Maior foi adiado

O Torneio de Padel, promovido pela Casa do Benfica de Campo Maior e agendado para este fim de semana, de dia 22 a 24 de abril, foi adiado.

O adiamento deve-se às previsões meteorológicas para este fim de semana, que apontam para aguaceiros.

CDU e URAP apresentam teatro no sábado em Elvas

A CDU – Coligação Democrática Unitária apresenta no próximo sábado, dia 23 de abril, pelas 18.30 horas, o livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”, no Castelo de Elvas.

A apresentação contará com a participação de José Pedro Soares, coordenador da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses, sendo esta a associação a autora da obra, bem como de Cátia Terrinca, eleita pela CDU na Assembleia Municipal de Elvas.

A CDU, em Elvas, opta assim por comemorar o 48º aniversário da Revolução de Abril, no dia em que se assinala também o Dia Mundial do Livro (23 de abril), associando a literatura e leitura à Liberdade, através da apresentação de um livro “que é por si só uma homenagem a todas as mulheres que em tempos de medo, silêncio e opressão, combateram a ditadura fascista e lutaram pela Democracia em Portugal”.

Nadadoras do CEN na Seleção Regional Absoluta da Anicentro

Ana Caldes e Bárbara Franco, do Clube Elvense de Natação, estão convocadas para a Seleção Regional Absoluta da Anicentro (Associação de Natação do Interior Centro) para o Torneio de Natação dos 5 F’S de seleções.

A prova decorre neste próximo sábado, dia 23, nas Piscinas Municipais da Guarda.

“O Elvas” recebe o Sacavenense no domingo às 16 horas

“O Elvas” – Sacavenense é o jogo que se disputa no domingo, 24 de abril, às 16 horas, da quarta jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal. A partida disputa-se no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

Esta jornada inclui também o desafio Sintrense-Loures, no mesmo dia e à mesma hora. A classificação é comandada pelo Sintrense com sete pontos, seguido de Sacavenense com seis, Loures com quatro e “O Elvas” com zero pontos.

A Rádio ELVAS, na tarde de domingo, entre as 15 e as 18.30 horas, apresenta o espaço dedicado ao desporto, com relato e reportagem do encontro de Elvas, para lá da restante informação, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Assembleia Municipal de Borba reúne em Rio de Moinhos

A Assembleia Municipal de Borba reúne no próximo sábado, dia 23, pelas 10 horas, no Salão da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos (antiga Casa do Povo).

A sessão conta com a seguinte ordem de trabalhos:

1- Período antes da ordem do dia

2- Período de intervenção do público

3- Período da ordem do dia

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

3.1. – aprovação da ata de 19 de Fevereiro de 2022

3.2. – proposta de regimento da Assembleia Municipal

3.3. – transferência de competências para a CIMAC

3.4. – apreciação dos documentos de prestação de contas 2021 e do inventário de 2021 de bens, direitos e obrigações patrimoniais do município.

3.5. – apreciação da Câmara

3.5.1. – relatório do Presidente

3.5.2. – situação financeira

3.5.3. – execução e plano de concretização do PPI e ações mais relevantes nas freguesias de Rio de Moinhos e Orada

3.5.4. – ações pendentes da apreciação na sessão de 19 de Fevereiro

3.5.5. – outros assuntos relacionados com a atividade da Câmara Municipal

3.6. – alteração ao mapa de pessoal para 2022

3.7. – proposta de nomeação de auditor externo para certificação legal de contas do município – anos 2022 e 2023

3.8. – proposta de 1ª alteração modificativa ao Orçamento de 2022 (1ª alteração modificativa ao Orçamento da receita, da Despesa, do Plano Plurianual de investimentos e do Plano de atividades municipais)

3.9. – autorização de celebração do contrato de delegação de competências do Município de Borba no Agrupamento de Escolas de Borba

4- segundo período de intervenção do público.

[/shc_shortcode]

Cátia Terrinca apresenta livro de poemas em Elvas

Foto: Creta

A obra “Toca – oito poemas de amor e uma canção angustiada”, de Cátia Terrinca, com poemas de José Pinto e ilustrações de Ricardo Guerreiro Campos, é apresentada amanhã, 22 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro (que se assinala no dia 23, sábado), na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, em Elvas.

A apresentação do livro, que segundo Cátia Terrinca resulta de improvisos seus “com o Jacinto dentro”, está marcada para as 18.30 horas.

Na mesma ocasião, vão ser entregues os diplomas aos melhores leitores da Biblioteca Municipal de Elvas, no ano de 2021.

Casa do Benfica de Campo Maior organiza torneio de Padel

A Casa do Benfica de Campo Maior, a nº1 a nível mundial, está a  assinalar os seus 70 anos. Para tal, no fim de semana de 22 a 24 deste mês, realiza um Torneio de Padel, no Parque Desportivo da Junta de Freguesia da Expectação.

Este Torneio, que vai na sua terceira edição, pretende homenagear “Henrique Costal”, antigo presidente da Assembleia Geral da coletividade, ao mesmo tempo que se assinala mais um aniversário da mesma, como revela Raul Burrica.

O torneio assume “um caráter popular, ou seja, não federativo, com o objetivo de divulgar a modalidade, esperando-se 20 equipas, num total de 40 participantes”. O torneio tem início na sexta-feira, dia 22, das 18 horas às 2 da manhã, no sábado das 11 às 23 horas, e no domingo, dia em que se disputa a final, tem início às 11 horas.

