Exposição Canina Internacional de Elvas a 7 de maio no CNT

A Exposição Canina Internacional de Elvas está de regresso ao Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), a 7 de maio, depois da última edição, em 2020, nem sequer se ter realizado, devido à pandemia.

O evento, que vai para a sua 32ª edição e que se estende, no dia seguinte, a Badajoz, volta a reunir, na cidade raiana, centenas de raças dos fiéis companheiros de quatro patas, muitos treinados para apresentar as mais inesperadas acrobacias.

Para a vereadora na Câmara de Elvas, Paula Calado, são eventos como este que permitem retomar a tão desejada normalidade, pelo que tem esperança que sejam muitos aqueles que queiram participar nesta exposição canina que contará, entre outros, com um jantar de gala e entrega de prémios. “Estamos ansiosos por retomar a normalidade e estamos muito expectantes, achamos que vamos estar imensas inscrições de participantes, que também precisam de expor e competir”, assegura.

Quanto à adesão do público, para assistir, quer a este evento, quer a outros que a Câmara está já a promover, Paula Calado diz ser “uma incógnita”, ainda que, atrair o turismo, através da cultura, seja um dos grandes objetivos da autarquia. Os eventos, “alguns bastante grandes que vão acontecer este ano”, adianta a vereadora, estão “virados, não só para os elvenses, mas também para o público de fora do concelho”.

Urgente, diz ainda Paula Calado, é apresentar, pelo menos, mensalmente, uma agenda cultural, sendo que está também a trabalhar para fornecer a todos os estabelecimentos de hotelaria do concelho, com a devida antecedência, a programação de todos os eventos que a autarquia promove. “Esses eventos podem vir a ser determinantes até nas escolhas dos clientes, por exemplo, do hotel para pernoitar”, acrescenta.

O turismo, diz ainda Paula Calado, em jeito de conclusão, é o responsável por sustentar a cultura e o património de Elvas. “Não podemos ter cultura sem sustentabilidade e aquilo que vai sustentar a cultura vai ser o turismo, da mesma forma que o turismo, em Elvas, vai ter de passar sempre pela cultura e o património. Este elo é indissociável e temos de o explorar ao máximo”, remata.