Xabier Azparren vence segunda etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta

O basco da Euskaltel-Euskadi, Xabier Azparren, venceu a segunda etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta.

O jovem de 23 anos cumpriu a ligação entre Beja e Portel em 4h 29m 23s.

Esta sexta-feira, dia 18, a Volta ao Alentejo em bicicleta parte de Elvas ligando a cidade raiana a Ponte de Sor. A Rádio ELVAS vai acompanhar, em direto, a partida desta etapa da volta.

Primavera chega no próximo domingo, dia 20

No próximo domingo, dia 20, começa a primavera. Com esta estação do ano, regra geral, os dias são mais ensolarados e secos, além do que a temperatura começa a aumentar. A característica mais marcante dessa altura do ano é mesmo o colorido das flores.

Anualmente, a primavera acontece entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o inverno e antecede o verão, termina entre os dias 20 e 21 de junho.

No último domingo de Março o horário muda. Nesse dia, 27 de Março, à 1 hora da madrugada, deve-se adiantar o relógio uma hora para se entrar no horário de verão.

É assim em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, o relógio adianta-se à meia-noite.

Fátima Ouro – Mediação Imobiliária abriu em Elvas

Fátima Ouro – Mediação Imobiliária é o nome da nova empresa, dedicada à compra e venda de imóveis, que abriu portas esta quinta-feira, dia 17, em Elvas.

O espaço físico desta empresa fica situado no nº 1 da Avenida de São Domingos e tem ao dispor dos clientes “todos os serviços relacionados com o setor imobiliário. Farei todo o trabalho, desde a promoção do imóvel ao tratamento de toda a documentação. O cliente, enquanto vendedor, só terá, praticamente, que entregar o imóvel”, garantiu-nos Fátima Ouro, a proprietária da empresa.

Ligada ao ramo imobiliário há 15 anos, Fátima Ouro decidiu agora apostar neste projeto sozinha, por já ter “uma carteira de clientes com bastante credibilidade. No futuro, pretende ter mais colaboradores mas agora sou só eu”.

O escritório de Fátima Ouro funciona entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Ao sábado, funciona das 10 às 13 horas.

Volta ao Alentejo em Bicicleta condiciona trânsito em Elvas

A 3.ª etapa da 39.ª Volta ao Alentejo em Bicicleta sairá de Elvas com destino a Ponte de Sor, amanhã, dia 18 de março, pelas 11:30 horas.

Assim sendo, e no sentido de garantir a segurança de todos os que integram e assistem à prova em questão, a Polícia de Segurança Pública implementará as seguintes restrições à circulação rodoviária na sua área de responsabilidade, amanhã, dia 18 de março de 2022:

– entre as 7 e as 12:30 horas, encerramento total do trânsito a todo e qualquer veículo na Estrada Nacional n.º 246, desde a rotunda do Restaurante “O Golo” até ao Aqueduto da Amoreira; Avenida de Badajoz, entre a rotunda do Hotel D. Luís e a rotunda do Tribunal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Em alternativa, sugere-se a circulação pelo Bairro da Boa Fé.

Entre as 11:00 e 12:30 horas, condicionamento do trânsito nas seguintes artérias:

Avenida de Badajoz, Estrada Nacional n.º 373, Estrada Circular junto aos campos de futebol municipais e ao estádio de atletismo, Avenida Europa, Avenida da Boa Fé e Estrada Nacional n.º 246 em direção a Barbacena.

A PSP apela a todos os cidadãos para que sigam estritamente as indicações dos polícias colocados ao longo do percurso e assistam à prova nos locais indicados, afastados da berma e sem interferir com a circulação da caravana.

Alertam-se igualmente todos os cidadãos de que a circulação nas vias indicadas será estritamente proibida durante o tempo em que estas se encontrarem cortadas para a passagem da caravana, independentemente do motivo (mesmo operações logísticas como abastecimento de estabelecimentos, entrega de encomendas, etc.).

[/shc_shortcode]

Quinzena dos Doces Conventuais decorre em Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre promove, entre 19 de março e 3 de abril, a Quinzena Gastronómica dos Doces Conventuais. Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer a doçaria local, confecionada à base de ovos e açúcar em diferentes pontos e combinações irresistíveis e dinamizar a economia local de forma a atrair novos visitantes.

Com receitas que passaram inalteradas de geração em geração, Portalegre continua a dar a provar doces como o toucinho-do-céu, a lampreia de ovos, o manjar branco, o leite serafim ou os pastéis de Santa Clara, provenientes do Convento de Santa Clara, ou os famosos rebuçados de ovo, as morcelas doces ou o torrão real de ovos do Mosteiro de S. Bernardo, evidenciando-se como um destino de excelência que junta gastronomia, natureza e património em cada visita.

Action Day do Ano Europeu da Juventude esta sexta-feira em Évora

Decorre o Ano Europeu da Juventude 2022, cuja entidade responsável em Portugal pela dinamização das respetivas atividades é o Instituto Português do Desporto e Juventude.

De acordo com a Decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, cabe a cada Estado-membro organizar iniciativas que concorram para a concretização dos objetivos estabelecidos, motivo pelo qual foi envolvida toda a estrutura do IPDJ, nomeadamente as suas Direções Regionais, bem como os diversos parceiros ligados ao domínio da juventude.

O Ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos principais: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades para jovens, ajudar os/as jovens a tornarem-se cidadãos/ãs ativos/as e empenhados/as; promover oportunidades ao alcance dos e das jovens; e integrar uma perspetiva da juventude nas políticas da União.

Desta forma, a Direção Regional do IPDJ Alentejo, em colaboração com a FNAJ, CNJ e respetivas autarquias, irá realizar em três escolas desta região um Action Day, o qual pretende ativar as comemorações deste Ano Europeu da Juventude 2022, junto dos jovens estudantes e estabelecimentos de ensino.

No Alentejo, este Action Day irá concretizar-se amanhã, 18 de março, pelas 11 horas, na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora; no próximo dia 22, na Escola Secundária D. Manuel I, em Beja; e no dia 23 na Escola Secundária de Ponte de Sor.

Rondão Almeida visita InnovPlantProtect (InPP)

O presidente da Câmara Municipal de Elvas (CME), José Rondão Almeida, visitou ontem, quarta-feira, dia 16, pela primeira vez, as instalações do laboratório colaborativo (CoLAB) InnovPlantProtect (InPP), no polo elvense do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, antiga Estação Nacional de Melhoramento de Plantas.

O autarca foi acompanhado pelo diretor executivo do InPP, Pedro Fevereiro, e pelo diretor do Pólo de Elvas do INIAV, Benvindo Maçãs. A visita destinou-se a dar a conhecer o InPP ao edil, numa fase em que a equipa do CoLAB está a mudar-se para as instalações definitivas, cujas obras estão praticamente terminadas.

Rondão Almeida considerou o novo espaço “muito funcional” e quis inteirar-se sobre as pessoas que trabalham no InnovPlantProtect, nomeadamente quantas são, que funções desempenham e de onde são originárias.

O InPP conta com uma equipa de 39 investigadores e pessoal administrativo, provenientes de Elvas, de vários outros pontos de Portugal e do estrangeiro, de países como a Guatemala, Índia, Irão, Itália ou Brasil, entre outros.

O InnovPlantProtect (InPP) é um laboratório colaborativo (CoLAB) criado para desenvolver soluções inovadoras, de base biológica, e prestar serviços de diagnóstico e monitorização para a proteção de culturas, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra doenças e pragas emergentes, associadas às alterações climáticas. Foi distinguido em 2021 pela Vida Rural com o prémio “Investimento que Marca”.

Autocarro “From Portugal With Love” saiu de Elvas para a Ucrânia

Um autocarro, com capacidade para 55 pessoas, saiu esta quinta-feira da zona do viaduto, em Elvas, em direção à Ucrânia para resgatar 50 refugiados ucranianos.

Na viagem, seguem de Elvas quatro voluntários: Sandra Pita, enfermeira, João Artilheiro, socorrista dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Nuno Vilaranda, OPC, e Viktoria, uma jovem ucraniana que vai apoiar na tradução. A viagem vai ser conduzida por quatro motoristas profissionais.

Bruno Batista esteve ligado a esta onde de solidariedade, desde o início. A primeira viagem foi feita numa carrinha de nove lugares, sendo que na semana passada “chegou o primeiro autocarro, com 40 pessoas e alguns animais, e alguns destes refugiados já estão a trabalhar”.

O grupo que regressa neste autocarro já está identificado mas a verdade é que “pode já não ser o mesmo, uma vez que o desespero das pessoas é tanto que, assim que confiam em alguém, seguem logo viagem”.

Este é já o segundo autocarro que parte para a Ucrânia. Ribeiro é um dos quatro motoristas. Já participou na primeira viagem e referiu-nos que, na fronteira, encontrou um “semblante muito pesado, de pessoas sem sorrisos e que estão a passar um bocado muito mau”.

Viktoria reside em Portugal há cerca de um ano e refere que pretende apoiar na comunicação e explicar aos refugiados “como tudo funciona em Portugal”.

Já Nuno Vilaranda, militar da Guarda Nacional Republicana,  referiu-nos que “desde o início desta guerra” teve “intenção de ajudar as pessoas que estão a precisar”.

A viagem, de ida e volta, deverá durar cerca de seis dias.

Caminhada Trevos do Forte no domingo em Elvas

Trevos do Forte é o título dado a uma caminhada gratuita, marcada para Elvas, no próximo domingo, dia 20, com concentração junto à Igreja da Senhora da Nazaré, no Viaduto, às oito e meia da manhã. A caminhada não tem inscrições nem seguros e, assim, “cada participante caminha por sua conta e risco”.

O percurso tem cerca de dez quilómetros, pelas encostas da cidade e passagem pelo Forte da Graça, com a organização a prometer “paisagens a perder de vista, na companhia do grupo”.

Teatro sobre Matemática entusiasma Centro Cultural de Campo Maior

“Matnite”, da Companhia Gato Escaldado, de Oeiras, foi a proposta desta quinta-feira, 17 de março, do Município de Campo Maior, para as crianças das escolas, em mais uma sessão deste que é o Mês do Teatro.

A peça conta a história dos melhores amigos Vasco e Clara, que vão ter um teste de matemática, que vai decidir se passam, ou não, de ano. Enquanto Clara é muito aplicada, Vasco gosta mais de videojogos e futebol do que estudar.

Acabam os dois por entrar naquele que é o torneio de matemática mais difícil do universo: Vasco a representar a equipa de Einstein, mais pacato e tranquilo, que procura fazê-lo gostar de matemática, e Clara a de Pitágoras, que só quer que ela vença a competição. Vasco acaba por ser o grande vencedor, ainda que com a ajuda da amiga.

David Correia, que dá corpo e alma a Vasco, revela que o grupo procura transmitir com este espetáculo, que vive muito da interação com os mais novos, a mensagem de que “as pessoas podem fazer várias coisas e há sempre capacidade para evoluir”. Levar as crianças a gostar de teatro é outros dos objetivos deste “Matnite”.

Já Clara é interpretada por Inês Sousa. A atriz explica que a sua personagem procura, acima de tudo, mostrar que “não vale a pena tentar ganhar a todo o custo e que o mais importante é a diversão”. A matemática, diz ainda, pode ser divertida.

Mostrar que as crianças “têm tempo para tudo”, isto é, “para brincar, para jogar e para estudar” é o objetivo da personagem de Einstein, nesta peça, revela Arknel Marques, o ator que o interpreta. Já Ana Isabel Sousa, que dá vida a um total de três personagens, incluindo o temível Pitágoras, revela que aquilo que a deixa mais nervosa são as constantes mudanças de roupa, no decorrer da peça. Perceber que as crianças detestam esta personagem, pelas suas atitudes, é algo que deixa a atriz muito satisfeita.

