Debate sobre fake news na EB 2,3 nº 2 de Elvas

O programa “Parlamento dos Jovens”, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

São objetivos deste programa, entre outros, educar os jovens para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; compreender a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Faz parte deste programa a existência de um tema definido anualmente, sendo o tema deste ano “As fake news: que estratégias para combater a desinformação?”. O programa inclui também a existência de listas de alunos, um grupo de medidas por eles defendidas e eleição, de uma equipa, através do Método d’Hondt. Faz, também, parte, um período de campanha eleitoral, durante o qual se realizam debates com a presença de convidados com experiência na abordagem do tema.

Neste sentido, vai decorrer na EB 2,3 Nº 2 de Elvas, no dia 13 de janeiro, pelas 10 horas, um debate subordinado a este tema, apenas para convidados ligados à área da comunicação social.

[/shc_shortcode]

Elvas deixa “escapar” seis milhões de euros do PRR

A Câmara Municipal de Elvas não apresentou uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de seis milhões de euros, depois de numa primeira fase, a intenção de candidatura ter sido aprovada para apoio à reconversão de Áreas de Acolhimento Empresarial existentes para uma dimensão mais resiliente, mais verde e mais digital.

Após a intenção de candidatura ter sido aprovada, apenas Elvas, de um grupo de cinco autarquias do Alentejo, não elaborou a candidatura definitiva, que ia resultar num apoio, a 100 por cento, de cinco milhões e novecentos mil euros, tal como aconteceu em Campo Maior, que viu aprovada uma candidatura superior a 15 milhões de euros (ver aqui).

“Precisávamos de mais empresas a aderir”, diz Ricardo Ventura

Por indicação do presidente Rondão Almeida, Ricardo Ventura, diretor de Departamento na Área Financeira e de Desenvolvimento na Câmara Municipal de Elvas, explica que houve “um espaço muito curto para apresentar a candidatura que carecia de dados específicos, em tempo útil, dos quais apenas as empresas dispunham, como o consumo energético mensal ou a área da empresa”.

O responsável de departamento, Ricardo Ventura, explica que a primeira fase “foi aprovada em setembro. A segunda fase foi já em final de novembro e início de dezembro. Dado o elevado nível de candidaturas em que estamos envolvidos, o facto de estarmos em período de final de ano e até o facto de estarmos a encerrar um quadro comunitário foram fatores que levaram a que a candidatura não se concretizasse. Por outro lado, o período eleitoral e de mudança de executivo, foi outro fator assim como o facto das empresas não darem resposta, em tempo útil ao município, com os dados que eram necessários”.

O prazo de apresentação da candidatura teve um período de dez dias, de 22 de Novembro a 2 de dezembro, tendo os restantes municípios apresentado as suas candidaturas. Em Elvas, esta candidatura teria o valor de cinco milhões e novecentos mil euros que o Município deixou escapar.

“Ainda há outras possibilidades”

Ricardo Ventura adianta que “o novo quadro comunitário, 2030, abre muito as portas à área da eficiência energética. E temos também o PRR, ao qual estamos a fazer candidaturas na área da eficiência energética para os edifícios municipais. Esta candidatura estava ainda numa fase muito inicial e podemos apresentar outras na mesma área”.

Na área de atuação da CCDR do Alentejo, foram apresentadas cinco intenções de candidatura, nomeadamente: pela Câmara Municipal de Elvas, para a Área de Acolhimento Empresarial e Logística da cidade; Município de Campo Maior, para o Parque Industrial; Município de Alandroal, para a zona Industrial da vila; Município de Beja, para a Zona de Acolhimento Empresarial Norte; e Município de Ferreira do Alentejo para o Parque de Empresas de Ferreira.

Elvas perdeu assim quase seis milhões de euros do PRR

De recordar que, tal como noticiámos anteriormente, o município de Campo Maior viu aprovado, um montante de 15 milhões e 180 mil euros, o maior de sempre e que, após a intenção de candidatura apresentada pelos cinco municípios alentejanos, apenas Elvas não entregou a candidatura definitiva.

Quem beneficiou do valor de Elvas foram os restantes municípios para quem este apoio veio reverter, num total de dez projetos a nível nacional, com um montante de 110 milhões de euros.

Lista de candidatos PAN às legislativas pelo distrito de Portalegre

O partido PAN (Pessoas-Animais-Natureza) divulgou os candidatos pelo círculo eleitoral do distrito de Portalegre, às Eleições Legislativas de 30 de janeiro.

