Maria do Céu Antunes na inauguração da 38º Ovibeja

Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, inaugurou a 38ª edição da Ovibeja, na tarde desta quinta-feira, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, onde o certame decorre até segunda-feira, feriado nacional de 25 de Abril.

A governante, em declarações à comunicação social, salientou “a grande resiliência da “agricultura portuguesa durante a pandemia” e “capacidade de adaptação às condições mais exigentes”.

A ministra defendeu “o regadio coletivo e sustentável com o intuito de promover uma agricultura competitiva baseada no uso eficiente da água”. Já nas restantes regiões, a aposta incidirá “num sequeiro que também se quer ajudado e que contribua para a manutenção de um equilíbrio em toda a atividade agrícola”.

Esta, de acordo com o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, é a feira de maior dinamismo e “a grande alavanca da região”, pelo que saúda o seu regresso, após a última edição em 2019. O autarca tem esperança num “evento muito positivo, com “muitos visitantes”.

Já o diretor regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Godinho Calado, diz ser de grande importância a retoma de eventos como a Ovibeja, ainda que com todos os cuidados. “É sempre importante voltar a estes eventos, eventos sociais, culturais, que nos trazem o contacto das pessoas e o conhecimento. É também muito importante porque nos dá a entender que uma pandemia, extremamente difícil, que continua cá, mas que, com cuidado, temos de ir caminhando no tempo e ir fazendo estes eventos”, diz ainda.

A agricultura, defende por sua vez o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Ceia da Silva, terá de ser um setor “fortemente apoiado” pelo próximo quadro comunitário, considerando “excelente” este regresso da Ovibeja e desta normalidade possível. A Ovibeja, diz ainda Ceia da Silva, “é o grande certame agropecuário do país”: “é para nós uma referência e é que com muita alegria que vemos o regresso das pessoas e dos animais a esta vivência da Ovibeja”.

Entre os presentes na inauguração do evento, esteve o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, que não tem dúvidas de este é um dos grandes eventos da região, que representa a capacidade que o Alentejo tem de se afirmar como “território de atratividade e de oportunidades de futuro, nos setores da agricultura”.