Também na sexta-feira, dia 22, haverá um jantar, que carece de inscrições, junto da direção da Casa do Benfica de Campo Maior. Raúl Burrica explica que neste jantar, que assinala os 70 anos da coletividade, estará o presidente das casas do Benfica, a nível mundial, Jorge Jacinto, e o vice presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos D’ Almeida Lima, entre outras personalidades relacionadas com o clube, nomeadamente glórias do clube.

Paralelemente ao torneio de Padel, haverá, no domingo, dia 24, no final do torneio, numa oferta da Casa do Benfica aos sócios, com quotas em dia, porco no espeto e outras iguarias. Os não sócios devem comprar o acesso ao mesmo.

 

Caravana humanitária de Elvas regressa da Polónia com um autocarro cheio de refugiados

O grupo de ajuda humanitária de Elvas está de regresso a Portugal, com 45 refugiados, depois de ter partido no passado fim de semana, com destino a Varsóvia, na Polónia, para esta segunda missão, no apoio ao povo da Ucrânia.

Destes refugiados, revela Luís Rodrigues, que integra a comitiva solidária elvense, apenas nove ficam em Elvas. “Grande parte deles vão para o norte do país”, adianta, sendo que vêm neste grupo 15 crianças, uma delas de apenas sete meses.

Nesta segunda missão, os voluntários viajaram para a Polónia de avião, sendo que, desta vez, integrou a comitiva uma tradutora, o que facilitou a comunicação com os refugiados.

A comitiva saiu ontem, ao início da tarde de Polónia, de autocarro, sendo que a chegada está prevista para amanhã. “Neste momento estamos a atravessar a difícil França, que é um longo país”, relatava Luís Rodrigues, em direto, no noticiário das 8 horas, da Rádio ELVAS.

De recordar que neste autocarro que agora traz para Portugal estes 45 refugiados, foram transportados os alimentos, bens essenciais e medicamentos recolhidos no concelho e que foram entregues, pelo grupo solidário de Elvas, no Centro de Conferências em Varsóvia, onde está instalado o maior centro de apoio a refugiados da Europa.

A comitiva conta com apenas dois elementos que participaram na primeira viagem, nomeadamente Luís Rodrigues e João Mexia, e quatro novos voluntários: Valéria Bilokon (tradutora) e três enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Sandra Carvalho, Luís Brazão e João Dias.

Fórum dedicado à energia e clima decorre em Portalegre

O 1º Energy and Climate Summit vai decorrer hoje e amanhã, dias 21 e 22, no auditório Francisco Tomatas, do Campus Politécnico em Portalegre, no âmbito do Projeto Guardiões.

Sob o tema “Educação e Conhecimento”, a sessão conta com a participação de especialistas de vários países e que apresentarão os contributos do ensino e da ciência na geração de soluções para a crise climática.

O Projeto GUARDIÕES, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), mediante acordo de parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e com o Fórum da Energia e Clima (FEC), tem como objectivo “gerar elevado impacto na sensibilização e informação da sociedade civil para o problema das alterações climáticas”, como nos referiu José Janela, da Quercus

Nesta sessão serão abordados temas como O papel da Ciência na Crise Climática ou a A Nova Economia Verde e Circular.

Edição 38 da Ovibeja arranca esta quinta-feira

Foto arquivo

Arranca hoje, a edição 38 da Ovibeja, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, prolongando-se até segunda-feira, dia 25.

A 38ª edição da Ovibeja abre ao público a partir das 11 horas, sendo que a inauguração oficial vai acontecer às 15 horas, pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar a Ovibeja no dia 24 (domingo), às 15 horas.

“Como alimentar o planeta” é o tema central desta edição da Ovibeja. Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), entidade organizadora, revela que é objetivo falar dos vários tipos de agricultura e, sem tabus ou preconceitos, sendo necessário todos os tipos de agricultura para alimentar o planeta, um tema que faz ainda mais sentido com a guerra que vive na Ucrânia. “Escolhemos um tema, ao qual a guerra veio dar mais força, e que vem no seguimento dos temas das anteriores edições, que estavam relacionados com a sustentabilidade, na agricultura, económica e ambiental, porque queremos falar dos vários tipos de agricultura sem preconceitos nem tabus, porque com o aumento de população temos que arranjar forma de alimentar as pessoas e todos os tipos de agricultura são bem-vindos”.

“A ciência e investigação são fundamentais para ajudar a combater as alterações climáticas, bem como a ter uma agricultura mais sustentável”, pelo que a manhã do primeiro dia de certame será dedicada também a uma grande conferência, sobre estes temas.

Relativamente à feira em si, conta este ano com mais expositores, “cerca de mil”, revela Rui Garrido, e também “mais espaço de exposição, nomeadamente no campo da feira, mais vocacionado para máquinas e equipamentos agrícolas, bem como mais área de exposição”.

“Mais uma vez as instituições aderiram ao certame, porque a Ovibeja se faz com todos, com um conjunto de pessoas e entidades que proporcionam a grandiosidade da feira”, pelo que “estão assim reunidas todas as condições para a grande feira do Alentejo”, remata o presidente da ACOS.

Neste primeiro dia de certame, às 23 horas estão de regresso as Tunas Académicas aos palcos das “ovinoites”, mas momentos antes, pelas 22 horas atua a Banda de Música da Força Aérea. Já amanhã Blaya sobe ao palco da Ovibeja, seguindo-se no dia 23, Pedro Abrunhosa e no dia 24, Paula Fernandes.