Impressionante cenário das prateleiras vazias nos supermercados espanhóis

Zona das várias marcas de leite

O cenário das prateleiras vazias nos supermercados espanhóis é aterrador, devido às greves de motoristas, pescadores e setores agrícolas. É muito pior que no período mais grave da pandemia, com os consumidores espanhóis a deslocarem-se a Portugal, nas zonas de fronteira para se abastecer de bens essenciais.

Há muitas fábricas a parar devido à falta de matérias-primas, com a escassez e açambarcamento de muitos produtos de forma especulativa como, por exemplo, o óleo vegetal que na indústria alimentar é essencial.

Peixaria

Os camionistas portugueses, que circulam por Espanha, estão a ser barrados e só alguns que não transportam bens essenciais conseguem passar os bloqueios.

Estamos já no décimo dia de greve e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez afirmou que “amanhã vamos sentar-nos com os transportadores e não nos vamos levantar sem acordo”. Os ministros dos Transportes, das Finanças e da Economia vão participar na reunião com a Comissão Nacional dos Transportes Rodoviários, que esta quinta-feira vai tentar um compromisso definitivo que ponha fim às paralisações que já duram há demasiado tempo.

Frutas e vegetais

Os supermercados de Elvas registam uma afluência inusitada de clientes espanhóis que procuram levar de tudo, leite, peixe, carne, fruta e verduras, que nas prateleiras dos hipermercados de Badajoz, como o Carrefour, (fotos desta notícia) ou nos supermercados Mercadona não se encontram.

No caso dos supermercados portugueses, segundo apurámos, alguns produtos estão com atraso na reposição e esta avalanche de espanhóis causa alguma preocupação, mas as cadeias portuguesas estão a reforçar o abastecimento para acompanhar esta procura anormal.

O abastecimento de combustíveis nos postos de Badajoz também tem sofrido alguns problemas e atrasos, pelo que nem todos os postos têm todas as bombas em funcionamento.