Perante um Centro Cultural cheio, a companhia de teatro revelou-se muito feliz por ver que, em Campo Maior, no interior do país, o município proporciona, durante todo o mês, um conjunto de espetáculos de teatro à população, comenta o ator e responsável pela técnica desta peça, Bruno Realista.

Raide Hípico de homenagem a Valerie Clarke regressa a Estremoz

A Quinta do Carmo, na Glória, em Estremoz, será palco, este sábado e domingo, da quinta edição do Raide Hípico Valerie Clarke, numa organização do Município e da Associação Hípica de Estremoz.

A prova, que tem uma componente internacional, era, até então, disputada em São Bento do Cortiço, localidade onde Valerie Clarke viveu, segundo revela o presidente da Associação Hípica de Estremoz, João Rodrigues.

O raíde, que nos dois últimos anos não se realizou, devido à pandemia, está assim de regresso, sendo que João Rodrigues tem esperança que possa ter uma boa adesão. Para já, e tendo em conta que as inscrições estão abertas até amanhã, é ainda incerto no número de participantes, por mais que saiba que há praticantes brasileiros e espanhóis inscritos. O prémio em jogo neste raide hípico é de 1.750 euros.

Valerie Cecil Mary Clarke, conhecida como “A Inglesa”, nasceu em 1938 em Guilford. Conheceu Portugal e foi viver para São Bento do Cortiço, onde começou a sua coudelaria com duas éguas de Puro Sangue Inglês. Sem nunca ter abandonado as provas desportivas, dedicou-se à criação e desbaste de cavalos, bem como ao ensino de crianças e adultos. Estando sempre envolvida em quase todas as disciplinas equestres, das quais se destacam: os saltos, as provas de ensino, as atrelagens e os raids, projetando assim o nome da freguesia e do concelho, pelo país e estrangeiro. Invariavelmente apresentava os seus cavalos nas feiras de Santarém e da Golegã onde eram sempre distinguidos.

Megasprinter atraiu alunos de todas as escolas do distrito

Centenas de crianças, de diversas escolas do distrito de Portalegre, marcaram presença esta quinta-feira, dia 17, na fase local do Megasprinter, no âmbito do Desporto Escolar, que decorreu no Estádio Municipal de Atletismo, em Elvas.

Paulo Rodrigues, professor no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, refere que foi “com alguma ansiedade que, quer professores, quer alunos”, aguardavam esta prova. “Poder voltar a participar nesta, e em todas as provas, é muito importante para nós”.

De Campo Maior marcaram presença 28 alunos, quer da secundária, quer do centro escolar, com o intuito, sobretudo, “de promover a prática desportiva”, como nos referiu a professora Constança Marques. Já o professor José Júlio Cabaceira, que acompanhou os dois alunos da vila em atividades adaptadas, referiu-nos que “este alunos participam em todas as nossas atividades, para que se sintam integrados”.

Sendo uma prova no âmbito de Desporto Escolar, a questão da inclusão de alunos com algumas limitações tem uma importância muito grande. E, nesse sentido, “também a Cerci Portalegre marcou presença e competiu neste Megasprinter”, como nos referiu o professor Luís Silva.

O Megasprinter contou com atletas dos escalões de Infantis B e Iniciados, masculino e feminino, nas modalidades de lançamentos, corrida de velocidade, mega quilómetro e mega salto.

Rui Nabeiro apadrinha novo polo do NEAA em Campo Maior

O Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo (NEAA) abriu hoje, 17 de março, oficialmente, o seu polo em Campo Maior, nas imediações da Câmara Municipal da vila.

É pela “união do distrito” e para “apoiar as empresas” que o NEAA tem procurado estender-se ao longo da região, depois de uma primeira junção entre a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor e a Associação Empresarial de Elvas, segundo revela o presidente do núcleo, José Carlos Lobato.

A partir de agora, uma vez por semana, em Campo Maior, os empresários terão acesso a todo o tipo de apoio, num gabinete montado para o efeito, no edifício do Município.

