Badajoz assinala Domingo de Ramos

Foto: semanasantabadajoz.es

O Domingo de Ramos é também assinalado em Badajoz, com uma procissão que sai amanhã, às 16.30 horas (hora espanhola), do bairro de San Roque de la Cofradía de la Entrada de Cristo en Jerusalém, Santísimo Cristo de la Paz e Nuestra Señora de la Palma.

O percurso é o seguinte: Iglesia Parroquial de San Roque, Plaza Santiago Arolo, C/ Porvenir, C/ Alberto Oliart Saussol, C/ Juan Pablo Forner, C/ Galache Hoyuelos, Av. Ricardo Carapeto, Puente de San Roque, Jardines de la Legión, Plaza 18 de Diciembre, C/ Trinidad, Plaza Cervantes, C/ López Prudencio, Plaza de España (Carrera Oficial – Cruz de Guía 19,00 h.– Estación de Penitencia en la S.I.Catedral Metropolitana), C/ San Blas, Plaza Cervantes (Presentación a la Hdad. de San Andrés), C/ Trinidad, Plaza 18 de Diciembre, Jardines de la Legión, Puente de San Roque, Av. Ricardo Carapeto, C/ Alberto Oliart Saussol, C/ Luis de Zúñiga, Plaza Santiago Arolo entrada na Carrera Oficial – Cruz de Guía: 19,00 h.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As procissões terminam uma semana depois, quando na madrugada do domingo, dia 17, desfila a Confraria de Nazarenos de la Sagrada Resurreción de Nuestro Señor Jesucristo y María Santísima Madre de la Iglesia.

Badajoz conta com imagens de grande qualidade artística e com verdadeiras obras de arte em passos, ourivesaria e bordados.

[/shc_shortcode]

Monsaraz recebe prova do campeonato nacional de Windsurf

O Centro Náutico de Monsaraz vai receber de 11 a 16 de abril a primeira prova do calendário nacional de Formula Windsurf Series. A competição no Lago Alqueva está integrada também no Campeonato da Europa de Formula Foil.

Na cerimónia de abertura do campeonato, que decorre no dia 11 de abril, pelas 18.30 horas, vai atuar a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. O programa para o público integra diariamente passeios de balão e no dia 13 de abril, pelas 23 horas, uma sessão no Observatório do Lago Alqueva para observação do céu na Reserva Dark Sky Alqueva.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A primeira largada está prevista para dia 12 de abril, às 11 horas, se o vento estiver entre o intervalo mínimo e máximo indicado nas regras da classe para decorrerem as regatas. O Campeonato Nacional de Formula Windsurf Series tem seis provas, nomeadamente a única que vai ser disputada em água doce no Lago Alqueva, seguindo-se as competições em Viana do Castelo (13 a 15 de maio), Lagoa (2 a 5 de junho), Lagos (10 a 12 de junho), Cascais (1 a 3 de julho) e Ponta Delgada (14 a 18 de setembro).

As Formula Windsurf Series são organizadas pela Associação Formula Windsurfing Portugal e pela International Windsurfing Association sob a égide da Federação Portuguesa de Vela e com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz na prova que vai decorrer no Lago Alqueva.

[/shc_shortcode]

Campo Maior: Wanderson Alves expõe “Flores” no Espaço.Arte

São 27 as fotos que compõem a exposição “Flores”, do brasileiro Wanderson Alves, inaugurada na tarde deste sábado, 9 de abril, no Espaço.Arte, na antiga Escola da Avenida, em Campo Maior.

Sendo esta uma temática que tanto diz a Campo Maior e aos campomaiorenses, o fotógrafo garante ser “uma honra” poder expor os seus trabalhos neste espaço museológico da vila. “De uma certa forma, a minha intenção foi muito próximo do que a vila faz: a vila cria flores e a minha ideia  também foi um pouco isso, tirar a flor dessa questão do ciclo do tempo e inserir no nosso quotidiano”, começa por dizer Wanderson Alves.

Todas as fotografias desta exposição são a preto e branco. Wanderson Alves, que se dedica à fotografia há já mais de 15 anos, e que já expôs em países como EUA e Itália, revela que a escolha por estas cores está relacionada com a nostalgia que as imagens carregam, contrastando, ainda assim, com as flores de papel de Campo Maior.

