Skip to content

Manutenção “não preventiva” de equipamentos municipais e do património de Elvas preocupa PSD

Depois dos estragos causados no telhado do Complexo Municipal de Piscinas de Elvas, na madrugada desta sexta-feira, 4 de abril, devido a ventos extremos, a Comissão Política Concelhia do PSD, em comunicado enviada à redação da Rádio ELVAS, diz-se preocupada com o facto de o município “continuar a fazer uma manutenção curativa e não preventiva dos seus equipamentos municipais e do Património do concelho”.

Assegurando que continua a demonstrar a sua “preocupação pela falta de resposta e rapidez por parte da Câmara Municipal de Elvas, em resolver os problemas identificados”, o PSD assegura que tal só “agrava a deterioração e põe em risco, pessoas e património”.

Em causa está a Rua dos Lagares, “que continua fechada há anos por a muralha fernandina estar em perigo de queda”, assim como “as guaritas presentes nas muralhas e fortes, em que temos como exemplo a queda de uma guarita no Forte da Graça em setembro de 2021”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas, desde agosto de 2023, que demonstra a sua preocupação por o município continuar a fazer uma manutenção curativa e não preventiva dos seus equipamentos municipais e do Património do concelho de Elvas.

Chegámos a abril de 2025 e assistimos ao arrancar do telhado do Complexo Municipal de Piscinas de Elvas devido a um fenómeno de vento extremo. Na reunião de câmara de 11 de dezembro de 2024, a vereadora Tânia Rico questionou o Sr. Presidente pois corriam rumores que uma parte da cobertura não estava segura e até estaria em risco de queda. Esses rumores foram então confirmados pelo Sr. Presidente e que de facto existiam esses graves problemas e que iriam ser resolvidos. O que é certo é que com o agravar das intempéries é necessário que a autarquia cada vez mais se mostre preocupada e precavida para estes eventos, tendo em conta a identificação prévia de situações de risco em equipamentos e monumentos.

Continuamos a demonstrar a nossa preocupação pela falta de resposta e rapidez por parte da Câmara Municipal de Elvas, em resolver os problemas identificados e não os resolver prontamente, o que agrava a deterioração e põe em risco, pessoas e património.

Relembramos, o caso da Rua dos Lagares, que continua fechada há anos por a muralha fernandina estar em perigo de queda e com a agravante de parte da avenida de S. Domingos poder abater.

Continuamos a demonstrar preocupação pelo estado degradado em que se encontra parte do património classificado de Elvas, como disso é o caso das guaritas presentes nas muralhas e fortes, em que temos como exemplo a queda de uma guarita no Forte da Graça em setembro de 2021 e que, há mais de quatro anos, aguarda ser reconstituída, vergonhosamente permanecendo os seus destroços à vista dos visitantes e turistas.

Agradecemos que haja mais preocupação e precaução por parte da Câmara Municipal de Elvas.

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Compartilhe este artigo: