Pós-graduação em Enoturismo é forte aposta do IPP e EHT Portalegre

A pós-graduação em Enoturismo, é a nova aposta formativa da Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre e do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Comissão Vitivinícola da Região Alentejana.

O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, revela que a área é emergente, e com estas parcerias pretende-se cruzar conhecimentos, assumindo-se como uma pós graduação diferenciadora para a região. “Esta é uma associação integrada que conta com um conjunto de parceiros significativos, da parte do IPP, através da ESAE e ESECS, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, tendo outros parceiros de carácter empresarial ou associativo, que também operam nesta área”.

“O tema é novo e emergente e esta região tem condições ótimas para o seu desenvolvimento, por isso, cruzamos um conjunto de competências e conhecimentos que estas entidades têm, fazendo assim uma pós graduação diferenciadora para a região e possa potenciar o seu desenvolvimento”, acrescenta Luís Loures.

Esta pós graduação surge também, releva Luís Loures, de uma candidatura ao PRR, em que “as várias entidades entenderam que a área do enoturismo era determinante para a competitividade da região, uma vez que liga a produção sustentável, turismo, novas tecnologias, gastronomia e enologia, em torno de um conhecimento muito aplicado que pode ser fundamental para o desenvolvimento regional”.

Já a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Conceição Grilo, garante que esta é uma “pós graduação inovadora, dando continuidade ao trabalho que é desenvolvido pela instituição de ensino, nesta área dos vinhos, pelo que se criou um cluster de afirmação da Escola na região, num tema que tem um enorme potencial de crescimento”. “Este tema irá torna-se mais robusto e irá necessitar de recursos humanos mais qualificados e a Escola cumpre a sua missão nesse processo de formação de recursos humanos qualificados, para esse setor exigente que é o enoturismo”.

Graça Pacheco de Carvalho, da Escola Superior Agrária de Elvas e uma das coordenadoras da pós graduação, revela que esta formação foi o “concretizar de uma forma estruturada formação, com conhecimento e dando a oportunidade a quem gosta do setor, ou que pense criar algum negócio” de ingressar nesta formação.

A pós-graduação tem um pacote de módulos b-learning, sendo que a parte teórica será dada de forma online, e a ideia é que, uma vez por mês, os formandos reúnam de forma presencial e visitem “casos concretos de sucesso de enoturismo”, explica Graça Pacheco de Carvalho.

Já a parte prática do curso será dada de forma presencial, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, como análises sensoriais e organização de eventos vínicos, aliando a gastronomia ao vinho, havendo ainda espaço para seminários com convidados para, “aportar mais valor a esta formação”.

A apresentação desta pós graduação, que já tem candidaturas abertas até ao final do mês, e deverá ter início em abril, decorreu esta quarta-feira, 23 de março, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

As candidaturas para todos os interessados pela área do enoturismo, podem ser feitas aqui.