Município de Monforte investiu 9,5 milhões de euros em empreitadas

O presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, numa informação veiculada junto da comunicação social, fez o ponto da situação relativamente ao desenvolvimento de várias obras que, desde 2018, estão em curso no concelho e de outras, entretanto, já concluídas.

“Sem desvalorizar as restantes empreitadas e as regulares intervenções de reparação, manutenção ou conservação das infraestruturas e equipamentos que estão a nosso cargo, a requalificação e modernização da Escola de Monforte, onde está sediada a Sede do Agrupamento de Escolas e instaladas as escolas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo da Freguesia de Monforte e as Escolas dos 2º e 3º Ciclos do Concelho, deixa-me particularmente realizado enquanto presidente do executivo, que assumiu o compromisso de tornar realidade esta obra há tantos anos reclamada e que sobressai, obviamente, pela falta que nos fazia, pois a melhoria substancial na qualidade do ensino no Concelho que daí resultou torna-a inquestionável”, afirmou o autarca.

A empreitada “Monforte Sacro” mereceu também particular menção como exemplo de uma operação integrada para a reabilitação de edificado associado a um programa de revitalização de património material e imaterial. O projeto “Monforte Sacro” constitui a requalificação da antiga Igreja do Espírito Santo, um imóvel propriedade da autarquia, onde, através de empreitada própria, será recolocado o acervo azulejar proveniente da igreja do antigo convento do Bom Jesus, em Monforte, demolida na década de 40 do século XX.

O edil monfortense referiu ainda outro projeto que considera de elevada necessidade porque intervém na qualidade da saúde pública e do bem-estar animal, referindo-se à construção em curso do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia.

A execução das empreitadas referidas por Gonçalo Lagem, incluindo as verbas afetas ao apetrechamento dos respetivos equipamentos, envolve um investimento total que ultrapassa os 9,5 milhões de euros.