
O cenário das prateleiras vazias nos supermercados espanhóis é aterrador, devido às greves de motoristas, pescadores e setores agrícolas. É muito pior que no período mais grave da pandemia, com os consumidores espanhóis a deslocarem-se a Portugal, nas zonas de fronteira para se abastecer de bens essenciais.
Há muitas fábricas a parar devido à falta de matérias-primas, com a escassez e açambarcamento de muitos produtos de forma especulativa como, por exemplo, o óleo vegetal que na indústria alimentar é essencial.

Os camionistas portugueses, que circulam por Espanha, estão a ser barrados e só alguns que não transportam bens essenciais conseguem passar os bloqueios.
Estamos já no décimo dia de greve e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez afirmou que “amanhã vamos sentar-nos com os transportadores e não nos vamos levantar sem acordo”. Os ministros dos Transportes, das Finanças e da Economia vão participar na reunião com a Comissão Nacional dos Transportes Rodoviários, que esta quinta-feira vai tentar um compromisso definitivo que ponha fim às paralisações que já duram há demasiado tempo.

Os supermercados de Elvas registam uma afluência inusitada de clientes espanhóis que procuram levar de tudo, leite, peixe, carne, fruta e verduras, que nas prateleiras dos hipermercados de Badajoz, como o Carrefour, (fotos desta notícia) ou nos supermercados Mercadona não se encontram.
No caso dos supermercados portugueses, segundo apurámos, alguns produtos estão com atraso na reposição e esta avalanche de espanhóis causa alguma preocupação, mas as cadeias portuguesas estão a reforçar o abastecimento para acompanhar esta procura anormal.
O abastecimento de combustíveis nos postos de Badajoz também tem sofrido alguns problemas e atrasos, pelo que nem todos os postos têm todas as bombas em funcionamento.


O maior e mais pesado carrilhão do mundo esteve esta quarta-feira, dia 23, em Vila Viçosa, no âmbito dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição, onde teve duas atuações, uma ao fim da manhã e outra da parte da tarde.
A pós-graduação em Enoturismo, é a nova aposta formativa da Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre e do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Comissão Vitivinícola da Região Alentejana.
O espaço expositivo e de passeio, na Muralha de Borba, têm inauguração marcada para o próximo sábado, dia 26 de março.
A Bandeira Verde do programa Eco Escolas foi hasteada na Portagem, no concelho de Marvão, nesta terça-feira, dia 22. Este ato simbólico, referente ao ano letivo 2020/2021, foi promovido no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água.
A 24ª edição do Festival Internacional de Teatro de Elvas decorre entre os dias 4 e 8 de Abril, numa organização da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e da Associação Juvenil Arkus.

A exposição “Poupar Água é Garantir o Futuro” foi inaugurada, nesta terça-feira, dia 22, na Câmara Municipal de Portalegre, com trabalhos realizados por alunos das escolas do primeiro ciclo do concelho.
A elvense Carina Babaroca (na foto) faz parte do contingente de militares portugueses que parte em Abril para a fronteira com a Ucrânia. Além de Carina Babaroca, também o elvense Jorge Pita vai ingressar este contingente que parte em abril para a fronteira com a Ucrânia.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) defendeu, ao Ministério da Agricultura, medidas para mitigar os efeitos da seca na agricultura, após auscultação de várias associações e entidades representativas do setor. Numa exposição enviada à ministra Maria do Céu Antunes, os 15 municípios do distrito de Portalegre manifestam “grande preocupação” em relação à seca e às consequências desta nas atividades pecuária, agrícola e florestal.
A transferência de competências no domínio da Ação Social para as câmara municipais de Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal foi formalizada nesta segunda-feira, dia 21, e tem efeitos a partir do dia 1 de abril.
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, esteve em Castelo de Vide nesta terça-feira, dia 22, na assinatura dos protocolos “Formação+Próxima”, com 14 municípios do Alto Alentejo, entre eles Campo Maior, representado pelo presidente Luís Rosinha. O ato decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho castelovidense, com a presença também da diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Conceição Grilo.
Campo Maior passou a contar, este mês, com um novo Alojamento Local. Trata-se do palacete “Encanto Maior”, propriedade de Rosalía Gutiérrez e Steve Hammond, localizado na Rua Dr. Luís Abranches.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 32 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.
A Exposição Canina Internacional de Elvas está de regresso ao Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), a 7 de maio, depois da última edição, em 2020, nem sequer se ter realizado, devido à pandemia.