Jorge Alcobia, de 69 anos, é o cabeça-de-lista do PAN. O candidato é auditor de Qualidade, natural de Almada, residente em Monforte, é membro da Comissão Política Nacional e secretário Nacional Permanente do PAN.

Em segundo lugar, está Telma Espírito Santo, de 41 anos, professora de Física e Química,  natural de Portalegre, residente em Almada e filiada do PAN. O primeiro suplente é Sérgio Neves, de 42 anos, data scientist, natural e residente em Lisboa e é independente. A segunda suplente é Joana Zózimo, de 37 anos, técnica de estatística, natural e residente em Lisboa e independente.

Dez milhões de euros no orçamento da Câmara de Monforte

O orçamento da Câmara Municipal de Monforte para 2022 ronda os dez milhões de euros, menos 2,2 milhões do que o deste ano. O orçamento para o próximo ano foi aprovado em reunião do executivo municipal com quatro votos a favor dos eleitos da maioria CDU e uma abstenção do vereador da oposição PS.

A Câmara Municipal de Monforte tem em curso no concelho oito obras e vai manter em vigor os apoios sociais, bolsas de estudo, pagamento de medicamentos a idosos e os apoios a associações e coletividades.

Ao nível de obras, no próximo ano, a câmara prevê a requalificação da Casa do Prior, do projeto Monforte Sacro, para dar visibilidade a uma coleção de azulejos de homenagem à rainha Santa Isabel, e a conclusão das obras de ampliação da zona industrial. Estão a ser requalificadas a estrada que liga Santo Aleixo a Orada, no concelho de Borba, e entre Fonte da Vila, na freguesia de Assumar, e o Itinerário Principal 2.

Em termos de impostos, a autarquia decidiu manter em 2022 a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos em 0,35%. A taxa de participação do município no Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) a pagar por habitantes do concelho permanece à taxa máxima de 5% e a Derrama em 0,5%.

Monforte aderiu ao IMI familiar, que tem apoios para quem tem três, dois ou um filho; essas famílias vão ter 70, 40 ou 20 euros de dedução.

Proteção Civil, PSP e Bombeiros sensibilizam e fiscalizam em Elvas

A Proteção Civil Municipal de Elvas, em colaboração com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e os Bombeiros Voluntários de Elvas, está a realizar, na tarde desta terça-feira, 28 de dezembro, uma ação de sensibilização, numa das entradas da cidade, no Morgadinho, junto ao antigo posto de turismo.

A polícia, explica o comandante da PSP de Elvas, comissário Rui Massaneiro, associou-se a esta ação com a operação “Polícia Sempre Presente: Festas Felizes 2021”, que decorre desde a passada quinta-feira, dia 23, e que se prolonga até 3 de janeiro. A mesma tem em vista, sobretudo, sensibilizar os automobilistas, que entram na cidade, para uma condução prudente, procurando-se, acima de tudo que, por esta quadra festiva, “a sinistralidade rodoviária baixe tanto quanto possível”. Para além de sensibilização, esta é uma ação de fiscalização e verificação.

Até ao momento, a PSP, em Elvas, não registou nenhuma ocorrência significativa, à exceção do despiste do velocípede, na Avenida do Dia de Portugal, reportada ontem pela Rádio ELVAS (ver aqui). “Está a ser uma época tranquila e assim esperamos que continue”, remata o comissário.

Já o coordenador municipal de Proteção Civil de Elvas, Tiago Bugio, lembra que, enquanto condutores, os cidadãos devem ter o máximo de cuidado, ao volante, pelo que os três agentes de Proteção Civil envolvidos nesta ação concentram-se num “fim único: alertar para a segurança rodoviária”.

Para além disso e tendo em conta o período do ano em que nos encontramos, Bugio revela que é importante também alertar para os consumos excessivos de álcool, para os cuidados a ter com a alimentação e não descurar as regras relativas à prevenção da Covid-19. O coordenador municipal de Proteção Civil lembra ainda que há que adequar a condução às condições climáticas, assegurando que, em caso de cansaço, “é preferível descansar um pouco”, até porque “as fatalidades podem acontecer em segundos”.

Os Bombeiros Voluntários de Elvas procuram, no decorrer desta ação, distribuir alguns folhetos informativos, relativos aos cuidados a ter relacionados com os consumos de álcool, bem como com os excessos a nível alimentar, por estes dias, explica o adjunto de comando dos Soldados da Paz elvenses, Nuno Santana. Evitar ajuntamentos, por ocasião da passagem de ano, aconselha ainda, lembrando que “a Covid-19 está aí”.

