Edição 38 da Ovibeja arranca esta quinta-feira

Foto arquivo

Arranca hoje, a edição 38 da Ovibeja, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, prolongando-se até segunda-feira, dia 25.

A 38ª edição da Ovibeja abre ao público a partir das 11 horas, sendo que a inauguração oficial vai acontecer às 15 horas, pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar a Ovibeja no dia 24 (domingo), às 15 horas.

“Como alimentar o planeta” é o tema central desta edição da Ovibeja. Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), entidade organizadora, revela que é objetivo falar dos vários tipos de agricultura e, sem tabus ou preconceitos, sendo necessário todos os tipos de agricultura para alimentar o planeta, um tema que faz ainda mais sentido com a guerra que vive na Ucrânia. “Escolhemos um tema, ao qual a guerra veio dar mais força, e que vem no seguimento dos temas das anteriores edições, que estavam relacionados com a sustentabilidade, na agricultura, económica e ambiental, porque queremos falar dos vários tipos de agricultura sem preconceitos nem tabus, porque com o aumento de população temos que arranjar forma de alimentar as pessoas e todos os tipos de agricultura são bem-vindos”.

“A ciência e investigação são fundamentais para ajudar a combater as alterações climáticas, bem como a ter uma agricultura mais sustentável”, pelo que a manhã do primeiro dia de certame será dedicada também a uma grande conferência, sobre estes temas.

Relativamente à feira em si, conta este ano com mais expositores, “cerca de mil”, revela Rui Garrido, e também “mais espaço de exposição, nomeadamente no campo da feira, mais vocacionado para máquinas e equipamentos agrícolas, bem como mais área de exposição”.

“Mais uma vez as instituições aderiram ao certame, porque a Ovibeja se faz com todos, com um conjunto de pessoas e entidades que proporcionam a grandiosidade da feira”, pelo que “estão assim reunidas todas as condições para a grande feira do Alentejo”, remata o presidente da ACOS.

Neste primeiro dia de certame, às 23 horas estão de regresso as Tunas Académicas aos palcos das “ovinoites”, mas momentos antes, pelas 22 horas atua a Banda de Música da Força Aérea. Já amanhã Blaya sobe ao palco da Ovibeja, seguindo-se no dia 23, Pedro Abrunhosa e no dia 24, Paula Fernandes.