
A Transitex, operador logístico especializado no transporte porta a porta, com escritórios e equipas próprias, já espalhados por 25 países do mundo, está prestes a dar por concluído, na plataforma logística de Elvas, onde se instalou há 15 anos, um novo armazém refrigerado.
Trata-se de uma infraestrutura com cerca de três mil metros quadrados, que colocará Elvas na cadeia logística do mercado internacional da fruta, permitindo, de acordo com o CEO da empresa, Fernando Lima, não só que exportações locais passem por este armazém, como irá possibilitar a alguns produtores que conservem os seus frutos, da melhor maneira, para depois os poderem exportar. “Temos muito bons produtos, de alta qualidade, mas depois precisam de um trabalho de segunda linha, para que sejam aceites e cumpram os padrões internacionais, para que possam entrar na cadeia de frio e ser exportados de acordo com as regras dos importadores”, revela o responsável. Dos cerca de três mil metros quadrados do novo armazém, mais de 1.800 são dedicados a cold storage.

Uma vez que, com a globalização, explica Fernando Lima, já se consome todo o tipo de fruta, durante todo o ano, é necessário que haja uma “cadeia logística bem organizada”, que faça com que, por exemplo, as laranjas cheguem aos supermercados os 12 meses do ano. É precisamente isso que a Transitex quer permitir também, fazendo chegar, sobretudo, produtos do hemisfério sul a toda a Península Ibérica. “Elvas vai ter um papel importante na distribuição ibérica de fruta fresca”, garante.
A aposta que tem vindo a ser feita na ferrovia, entre Elvas e Évora, assim como na ligação a Sines, a maior dos últimos cem anos, garante o CEO, coloca a Transitex, através da plataforma logística de Elvas, numa posição “muito privilegiada”. “Vamos tentar tirar o maior proveito disso, uma vez que ficamos com uma ligação direta aos portos”, assegura Fernando Lima.

Neste armazém, que irá começar a operar ainda este mês, a Transitex fez um investimento total de 2,4 milhões de euros. Com esta nova infraestrutura, em Elvas, “são criadas soluções para um processo de importação de fruta mais rápido e competitivo no destino, evitando os custos adicionais associados ao retorno tardio de contentores aos terminais”. Para este serviço foi criada uma equipa, que se divide entre os escritórios de Elvas e de Badajoz, que pretende dar resposta à campanha de citrinos da África do Sul, ainda este ano.
O CEO da Transitex garante ainda que a empresa, ao longo dos anos, tem vindo a procurar “acrescentar valor” às pequenas e médias empresas. “Nós somos vistos, não como um operador logístico, para os nossos clientes, mas sim com um parceiro de negócio”, revela.

Por esta altura, está também a ser construído um novo centro de distribuição em Joanesburgo, na África do Sul, que servirá as marcas nacionais, assim como um pequeno produtor, por exemplo, de Elvas, que se queira internacionalizar e vender os seus produtos fora da região.
Só em Portugal, a Transitex conta com cerca de cem funcionários, oito em Elvas, sendo que este número, com a abertura do novo armazém refrigerado, “será duplicado, no imediato”. “Estamos em fase de recrutamento e, consoante a evolução do negócio, vamos vendo as necessidades de incluir novos colaboradores”, diz ainda Fernando Lima.


A cerimónia de entrega do prémio “Árvore Portuguesa do Ano 2022” realizou-se nesta terça-feira, dia 15, junto à grande vencedora, a Sobreira Grande, em Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 7 e 13 de fevereiro, intensificou a fiscalização aos veículos pesados, com especial incidência no cumprimento das normas inerentes aos tempos de condução e repouso, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifica um maior volume de tráfego deste tipo de veículos, de modo a promover a segurança rodoviária e a diminuição do risco de ocorrência de acidentes de viação.
A União de Freguesias de Benavila e Valongo, no concelho de Avis, viu o seu Parque Infantil de Benavila reabilitado e renovado.
A Estratégia Nacional de Promoção da Acessibilidade e Inclusão dos Museus, Monumentos e Palácios 2021-2025 (EPAI), na dependência da Direção-Geral do Património Cultural e das quatro Direções Regionais de Cultura já foi publicada. O documento resulta de um trabalho conjunto desenvolvido com a Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Elvas regista esta quarta-feira, 16 de fevereiro, 56 novos casos de Covid-19, assim como 45 altas.
A prática desportiva da modalidade de andebol está a ser retomada no concelho de Marvão, no âmbito de uma parceira estabelecida entre o Município, a Federação de Andebol de Portugal, o Grupo Desportivo Arenense e o Agrupamento de Escolas do concelho.
Tal como tínhamos já noticiado anteriormente (
Portugal regista esta quarta-feira, 16 de fevereiro, mais 20.041 casos de Covid-19 e 46 óbitos associados à doença.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 1060 novos casos de Covid-19 e dois óbitos associado à doença.
A Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Plano Nacional das Artes (PNA), em colaboração com a Biblioteca Pública de Évora e a Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, organizam dois encontros que têm lugar nos próximos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira), respetivamente, na Biblioteca Pública de Évora e na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, ambos às 16 horas.
Hoje, dia 16 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Angelman e o Município de Campo Maior associou-se a esta data, iluminando de azul alguns edifícios públicos, ajudando desta forma a sensibilizar e consciencializar a população para esta condição.
Castelo de Vide passou a contar o número de pessoas que entram no burgo medieval (castelo), desde o passado dia 7 de fevereiro, graças à instalação de sensores para o efeito.
Um homem, que evidencia sinais de perturbações psicológicas, alarmou esta manhã de quarta-feira, 16 de fevereiro, a comunidade escolar da Escola Básica 2, 3 nº2 de Elvas, na Boa-Fé, alegando que alguém queria matar o seu filho.
As candidaturas ao Sistema de Apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo +CO3ESO Emprego Empreendedorismo Social, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), estão abertas até dia 28 deste mês.
A Alma d´Arame estreou uma nova produção no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, fazendo deste local um espaço de cultura. Na manhã do passado sábado, 12 de fevereiro, o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo foi invadido pela nova produção da Alma d’Arame: “Bonecos do Mercado (ou a história da humanidade contada por legumes)”.
Campo Maior regista esta quarta-feira, 16 de fevereiro, 21 novos casos de Covid-19, bem como 42 altas.
O Município de Vendas Novas implementou a iniciativa Transporte a Pedido que consiste em viagens comparticipadas para a população da localidade de Piçarras, que se encontra mais isolada da sede do concelho.
As comemorações do Dia de São Valentim continuaram durante o dia de ontem, terça-feira, 15 de fevereiro, com a entrega dos corações feitos pelas utentes dos Clubes dos Maiores do Município.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Arronches está a implementar um plano de proteção para manter, tanto quanto possível, a população em segurança, relativamente às vespas velutinas.
A Câmara Municipal de Campo Maior tem em curso um conjunto de obras, sendo que a da Capela dos Ossos está praticamente concluída.
A antiga Lusiberia, encerrada, depois de declarada falência à empresa que geria os destinos do parque aquático de Badajoz, devido às dívidas acumuladas nos últimos anos, será explorada por uma empresa pacense. E já começou a contagem decrescente para a sua reabertura.
O sorteio de ontem, 15 de fevereiro, do Euromilhões, não teve totalistas, pelo que, no próximo sorteio, estará em jogo um jackpot de 30 milhões de euros.
A campanha Quartel electrão permitiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas recolher 1460 quilos de equipamentos elétricos, o que resulta na entrega de 110 euros à corporação.