A reportagem completa para ver aqui:

Arronches testa população nos dias 29 e 30

“A forte adesão ao rastreio à Covid-19 que se desenrolou no edifício ‘O Celeiro’ ao longo dos dias 22 e 23 de dezembro, demonstra que, tal como a autarquia, a população está determinada em evitar a propagação do coronavírus, demonstrando um enorme sentido de responsabilidade”, divulga a Câmara Municipal de Arronches.

Nesse sentido, a Câmara Municipal vai repetir, no mesmo local, uma vez mais em parceira com a Farmácia Esperança, o rasteio gratuito à Covid-19, que desta feita terá lugar entre o período do Natal e do Ano Novo, mais concretamente nos dias 29 e 30, quarta e quinta-feiras, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Naquelas instalações municipais, vão voltar a realizar-se testes rápidos de antigénio ao vírus SARS-CoV-2, através de uma amostra recolhida por zaragatoa, com o resultado a ser obtido num período de 15 minutos, não sendo necessária marcação prévia, uma vez que os utentes serão testados por ordem de chegada.

O Município de Arronches espera que, durante estes dois dias, volte a existir uma grande afluência por parte da população, para que se possa evitar a transmissão do coronavírus tanto quanto possível. De realçar que, nos 425 testes efetuados naquele espaço, durante o primeiro rastreio, apenas um utente testou positivo para a Covid-19.

António Costa de visita a Elvas

O primeiro-ministro, António Costa (na foto), está hoje em Elvas de férias.

Esta terça-feira, dia 28, o governante almoçou num restaurante da cidade e esteve de visita ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

Mais 325 novos casos Covid no Alentejo

O Alentejo regista, esta terça-feira, 28 de dezembro, 325 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, não foram reportados óbitos, na região, relacionados com a doença.

Desde o início da pandemia, o Alentejo registou 46.275 casos de infeção e 1086 óbitos.

Portugal regista 17.172 novos casos Covid e 19 óbitos

Portugal regista esta terça-feira, 28 de dezembro, 17.172 novos casos de Covid e 19 óbitos associados à doença. É o maior valor diário de novos casos, no nosso País, desde o início da pandemia.

Os novos infetados tiveram maior distribuição nas cinco regiões seguintes: 8576 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 5046 no Norte, 2124 no Centro, 516 no Algarve e 417 na Madeira. As 19 mortes ocorreram seis em LVT, cinco no Centro, quatro no Norte, duas no Algarve e duas na Madeira.

Nos hospitais do país, a situação agravou-se: encontram-se internadas 936 pessoas, mais 22 que ontem, das quais 152 em Unidades de Cuidados Intensivos, mais duas que na véspera.

Nas últimas 24 horas, 8226 doentes foram dados como recuperados da doença. Encontram-se, ao dia de hoje, 114.541 casos ativos de infeção, mais 8927 que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.303.291 casos positivos, 18.909 óbitos e 1.169.841 altas.

Mais dez casos Covid e 11 altas em Elvas

Elvas regista esta terça-feira, 28 de dezembro, dez novos casos de Covid-19, assim como 11 recuperações da doença.

No concelho, encontram-se ativos 112 casos de infeção, menos um que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 2.027 casos positivos, 34 óbitos e 1.881 altas.

Reconversão da vinha dispõe de 50 milhões de euros

As candidaturas ao regime de apoio à reestruturação e reconversão da vinha (VITIS) estão abertas até 5 de janeiro de 2022, com 50 milhões de euros de dotação global, indicou a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Segundo uma nota divulgada no site da CAP, as candidaturas são submetidas através do portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) até às 17 horas do dia 5 de janeiro próximo.

Os vinicultores que queiram candidatar-se a estes apoios devem, antecipadamente, disponibilizar a atualização do registo central vitícola, inscrever-se como beneficiários do IFAP e atualizar os seus dados. Por outro lado, têm que “efetuar a inscrição ou ritualização dos dados da exploração, no sistema de identificação do parcelário do IFAP, para identificação dos novos locais de investimento e comprovação da posse da terra”.

Acresce ainda a necessidade de obter pedidos de pareceres relativos às vinhas em áreas classificadas, bem como às vinhas no alto Douro Vinhateiro, quando aplicável. Os pareceres devem ser apresentados na respetiva Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) até 30 de março de 2022. No âmbito da campanha VITIS 2022/2023, as candidaturas que apresentem pedidos de adiantamentos devem ter as medidas em causa integralmente executadas até 15 de outubro de 2023.

