Estratégia Local de Habitação aprovada em Campo Maior

Nos últimos meses, o município de Campo Maior delineou uma Estratégia Local de Habitação, enquadrada na estratégia nacional para a Habitação.

Para tal foi apresentada uma candidatura junto do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), financiada a 100%.

Este foi um processo partilhado entre o município, juntas de freguesia e as IPSS do concelho, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, detentora de património habitacional para recuperar, no concelho. “Esta estratégia assentou em várias etapas: estudo, preparação, planeamento, diagnóstico de carências habitacionais e a procura de soluções para as mesmas”. O objetivo é reabilitar o património habitacional no centro histórico, trazendo novas famílias para esta zona, e favorecer a inclusão das famílias mais desfavorecidas”, revela João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior.

Este é um processo com uma duração de cinco anos, e para o qual já foram identificadas cerca de 40 famílias que necessitam de habitação, e também alguns imóveis, para serem reabilitados. João Muacho afirma que esta estratégia “permite financiamento via IHRU e do PRR, e para a qual, também a população em geral pode ser elegível, via estratégia local de habitação”. “Assim que o contrato esteja assinado com o IHRU, será feita a divulgação e os particulares podem contatar o município para recuperar o seu património”.

O presidente da Câmara de Campo Maior explica que destes imóveis, “entre 15 a 20 frações pertencem ao município, sendo que a Santa Casa da Misericórdia dispõe também de alguns que serão reabilitados”.

Esta estratégia local de habitação representa “um investimento de três milhões de euros, e assenta no trabalho que o município tem vindo a desenvolver, na reabilitação do património habitacional no centro histórico, como a casa do bilhar, o quintalinho da rua direita e algumas casas ao abrigo do Programa Viver em Campo Maior”, adianta João Muacho.

Município de Campo Maior que vê aprovada a Estratégia Local de Habitação, com o objetivo de reabilitar património no centro histórico da vila e ali alojar famílias que necessitem de habitação. Este é um projeto com um prazo de execução de cinco anos.