Correio dos afetos assinala Dia dos Namorados em Vila Boim

Um correio dos afetos foi instalado na Escola Básica Integrada de Vila Boim, com o intuito de despertar emoções e sensibilizar os mais novos para a importância de sentimentos tão importantes como o carinho, amizade ou confiança.

Esta terça-feira, dia 14, mais que o Dia dos Namorados, assinala-se o dia do amor. Junto dos mais novos fomos perceber a importância dos sentimentos e dos afetos. Carminho, aluna do primeiro ano, referiu-nos que vai entregar um desenho “ao melhor amigo. Para mim, os afetos são carinho, abraços e beijinhos, algo que se dá aos melhores amigos”.

Para Vicente Santos, de 8 anos, “o Dia dos Namorados representa carinho, amor e alegria, ou seja, tudo o que está relacionado com os afetos, sentimentos que envolvem todas as pessoas que eu conheço”.

Já Leonor Janeiro, de 9 anos, vai dedicar esta carta à sua melhor amiga: “vou escrever uma poesia e dedicá-la à Clarinha, sendo que para mim, o afeto mais importante é a paz”.

Rita Magarça, psicóloga no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, explica que este projeto foi desenvolvido por diversas entidades, “com o intuito de promover o bem-estar emocional, social e familiar de todos os alunos”.

Já Tatiana Oliveira, assistente social no agrupamento de escolas, refere que “com este correio dos afetos criámos duas modalidades: por um lado, a caixa onde são colocadas as cartas, por outro lado, temos frases motivacionais à porta da escola que cada pessoa pode recolher e utilizar como inspiração para o seu dia”.

Até do final do dia de hoje, as crianças colocam as cartas no correio para, posteriormente, as técnicas fazerem a entrega aos destinatários.