Debate sobre fake news na EB 2,3 nº 2 de Elvas

O programa “Parlamento dos Jovens”, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

São objetivos deste programa, entre outros, educar os jovens para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; compreender a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Faz parte deste programa a existência de um tema definido anualmente, sendo o tema deste ano “As fake news: que estratégias para combater a desinformação?”. O programa inclui também a existência de listas de alunos, um grupo de medidas por eles defendidas e eleição, de uma equipa, através do Método d’Hondt. Faz, também, parte, um período de campanha eleitoral, durante o qual se realizam debates com a presença de convidados com experiência na abordagem do tema.

Neste sentido, vai decorrer na EB 2,3 Nº 2 de Elvas, no dia 13 de janeiro, pelas 10 horas, um debate subordinado a este tema, apenas para convidados ligados à área da comunicação social.