Esta é a segunda exposição que o Espaço.Arte acolhe, desde que foi inaugurado. Depois de uma primeira, da autoria dos utentes da APPACDM de Elvas, todas as que se seguem serão dedicadas às flores, ou não tivessem as Festas do Povo sido elevadas, recentemente, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, recorda a vereadora na Câmara, São Silveirinha.

A exposição de Wanderson Alves, como a restante programação deste ano do Espaço.Arte, garante ainda a vereadora, serve também para incentivar os campomaiorenses a dizerem “sim” à realização das Festas do Povo já no próximo ano.

A exposição fica disponível para visita até 7 de junho, de terça-feira a domingo.

Seniores de Vila Boim reunidos em almoço de Páscoa

Os seniores de Vila Boim estiveram este sábado, 9 de abril, reunidos no pavilhão multiusos da freguesia, num almoço de Páscoa.

À semelhança do que a União de Freguesias costuma fazer por altura do natal, este almoço foi destinado à população mais velha, que, durante os últimos dois anos de pandemia, tem estado muito fechada em casa.

Marcaram presença neste almoço cerca 80 pessoas, numa festa que contou ainda com animação musical.

Município de Monforte investiu 9,5 milhões de euros em empreitadas

O presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, numa informação veiculada junto da comunicação social, fez o ponto da situação relativamente ao desenvolvimento de várias obras que, desde 2018, estão em curso no concelho e de outras, entretanto, já concluídas.

“Sem desvalorizar as restantes empreitadas e as regulares intervenções de reparação, manutenção ou conservação das infraestruturas e equipamentos que estão a nosso cargo, a requalificação e modernização da Escola de Monforte, onde está sediada a Sede do Agrupamento de Escolas e instaladas as escolas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo da Freguesia de Monforte e as Escolas dos 2º e 3º Ciclos do Concelho, deixa-me particularmente realizado enquanto presidente do executivo, que assumiu o compromisso de tornar realidade esta obra há tantos anos reclamada e que sobressai, obviamente, pela falta que nos fazia, pois a melhoria substancial na qualidade do ensino no Concelho que daí resultou torna-a inquestionável”, afirmou o autarca.

A empreitada “Monforte Sacro” mereceu também particular menção como exemplo de uma operação integrada para a reabilitação de edificado associado a um programa de revitalização de património material e imaterial. O projeto “Monforte Sacro” constitui a requalificação da antiga Igreja do Espírito Santo, um imóvel propriedade da autarquia, onde, através de empreitada própria, será recolocado o acervo azulejar proveniente da igreja do antigo convento do Bom Jesus, em Monforte, demolida na década de 40 do século XX.

O edil monfortense referiu ainda outro projeto que considera de elevada necessidade porque intervém na qualidade da saúde pública e do bem-estar animal, referindo-se à construção em curso do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia.

A execução das empreitadas referidas por Gonçalo Lagem, incluindo as verbas afetas ao apetrechamento dos respetivos equipamentos, envolve um investimento total que ultrapassa os 9,5 milhões de euros.

Grupo de Forcados Amadores de Montemor inicia época em Almeirim

Amanhã, 10 de abril, pelas 17 horas, o Grupo de Forcados Amadores de Montemor inicia a sua época, na Praça de Toiros de Almeirim.

António Pena Monteiro, cabo do Grupo de Forcados de Montemor, explica que o grande aliciante desta corrida são os toiros “sérios, que exigem, tanto do forcado da cara, como dos ajudas, a perfeição”. O cabo do grupo mostra-se confiante com esta primeira apresentação, depois de dois festivais, em que colocaram “os mais jovens a pegar”, nunca esquecendo da responsabilidade que é esta corrida.

Esta que é a primeira corrida da época para os forcados montemorenses, marcando o regresso à normalidade possível. António Pena Monteiro espera que esta seja uma época “com as praças cheias, com o público a aderir à tauromaquia”, acrescenta.

O cabo deixa ainda o convite a todos os aficionados, adiantando que no próximo domingo, dia 23 de abril, vão ter um treino, na Praça de Montemor, aberto a toda a comunidade, estando “todos os aficionados convidados a comparecer”.