Município de Avis lança App Municipal

O Município de Avis lançou uma App Municipal que pretende aproximar os munícipes e visitantes.

Esta nova ferramenta de comunicação permite aos utilizadores consultar as notícias, eventos da agenda cultural, contactos úteis, informação da proteção civil, informação turística (onde comer, onde ficar, o que visitar ou o que fazer), permite também enviar sugestões, solicitar o agendamento de audiências com o executivo, participar ocorrências, enviar a leitura do contador da água ou fazer pedidos de recolha de monos.

A app é gratuita e compatível com Android e IOS, encontrando-se disponível na Google Play e na App Store (Município de Avis – Apps no Google Play ou  https://apps.apple.com/pt/app/munic%C3%ADpio-de-avis/id1591891504).

Câmara de Portalegre reabilita casas no Bairro dos Assentos

O auto de consignação da empreitada de reabilitação de frações, propriedade do município, no Bairro dos Assentos, em Portalegre, foi assinado, no passado dia 21, na Câmara Municipal da capital de distrito.
A presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assinou com a empresa Tiago Velez Sociedade Unipessoal, Lda. a consignação da empreitada de reabilitação de frações, propriedade do município, nos blocos 9 e 10 da Rua Luís Pathé, no Bairro doa Assentos.
Decorrente das intervenções realizadas nas habitações deste bairro, a empreitada consiste em trabalhos de pinturas exteriores e interiores e reparações na cobertura, nos espaços comuns dos edifícios, bem como remodelação interior dos cinco fogos pertencentes ao Município, nos quais serão desenvolvidos trabalhos ao nível de redes de águas, esgotos e eletricidade, substituição de revestimentos e equipamentos de cozinha e instalações sanitárias, também substituição de janelas e estores e carpintarias interiores. Esta empreitada tem o valor de 156 mil euros e um prazo de execução de 150 dias.

Avis continua a vacinar contra a Covid e gripe

Em Avis, nos dias 29 e 30 (quarta e quinta-feira), entre as 10 e as 13 horas, realiza-se mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19 e gripe, na Estrutura Municipal de Vacinação Comunitária, a funcionar no Pavilhão Desportivo Municipal de Avis.

Nestas datas, podem ser vacinadas pessoas residentes no concelho de Avis, com idade igual ou superior a 40 anos, que tenham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Janssen há três meses ou mais; pessoas residentes no concelho de Avis, com idade igual ou superior a 60 anos, que tenham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há cinco meses ou mais; e pessoas residentes no concelho de Avis, com idade igual ou superior a 75 anos, que tenham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há cinco meses ou mais, sem necessidade de agendamento prévio.

Nestes dois dias, vão ser administradas a segunda dose da vacina contra a Covid-19, para utentes que receberam a primeira dose da Janssen há três meses ou mais; terceira dose da vacina contra a Covid-19, para utentes com 60 ou mais anos, que tenham recebido a vacina há cinco meses ou mais; e vacina da gripe para utentes com 60 anos ou mais.

Incubadora/Aceleradora de empresas nasce em instalações do NERPOR

O Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR) vai contar com uma Incubadora/Aceleradora de empresas, nas suas instalações, sendo que a obra começa ainda este mês.

Este era “um objetivo de há vários anos”, como explica o presidente da NERPOR, Jorge Pais, adiantando que esta estará “ao serviço de toda a região, para ajudar todas as empresas que precisam de espaço, de apoio em termos de consultoria e formação, e a sua importância não é apenas para empresa novas, mas também para aquelas que já existam e queiram crescer mais depressa”.

“Em função das necessidades da empresa é possível prestar toda esta assistência e colocá-las em contacto com as entidades adequadas e obter os apoios e formação necessária, em função do projeto da empresa”, revela Jorge Pais.

Esta incubadora, adianta o presidente do NERPOR, “confere características únicas na região, ligadas a este projeto, também devido à BioBip do Politécnico de Portalegre com quem há um protocolo de colaboração, que prevê dar assistência às empresas em incubação ou aceleração, no que for necessário, e acrescem as ligações a outro nível com outras entidades”, recordando o recente protocolo com Taiwan, que podem “ser bastante úteis para novos empresários”.

Jorge Pais reforça que esta estrutura está ao serviço de toda a região, lançando o repto aos empresários e empreendedores do concelho de Elvas que queiram, para aproveitarem o que a incubadora tem para oferecer, ao nível de apoios ou desenvolvimento de projetos que precise de uma consultoria mais específica e adequada ao projeto que estão a desenvolver”.

