Prémios Europeus de Produção Biológica com candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas para os Prémios Europeus de Produção Biológica, promovidos pela Comissão Europeia, em parceria com outras organizações europeias.

O objetivo destes prémios, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo passa por reconhecer “práticas agrícolas ecológicas e mais sustentáveis, com redução de usos de fertilizantes químicos, pesticidas, entre outros, tendo em conta que este tipo de agricultura tem vindo a ser cada vez incentivada pela Comissão Europeia, pelos benefícios” que aporta.

Este prémio destina-se a qualquer tipo de empresa e divide-se em diversas categorias: “melhores práticas agrícolas, melhor agricultor biológico, melhor PME biológica, melhor loja de produtos alimentares biológicos, melhor restaurante biológico”.

As candidaturas estão abertas até dia 8 de junho, e os critérios passam, como adianta Ana Pereira, por estarem “registados no Espaço Económico Europeu, por ter uma prática ou iniciativa de carácter biológico iniciada até 31 de janeiro de 2021 e, cumprir a legislação comunitária relativa a este tipo de práticas, mas também e ir um pouco mais além, ou seja, o que foi feito, para além desta legislação”.

As candidaturas aos Prémios Europeus de Produção Biológica são o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa”.

Pode consultar mais informação sobre estes prémios aqui.