Para além do Grupo de Forcados de Montemor, pegam ainda, amanhã, em Almeirim, o Aposento da Moita. Em praça estarão os cavaleiros Luís Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendonza e António Ribeiro Telles Jr.

Festas da Cidade voltam em julho a Ponte de Sor

O Município Ponte de Sor vai voltar a organizar as Festa da Cidade, com a edição de 2022 aprazada para o período entre 7 a 10 de julho, de quinta-feira a domingo.

O anfiteatro da zona ribeirinha e a sua zona envolvente vão receber as comemorações dos 37 anos da elevação de Ponte de Sor a cidade. O evento “promete voltar a ser um dos mais marcantes do início do Verão”, segundo o Município pontessorense, com a Mostra de Artesanato, gastronomia representativa das freguesias do concelho e a animação noturna.

A criação de um novo logótipo das Festas da Cidade é também uma das novidades deste ano, com uma imagem mais apelativa, moderna e identitária de Ponte de Sor, pintada com as cores do logótipo principal da Câmara Municipal.

Confraria dos Enófilos do Alentejo elege novos corpos sociais em Elvas

A Confraria dos Enófilos do Alentejo, sediada em Évora, escolheu Elvas para realizar, este sábado, dia 9 de abril, mais uma edição do seu Grão-Capítulo.

Os trabalhos decorreram no Auditório São Mateus e contaram com a participação de cerca de trinta confrades. No decorrer da sessão, foi feita a eleição, assim como a tomada de posse, dos novos corpos sociais da instituição.

Ainda antes da reunião, os membros da Confraria visitaram o Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, bem como a Fábrica Museu da Ameixa.

Livro de receitas de Fábio Belo lançado dia 16 em Alpalhão

O lançamento do livro “Alpalhão, Receitas com Tradição”, da autoria de Fábio Belo, é apresentado no próximo sábado, dia 16, no Centro Cultural Prof. José Maria Moura, em Alpalhão, às 16.30 horas.

O livro conta com as receitas que se faziam na altura do Carnaval, Matança do Porco, Páscoa, Presente dos Padrinhos, Natal e outras receitas que eram feitas ao lume pelos nossos avós e bisavós. Um livro de receitas doces e salgadas, tais como Batatas de Hortelã, Sopa de Gatas, Tiborna, Arroz Doce Branco, Azevias de Pão, Bolos de Festa, Judias, Empadas, Laranjinhas, Morcela, Cozido, Carne Assada com Arroz Amarelo, Sarrabulho, entre muitas outras receitas.

“Esta obra, de inegável valor geracional, constitui-se como compêndio das inúmeras receitas tradicionais de Alpalhão nas suas diferentes artes de cozinha de iguarias regionais, que aguçam o apetite e comportam uma riqueza de sabores que prometem surpreender o palato a quem queira experienciar as propostas apresentadas”, revela o autor.

Coliseu de Elvas: o habitat da pré-história para dinossauros este fim de semana

O Coliseu de Elvas é hoje e amanhã, dias 9 e 10 de abril, habitat da pré-história, para cerca de uma dezena de dinossauros, à escala real, que, desde a manhã deste sábado, fazem as delícias de miúdos e graúdos.

A exposição, que inclui animatronics, desde o T-Rex, passando pelo Braquiossauro e o Tricerátops, sendo que praticamente todos eles se mexem e emitem sons, destina-se a toda a família.

De acordo com Marco Aleixo, da organização, é sobretudo o T-Rex, em grande destaque nesta mostra, no palco do Coliseu, que os miúdos mais gostam. Mas a exposição inclui vários atrativos, como as caixas de areia, para fazer escavações e descobertas “arqueológicas”, bem como um carrossel, que, na verdade, é um dinossauro. Todas as espécies em exposição são acompanhadas de breves explicações sobre cada uma delas.

Este sábado, há ainda três sessões, durante a tarde, de hora a hora, entre as 16 e 19 horas. Amanhã, para além das mesmas sessões da tarde, há duas durante a manhã (entre as 11 e 13 horas). As entradas têm um custo de sete euros para crianças e de nove para adultos.

Esta manhã, a Rádio ELVAS visitou a exposição, que dá a conhecer através do vídeo e das imagens abaixo:

 

Rui Serra expõe em Elvas até 1 de maio

A exposição “Jerónimo”, do artista elvense Rui Serra, está patente no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas.

