Dez milhões de euros no orçamento da Câmara de Monforte

O orçamento da Câmara Municipal de Monforte para 2022 ronda os dez milhões de euros, menos 2,2 milhões do que o deste ano. O orçamento para o próximo ano foi aprovado em reunião do executivo municipal com quatro votos a favor dos eleitos da maioria CDU e uma abstenção do vereador da oposição PS.

A Câmara Municipal de Monforte tem em curso no concelho oito obras e vai manter em vigor os apoios sociais, bolsas de estudo, pagamento de medicamentos a idosos e os apoios a associações e coletividades.

Ao nível de obras, no próximo ano, a câmara prevê a requalificação da Casa do Prior, do projeto Monforte Sacro, para dar visibilidade a uma coleção de azulejos de homenagem à rainha Santa Isabel, e a conclusão das obras de ampliação da zona industrial. Estão a ser requalificadas a estrada que liga Santo Aleixo a Orada, no concelho de Borba, e entre Fonte da Vila, na freguesia de Assumar, e o Itinerário Principal 2.

Em termos de impostos, a autarquia decidiu manter em 2022 a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos em 0,35%. A taxa de participação do município no Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) a pagar por habitantes do concelho permanece à taxa máxima de 5% e a Derrama em 0,5%.

Monforte aderiu ao IMI familiar, que tem apoios para quem tem três, dois ou um filho; essas famílias vão ter 70, 40 ou 20 euros de dedução.