O polo de Campo Maior, recorda o vice-presidente do NEAA e presidente da Associação Empresarial de Elvas, João Pires, é já o quinto, depois dos de Elvas e Ponte Sor, bem como Portalegre e Alter do Chão. Esta manhã foi ainda estabelecido um outro acordo do NEAA com uma confederação empresarial da Extremadura. Com isto, pretende-se, sobretudo, “partilhar informação”, para que se possa conseguir alcançar os melhores resultados possíveis, dois dois lados da fronteira, garante João Pires.

Para o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, este polo na vila é “mais uma ferramenta” ao dispor dos empresários do concelho, um concelho que, recorda, tem “um grande tecido económico”.

Convidado a apadrinhar este polo, o comendador Rui Nabeiro aceitou de imediato. Em declarações à Rádio ELVAS, assegura que esta união entre os empresários é sempre de saudar, sendo que, só assim, se pode chegar mais longe.

Presente ainda na assinatura do protocolo e na abertura do polo de Campo Maior, esteve o deputado Eduardo Alves, eleito pelo distrito de Portalegre, nas últimas legislativas, que não tem dúvidas de que este tipo de iniciativas é sinal “de um futuro associativo e de sinergias”. O jovem deputado lembra ainda que Campo Maior tem aquele que é o exemplo por ser dos melhores empresários de Portugal: Rui Nabeiro.

A assinatura do protocolo decorreu esta manhã, nas imediações da Câmara Municipal de Campo Maior, onde está já instalado o gabinete de atendimento do polo do Núcleo Empresarial do Alto Alentejo.

Vila Viçosa assinala 400 anos da primeira edição de “Os Lusíadas”

Os 400 anos da publicação da primeira edição de “Os Lusíadas”, obra épica de Luís de Camões, vão ser assinalados em Vila Viçosa, entre os próximos dias 21 e 27.

O programa começa a 21 de março, segunda-feira, com as comemorações do Dia Mundial da Poesia, com várias atividades em frente ao busto de Florbela Espanca: às 10 horas, declamação de poemas de Florbela Espanca e sonetos de Luís de Camões, com as participações do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Grupo de Amigos de Vila Viçosa e Fundação da Casa de Bragança; às 11 horas, intervenção de Jorge Serafim, com textos de Florbela Espanca; às 12 horas, poetas espanhóis recitam Florbela Espanca; 15 horas, atuação dos petas populares Liseta Martinho e José Venâncio; e, entre as 16 e as 17 horas, um Alentejo de Honra.

Na terça-feira, dia 22, às 15 horas, no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, há um colóquio sobre a Camoniana e a inauguração de uma exposição sobre Luís de Camões e “Os Lusíadas”. A 23 de março, quarta-feira, há dois concertos do Carrilhão, de Constância Lvsitanvs: às 10 horas no Terreiro do Paço e às 18 horas na Praça da República. Na quinta-feira, dia 24, às 17,30 horas, no Salão Rosa do Marmoris Hotel, abre a exposição dos trabalhos concorrentes ao Prémio de Pintura Henrique Pousão, que inclui uma sessão de flamengo, com artistas da Estremadura espanhola.

A 25 de março, sexta-feira, às 18 horas, realiza-se a Anunciação do Senhor, uma celebração religiosa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição; e, às 21 horas, no mesmo local, há o concerto com “ARS Cantata”. O sábado, dia 26, é preenchido com uma homenagem a Luís de Camões.

Este programa encerra a 27 de março, domingo, entre as 10 e as 17 horas, com a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, com as coroas de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro (Braga); e, às 10.30 horas, há uma eucaristia presidida por Dom José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

UE promove consulta pública sobre consumo sustentável de bens

A Comissão Europeia tem a decorrer uma consulta pública relacionada com o consumo sustentável de bens e a promoção do direito à reparação e reutilização.

O principal objetivo desta iniciativa, explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, é incentivar os consumidores a “reutilizarem eletrodomésticos, em vez de simplesmente os substituir, uma vez que têm um ciclo de vida cada vez mais pequeno, o que tem um grande impacto económico e ambiental, pelo que a Comissão Europeia quer promover o consumo sustentável destes bens, evitando a sua substituição, quando se avariam ou quando termina o prazo de garantia, mas também promover a sua reutilização”.