A exposição, da qual fazem parte quatro esculturas adquiridas recentemente pelo colecionador António Cachola, chama-se “Jerónimo”, numa alusão “a São Jerónimo, reconhecido como um dos primeiros Doutores da Igreja e o responsável por traduzir a Bíblia do grego para latim”, como nos referiu o autor, Rui Serra.

Rui Serra integra a Coleção António Cachola desde o início da mesma. Sobre a exposição, que inclui uma pintura (“Elevação da Sombra”), e cinco esculturas (“Deserto”, “A Minha Espada”, “Memento Mori” e “Lembra-te Que És Mortal”), o artista revela que “São Jerónimo, surge inúmeras vezes representado no interior de um studiolo, um espaço consagrado ao estudo, abrigado e afastado das distrações da realidade, como uma cela, onde procura a verdade do seu eu interior através do conhecimento”.

“Uma verdade que já tentara alcançar, de forma despojada e austera, aquando da sua permanência no deserto, onde, segundo a lenda, terá estabelecido uma forte amizade com um leão após o ter curado de um ferimento. É sua a frase ‘Não morre quem morre para viver de novo’. Perante esta afirmação, uma questão fundamental se impõe: quem era Jerónimo antes de se tornar santo?”, questiona-se o artista.

Esta exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 14 e as 17 horas, até 1 de maio, mediante marcação junto do Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

Crato: religião e cultura unidas durante uma semana

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo, com início no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e término com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

No Crato, estas celebrações incluem, além da vertente religiosa, “alguma componente cultural o que lhe dá um contexto único. Se por um lado, contamos com a vertente ligada ao culto e à introspeção, por outro juntamos sempre algo cultural e este ano vamos ter uma exposição temática, um concerto e também a questão da quinzena gastronómica do borrego”, de acordo com o presidente Joaquim Diogo.

“As pessoas que são convidadas a ir ao Crato nesta semana, podem ver no domingo de Ramos o Senhor dos Passos, na quarta-feira seguinte a Via Sacra, na quinta-feira a procissão de Nossa Senhora da Cana Verde, culminando na sexta-feira com o Enterro do Senhor e o Domingo de Páscoa, o que lhes dá um percurso que podem aproveitar de diferentes forma”.

De acordo com o presidente, este é um momento de “reflexão interior e que alimenta, na Ressurreição, em todos a esperança numa nova vida. E é isso que nós pretendemos: dar momentos únicos às pessoas”.

A Semana Santa, no Crato, é organizada pela Câmara Municipal, parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Santa Casa da Misericórdia do Crato.

Missa e Procissão iniciam as Festas da Senhora da Enxara

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Enxara estão de regresso este ano, depois de dois anos de interregno devido à pandemia, tendo início já este sábado, 9 de abril, com missa e procissão.

Liliana Gorino, membro da associação das festas, afirma que um grupo de jovens decidiu abraçar estas Festas, para “não deixar morrer a tradição”, sendo que nestes anos de pandemia, foram complicados para a manutenção do Santuário, que foi feita por este grupo.

“Tivemos autorização, para realizar a festa, um mês antes, e entrámos em contacto com os feirantes e bem como grupos convidados”, diz Liliana Grilo, e enaltece o apoio do município, bem como da junta de freguesia.

Os feirantes regressam assim à Enxara, este ano, um pouco mais tarde e, neste momento, há “metade dos acampamentos reservados”.

As Festas têm início já hoje com a procissão, precedida de missa, partindo da igreja de Ouguela, em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, num total de cerca de dois quilómetros.

A missa na Igreja de Ouguela está marcada para hoje, 9 de abril, às 20 horas, seguindo-se a procissão às 21.30 horas.

As festividades prosseguem no próximo sábado, dia 16, como uma noite de garraiada, às 21 horas; já no domingo dia 17, há missa da Ressurreição às 15 horas, às 17 horas uma tarde de garraiada e, o baile com Duo Jorge e Cália, às 21 horas.

Na segunda-feira, dia 18, às 16 horas tem lugar a missa de ação de graças e uma hora mais tarde a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Enxara.