Esta incubadora/aceleradora resulta de um investimento que ronda os 700 mil euros, e prevê-se que esta concluída em maio do próximo ano.

Hospital de Portalegre comemora 47 anos

O Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, comemorou, nesta segunda-feira, dia 27, os seus 47 anos de abertura. Desde 27 de dezembro de 1974, a unidade hospitalar portalegrense tem vindo a servir, ao longo de quase cinco décadas, a população do distrito de Portalegre, que, no presente, pouco ultrapassa os cem mil habitantes.

Na cerimónia comemorativa deste aniversário, estiveram presentes e usaram da palavra Joaquim Araújo, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano; Filomena Mendes, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo; Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Portalegre; e Hugo Hilário, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Município de Arronches fecha Espaço Cidadão até dia 10

O Município de Arronches encerrou temporariamente o Espaço Cidadão, que entrou em funcionamento no Centro Cultural neste mês. Esta medida é tomada “em virtude dos condicionamentos colocados pelo alargamento do período de contenção que se estende agora pelas duas semanas seguintes ao dia de Natal”, esclarece a autarquia. Desta forma, este serviço afeto ao Município de Arronches vai retomar o atendimento presencial na segunda-feira, dia 10 de janeiro.

O Espaço Cidadão, em Arronches, permite a resolução de assuntos relacionados com a Autoridade para as Condições do Trabalho, ADSE, Autoridade Tributária, Caixa Geral de Aposentações, Chave Móvel Digital, Direção-Geral das Atividades Económicas, Direção-Geral da Administração da Justiça, ePortugal, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Instituto da Segurança Social, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Serviço Nacional de Saúde.

Por esta situação transitória, o Município de Arronches “solicita e agradece a compreensão da população afetada, lamentando os eventuais incómodos que esta situação possa vir a causar”.

PSP detém três pessoas numa semana

Três homens, com idades compreendidas entre os 29 e 47 anos, foram detidos pelo Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP), entre 20 e 26 deste mês, sendo um por violência doméstica; outro por tráfico de estupefacientes; e o terceiro por cumprimento de mandado de detenção e condução emitidos por Autoridade Judiciária Competente.

No mesmo período, a PSP realizou sete operações de fiscalização rodoviária, onde foram controlados 279 veículos e levantados quatro autos de notícia por contraordenação, dos quais três por falta de inspeção periódica obrigatória de veículo automóvel e um por falta de utilização do cinto de segurança durante a condução.

Foram também realizadas sete ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; duas ações de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo; uma ação no âmbito do combate e consumo de estupefacientes; e uma ação de fiscalização no âmbito da segurança privada.

Ao nível da sinistralidade rodoviária, a PSP, na sua área de atuação, registou dois acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Estremadura com mais de 7000 novos casos Covid desde dia 24

As infeções por Covid-19 continuam a aumentar na Estremadura espanhola, sendo que, desde a passada sexta-feira, véspera de Natal, foram reportados, na região, 7605 casos positivos.

Ontem, segunda-feira, foram registadas 1920 novas infeções, sendo que o maior número de novos casos positivos foi registado na véspera de natal, coincidindo com o momento em que muitas pessoas recorreram aos testes de antigénio, antes de se reunirem em família. Nesse dia, foram reportadas 2431 novas infeções, mais 253 que na quinta-feira.

Ontem, dia 27, na área de saúde de Badajoz, foram notificados 793 casos, na de Mérida 304, em Don Benito 286, em Cáceres 197, em Llerena-Zafra 117, em Plasencia 108, em Coria 72 e em Navalmoral de la Mata 43.

Elvas acolhe jovens franceses nas Jornadas Mundiais da Juventude

As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2023, encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, realizam-se de 1 a 6 de agosto.

Neste momento, as equipas de trabalho que compõem o Comité Organizador Local contam já com mais de 400 voluntários, a maioria dos quais portugueses. Em cada uma das 21 dioceses de Portugal existem também já Comités Organizadores Diocesanos, encarregados de dinamizar no seu território o caminho de preparação até à JMJ.

O padre Fernando Lopes é o responsável pelo Comité Organizador Diocesano de Évora e referiu-nos que “o processo de preparação para as jornadas envolve uma logística muito grande mas os municípios, incluindo o de Elvas, estão a aderir muito bem”.

Elvas vai receber 300 jovens franceses no período que antecede as Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, que foram instituídas por João Paulo II em 1985 e, desde então, têm-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.