Desta forma, a Comissão Europeia pretende perceber qual a mudança necessária, a este nível, pelo que, como revela Ana Pereira, apresenta três níveis de intervenção: “uma intervenção mais leve, baseada em compromissos voluntários, por parte por exemplo dos fabricantes; uma intervenção moderada, assente na extensão dos períodos legais de garantias, em determinadas situações relacionadas com as opções dos consumidores; ou ainda uma intervenção mais forte, onde é dada prioridade à reparação em vez da substituição”.

Esta consulta quer também “sensibilizar as pessoas, uma vez que ainda há estigma em compra de bens de segunda mão, algo que noutros países, está integrado já no seu quotidiano”, acrescenta Ana Pereira.

A Consulta Pública relacionada com o consumo sustentável de bens e a promoção do direito à reparação e reutilização decorre até dia 5 de abril, e este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”.

Agrupamento nº 1 de Elvas no concurso “Ser Leitor é Cool”

O Concurso “Ser Leitor é  Cool” realiza-se este ano, pela quarta vez.

Ontem, tal como a Rádio ELVAS noticiou (ver aqui), estiveram a participar alunos das várias escolas do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, de primeiro e segundo ciclos.

Os vencedores que vão representar o Agrupamento, na próxima fase do concurso, são Ari Pires, de terceiro ano; Maria Leonor Santos, de quarto; Ana Sofia Chaves, que quinto; e Tomás Cardoso, de sexto.

Festival “Descobre o Teu Interior 2022” viaja pelo Alentejo

“Descobre o Teu Interior 2022”, organizado pela plataforma independente Gerador, é o primeiro festival itinerante pelo interior de Portugal, que começa no dia 31 de março e, durante 16 dias, pretende levar concertos e atividades artísticas e culturais a oito territórios do país.

O festival vai passar dois dias em cada um dos oito municípios do interior, contando sempre com uma programação ao vivo, digital, adaptando-se às características locais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Viana do Alentejo, Beja, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda são os municípios que vão receber a segunda edição, agora em formato presencial, do “Descobre o Teu Interior 2022”.

Quanto às atividades estão programados 16 dias de atividades, com mais de 70 iniciativas. O festival estará no dia 31 de março e 1 de abril em Beja, seguindo para Viana do Alentejo, nos dias 1 e 2 de abril. Montemor-o-Novo recebe o festival a 2 e 3 de Abril, viajando o “Descobre o Teu Interior 2022” até Vila Viçosa nos dias 8 e 9 de abril. Nos dias 9 e 10 de Abril será a vez de Constância receber este evento, seguindo, mais tarde, para Pombal, a 20 e 21 de abril. Mesão Frio recebe a iniciativa a 22 e 23 de Abril, terminando o festival em Mêda, nos dias 23 e 24 de Abril.

O cartaz para os 16 dias de festival conta com nomes como Benjamim, Tó Trips, Surma, Afonso Cabral, Labaq, Hélio Morais e Beatriz Pessoa. Desde visitas guiadas, conferências, musica e workshops, este festival conta com uma vasta programação.

Esta é uma iniciativa paga, tendo o bilhete para todo o festival o custo de 40 euros, enquanto que, para as atividades programadas apenas para um município é de 14 euros. Quanto às iniciativas a realizar em formato online terão o custo de 9 euros para a totalidade do festival.

[/shc_shortcode]

Reguengos tem meta volante na Volta ao Alentejo Delta Cafés

A segunda etapa da 39ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés em bicicleta vai passar por Reguengos de Monsaraz no dia 17 de março, pelas 14h30, e terá uma meta volante na cidade.

A primeira etapa da “Alentejana” decorre no dia 16 de março e vai ligar Vendas Novas a Sines numa extensão de 176,7 quilómetros. No dia seguinte a etapa parte de Beja, passa por Serpa, Moura, Mourão e entra em Reguengos de Monsaraz até à Rua de Mourão onde está instalada a meta volante.