Extremadura com ocupação turística idêntica à pré-pandemia na Semana Santa

O setor do turismo, um dos mais fustigados pela pandemia, vai ganhar um novo fôlego, na região da Extremadura, com o regresso das celebrações da Semana Santa.

Na região, muitas unidades hoteleira têm já ocupação lotada para esta semana que se avizinha, sendo que, a média, ronda uma ocupação de 85 por cento. São níveis similares ao período antes da pandemia.

A verdade é que está prevista a passagem de milhares de turistas pela Extremadura, que pernoitarão e permanecerão mais dias que o previsto.

Espetáculo “A maior flor do Mundo” este sábado em Campo Maior

O espetáculo de dança e teatro “A maior flor do mundo” tem lugar este sábado, 9 de abril, no Centro Cultural de Campo Maior.

São Silveirinha, vereadora no município campomaiorense explica que este espetáculo se insere nas comemorações do centenário de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura e, “acaba por ser uma fusão da dança e teatro, destinado às famílias, uma vez que tem uma linguagem muito própria e retrata o único livro infantil, escrito por José Saramago”.

O espetáculo “A maior flor do mundo” está marcado para as 21.30 horas, no Centro Cultural. Os bilhetes podem ser adquiridos neste espaço municipal, no Posto de Turismo ou online.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 87 milhões

O sorteio de ontem, 8 de abril, do Euromilhões, não teve totalistas, pelo que na próxima terça-feira, dia 12, estará em jogo um jackpot de 87 milhões de euros.

Também o segundo prémio não foi atribuído a qualquer jogador. O terceiro prémio, de 186.500 euros contemplou cinco apostadores, no estrangeiro. Para Portugal, vem um quarto prémio, de 1.600 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 1, 15, 16, 38 e 45 e as estrelas 4 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais junto do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Dinossauros este fim de semana no Coliseu de Elvas

Explora Dinosaurs traz, este fim de semana, a Elvas, uma exposição de dinossauros animatrónicos, à escala real.

As sessões, em momentos de diversão para toda a família, no Coliseu de Elvas, decorrem de hora a hora, entre as 11 e as 18 horas, tanto este sábado, como amanhã, domingo, dia 10 de abril.

Os bilhetes podem ser comprados na bilheteira do Coliseu. Os preços variam entre os sete e os nove euros.

Vila Boim: Missa de Ramos este domingo junto à Igreja de São Francisco

Este Domingo de Ramos, dia 10 de abril, junto à Igreja de São Francisco, em Vila Boim, há missa, com a tradicional bênção dos ramos, pelas 9 horas.

Trata-se de uma missa campal, que se realizará, segundo Vera Guelha, da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, apenas se as condições climatéricas assim o permitirem.

“É uma missa que junta sempre muita gente, que as pessoas acabam por estar muito próximas e o senhor padre decidiu fazer à porta da igreja, precisamente para que não se juntasse muita gente, seguindo também as regras das Direção-Geral da Saúde, relativamente à Covid”, diz ainda Vera Guelha.

Curso de Suporte Básico de Vida na Secundária de Elvas adiado

A formação de Suporte Básico de Vida, que estava agendada para este sábado, 9 de abril (ver aqui), no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, foi adiado para o próximo dia 23.

Este curso, promovido por duas alunas, no âmbito do projeto de final do curso Profissional de Geriatria, e que destina a cuidadores formais e informais, segundo a organização, foi adiado “por motivos profissionais do formador”, o bombeiro Paulo Trindade.

Covid-19: menos mortes, casos de infeção e internamentos

Na semana de 29 de março a 4 de abril, a Direção-Geral da Saúde reportou 61.988 novos casos de Covid-19 e 145 óbitos, relacionados com a doença, em todo o país.

Os dados refletem uma diminuição de 8.093 infeções e menos cinco mortes, face ao número reportado no último balanço, referente aos dias entre 22 e 28 de março.

Registou-se ainda um decréscimo no número de pessoas hospitalizadas com Covid-19, contabilizando-se 1.110 doentes internados em unidades hospitalares, menos 70 do que na semana anterior. Destes, 60 encontram-se em unidades de cuidados intensivos, menos um face aos sete dias anteriores.

Só na região Alentejo, no mesmo período de tempo, foram registados 4.252 casos de infeção e 12 mortes.