Crato: religião e cultura unidas durante uma semana

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo, com início no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e término com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

No Crato, estas celebrações incluem, além da vertente religiosa, “alguma componente cultural o que lhe dá um contexto único. Se por um lado, contamos com a vertente ligada ao culto e à introspeção, por outro juntamos sempre algo cultural e este ano vamos ter uma exposição temática, um concerto e também a questão da quinzena gastronómica do borrego”, de acordo com o presidente Joaquim Diogo.

“As pessoas que são convidadas a ir ao Crato nesta semana, podem ver no domingo de Ramos o Senhor dos Passos, na quarta-feira seguinte a Via Sacra, na quinta-feira a procissão de Nossa Senhora da Cana Verde, culminando na sexta-feira com o Enterro do Senhor e o Domingo de Páscoa, o que lhes dá um percurso que podem aproveitar de diferentes forma”.

De acordo com o presidente, este é um momento de “reflexão interior e que alimenta, na Ressurreição, em todos a esperança numa nova vida. E é isso que nós pretendemos: dar momentos únicos às pessoas”.

A Semana Santa, no Crato, é organizada pela Câmara Municipal, parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Santa Casa da Misericórdia do Crato.