Os ciclistas passam depois pela Praça da Liberdade, pela Avenida António José de Almeida e saem da cidade pela rotunda do bombeiro em direção à Cumeada e a São Marcos do Campo. Esta segunda etapa tem 187,7 quilómetros de extensão e termina em Portel.

No dia 18 de março os ciclistas vão ligar Elvas a Ponte de Sor num percurso de 179,3 quilómetros e no dia seguinte vão ter um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros em Castelo de Vide. A última etapa, no dia 20 de março, será entre Castelo de Vide e Évora com os ciclistas a pedalarem 171,9 quilómetros.

O que o futuro reserva para as Apostas online em 2022?

Toda a indústria de apostas e jogo online está em franco crescimento. Com um mercado regulado e cada vez mais operadores a obterem as suas respetivas licenças, a realidade é que o forte investimento leva a acreditar que o futuro de toda esta indústria poderá ser ainda mais interativo e rico. Mas, o que se poderá realmente esperar das apostas online para um futuro próximo, uma vez que a própria procura dos apostadores portugueses é bastante grande.

Através da nossa pesquisa acerca deste mercado, iremos agora proceder ao desenvolvimento de uma série de pontos que podem realmente ter um impacto muito grande na forma de se apostar online. Até porque outros mercados de apostas, como do eSports, está a levar a que exista a necessidade de uma rápida transformação de todo o cenário, com o risco dessas operadoras licenciadas em Portugal não conseguirem acompanhar todas as vantagens que são lançadas pelos seus maiores concorrentes.

Desenvolvimento de bónus que se moldem aos apostadores

De facto, a oferta de bónus de boas-vindas continua a ser uma das ferramentas de marketing mais vezes usadas pelos sites de apostas e casinos online para conseguirem convencer os novos apostadores a registarem conta em sites confiáveis, tal como revisados pelo Fraudes.pt. Porém, esse tipo de bónus igual para todos poderá muito bem ser algo do passado.

Na verdade, estima-se que seja uma questão de tempo até que esses sites de apostas online licenciados possam avançar para bónus que vão de encontro com as suas necessidades. Como exemplo, imagine que pretende um bónus inicial apenas focado na NBA, poderá ter essa alternativa de que tipo de apostas poderá realizar com esse mesmo bónus que recebeu. Tudo para que a taxa de conversão desses sites, em relação aos seus “leads”, seja ainda superior.

Aposta forte nas aplicações de apostas

Apesar de ser um fenómeno que já está a decorrer há alguns anos, a verdade é que ainda existem sites de apostas legais em Portugal – com até cobertura de Ligas secundárias nacionais – que não desenvolveram as suas respetivas aplicações de apostas. Tal representa uma enorme desvantagem, uma vez que todos os estudos da categoria garantem que os apostadores dão muito maior preferência a poderem apostar mobile, do que estarem restringidos a apenas o site oficial. Estes são os principais motivos para tal;

  1. Facilidade em apostar quando e onde quiserem
  2. Experiência muito mais rica e pessoal
  3. Acesso a bónus e promoções exclusivas
  4. Mesmo acesso às ferramentas e mercados de apostas que no site oficial

Existe também uma vantagem clara das casas de apostas em desenvolverem essas mesmas apps, uma vez que tal iria representar que os apostadores passariam mais tempo a apostar, sempre com a distância de apenas alguns cliques. Logo, é previsível que as aplicações de apostas sejam cada vez mais completas, levando a que a experiência do apostador também seja muito mais imediata.

Investimento forte nas transmissões ao vivo dos jogos grátis e outras ferramentas

Se existe algo que os apostadores procuram muito, o fator de live streams grátis é algo determinante. Mesmo representando um forte investimento – uma vez que os sites de apostas teriam que pagar pelos direitos de transmissão – está comprovado que esse modo de apostas ao vivo, ao mesmo tempo que se assiste ao jogo, representa mesmo o futuro. Logo, é altamente provável que, cada vez mais, as grandes Ligas e competições, indo muito além de somente apostas em futebol, possam permitir live streams dentro de esses mesmos operadores com licença válida pela Entidade SRIJ, a responsável em Portugal.

