Vila Viçosa assinala 400 anos da primeira edição de “Os Lusíadas”

Os 400 anos da publicação da primeira edição de “Os Lusíadas”, obra épica de Luís de Camões, vão ser assinalados em Vila Viçosa, entre os próximos dias 21 e 27.

O programa começa a 21 de março, segunda-feira, com as comemorações do Dia Mundial da Poesia, com várias atividades em frente ao busto de Florbela Espanca: às 10 horas, declamação de poemas de Florbela Espanca e sonetos de Luís de Camões, com as participações do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Grupo de Amigos de Vila Viçosa e Fundação da Casa de Bragança; às 11 horas, intervenção de Jorge Serafim, com textos de Florbela Espanca; às 12 horas, poetas espanhóis recitam Florbela Espanca; 15 horas, atuação dos petas populares Liseta Martinho e José Venâncio; e, entre as 16 e as 17 horas, um Alentejo de Honra.

Na terça-feira, dia 22, às 15 horas, no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, há um colóquio sobre a Camoniana e a inauguração de uma exposição sobre Luís de Camões e “Os Lusíadas”. A 23 de março, quarta-feira, há dois concertos do Carrilhão, de Constância Lvsitanvs: às 10 horas no Terreiro do Paço e às 18 horas na Praça da República. Na quinta-feira, dia 24, às 17,30 horas, no Salão Rosa do Marmoris Hotel, abre a exposição dos trabalhos concorrentes ao Prémio de Pintura Henrique Pousão, que inclui uma sessão de flamengo, com artistas da Estremadura espanhola.

A 25 de março, sexta-feira, às 18 horas, realiza-se a Anunciação do Senhor, uma celebração religiosa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição; e, às 21 horas, no mesmo local, há o concerto com “ARS Cantata”. O sábado, dia 26, é preenchido com uma homenagem a Luís de Camões.

Este programa encerra a 27 de março, domingo, entre as 10 e as 17 horas, com a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, com as coroas de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro (Braga); e, às 10.30 horas, há uma eucaristia presidida por Dom José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.