De realçar ainda que diferentes ferramentas de aposta, como o Cash Out ou até o Bet Mentor também deverão continuar a ser muito bem desenvolvidas. Tal irá facilitado ao máximo a melhor experiência possível do apostador, pelo que deverá ser mesmo uma transição natural a ser feita, um pouco como já acontece com outros operadores internacionais.

Maior atenção nos desportos e Competições populares

Saiba que, por limitações na legislação, a verdade é que os sites de apostas legais em Portugal não têm a autorização para disponibilizar apostas eSports ou outros mercados emergentes. Tal limitação leva a não só que os operadores tenham maior dificuldade em conseguirem atrair novos públicos, como também faz com que o próprio volume de apostas gerado seja muito menor.

No entanto, num futuro próximo, e após a reavaliação da legislação de apostas online em Portugal (algo que poderá acontecer nos próximos anos), estima-se que esses mercados, mais tarde ou mais cedo, possam estar disponíveis para os apostadores portugueses tirarem o máximo partido possível do seu conhecimento. O mesmo deverá acontecer com as próprias transmissões ao vivo desses mesmos jogos.

Apostas automáticas e dados presentes no mesmo local

Para que se possa tomar as melhores decisões possíveis nas apostas online, quanto mais informação tiver, menos erros básicos irá cometer. Por isso mesmo é que, um pouco como já se verifica, é que a tendência seja para o desenvolvimento de plataformas que atualizem ao segundo todos os dados relevantes de um determinado jogo para apostar, quer seja pré-live ou então nas apostas ao vivo. Esse investimento leva a que os apostadores tenham as informações realmente relevantes para tomarem as melhores decisões possíveis no momento de apostarem ou não.

Também é crucial realçar que, tal como já acontece em diferentes mecanismos de trading ou investimento, também seja possível desenvolver mecanismos que levem a que a casa de apostas possa fazer as apostas por si. Ou seja, poderá dar, por exemplo, a ordem de que quer apostar numa equipa, assim que a sua odd chegar a um determinado montante. Poderá também acontecer fechar a sua aposta, assim que uma determinada odd seja atingida para a seleção de aposta que tiver optado.

Logo, assim que for chegada a essa odd (poderá nunca acontecer) a aposta é feita de forma automática, sem que seja necessário estar presente para confirmar essa mesma aposta. Tudo seria mais prático, beneficiando até a sua perceção em termos variação das odds, num determinado evento.

Workshop com Marcantonio Del Carlo em Campo Maior

Um workshop intitulado de “ser ator”, tem lugar este sábado e domingo, dias 19 e 20, no Centro Cultural de Campo Maior, tendo como formador, o ator português Marcantonio Del Carlo.

Para a vereadora no município campomaiorense, São Silveirinha “é uma honra trazer este ator até Campo Maior”, e considera que este workshop, direcionado dos 16 aos 45 anos, “é uma oportunidade para os interessados, de fazerem uma formação na área da representação e expressão dramática, com uma pessoa de renome, a nível nacional”.

A formação carece de inscrição prévia, é gratuita e tem uma duração de 14 horas, distribuídas pelos dias 19 e 20 deste mês, e terá lugar no Centro Cultural de Campo Maior.

Caravana humanitária deve chegar a Elvas durante a madrugada

A caravana humanitária, que partiu de Elvas, no passado domingo, continua a sua viagem de regresso a Portugal, depois de resgatados 29 refugiados ucranianos em Varsóvia, na Polónia.

Em viagem até perto da uma hora da madrugada, o grupo decidiu parar em Platier, em França, onde acabaram por passar a noite, num hostel, de acordo com Luís Rodrigues, um dos voluntários elvenses.

Tomado um banho quente e um reforçado pequeno almoço, contava Luís, à Rádio ELVAS, às 8 horas, está na hora de voltarem à estrada, com a expectativa de que, durante a madrugada, possam chegar a Elvas.

Pelo caminho, farão uma paragem em São Sebastião, em Espanha, para deixar alguns refugiados. Os restantes seguem até Elvas, sendo que, da cidade, partirão depois várias pessoas para Coimbra e Figueira da Foz.