Fossa a céu aberto preocupa população das Alpedreiras do Couto (Elvas)

Uma fossa a céu aberto coloca em risco quem reside e se desloca à zona das Alpedreiras do Couto, em Elvas. Em meados de outubro, um cavalo caiu para este buraco e “Maria”, nome fictício, receia que algo “grave possa ali acontecer. A fossa não tem tampa nem sinalização. Não se consegue ver que ali está um buraco enorme. Com crianças no local e pessoas à pesca, uma vez que é perto da Albufeira do Couto, qualquer um pode cair lá para dentro”.

De acordo com “Maria”, o buraco é muito grande. “O presidente da junta já está a par da situação. Disse-nos que ia ver o que podia fazer mas, até agora, nada foi feito”.

Contactado pela Rádio ELVAS, José Galguinho, presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, confirmou-nos que teve conhecimento da situação “logo depois da tomada de posse. Já me desloquei ao local e está ali um perigo muito grande. No entanto, apesar do terreno pertencer à minha freguesia, esta situação não é da nossa competência, nem temos meios para a resolver”.

O autarca garante que já informou “a Aquaelvas, que me parece se a entidade responsável, e a câmara municipal. Disseram-nos que estavam a aguardar para ver o que podiam fazer”.

A Rádio ELVAS contactou também a Aquaelvas, tendo nos sido dito que a empresa “não tem nenhuma fossa, da sua responsabilidade, naquela zona”.

A fossa encontra-se cercada de vegetação o que esconde por completo o perigo que ali se encontra.

Alandroal abre Ecoloja com vocação social

A Ecoloja abre em Alandroal, nesta quinta-feira, dia 18, numa iniciativa da Câmara Municipal de Alandroal com vocação social. A Ecoloja é um espaço onde os munícipes ficam diante do apelo seguinte: “se não usa, contribua; se precisa, procure-nos”.

No fundo, é um espaço onde se entregam têxteis, vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, material didático, mobiliário e eletrodomésticos. Quem já não usa ou precisa destes produtos pode fazer a entrega, para que possam ser utilizados por quem tiver necessidade.

A Ecoloja funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 12.30 horas e das 13.30 às 16.30 horas. A União de Freguesias de Alandroal também apoia esta iniciativa social.

Elvas terá dois percursos nos Caminhos de Santiago

O vereador da Câmara Municipal de Elvas Hermenegildo Rodrigues e o técnico superior de Turismo Nelson Domingos reuniram, na passada segunda-feira, 15 de novembro, com Pedro Beato, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTA), e com Paulo Cavaleiro, da empresa que vai implementar os percursos para o Caminho da Raia.

O projeto dos Caminhos de Santiago Alentejo Ribatejo está a ser desenvolvido e implementado pela ERTA, ao qual o Município de Elvas se associou. Este projeto atravessa 44 municípios a sul do Tejo e divide-se em três rotas distintas: Caminho Central, Caminho Nascente e Caminho da Raia.

O Caminho da Raia vai cruzar os municípios de Mértola, Serpa, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Vila Viçosa, Elvas, Campo Maior, Arronches, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Nisa, num total de 310 quilómetros.

Elvas vai ser contemplada por dois percursos: o de Caminhos da Raia e o Caminho Internacional, que terá ligação à região da Extremadura.

Coral Públia Hortênsia de Castro atua domingo na Sé

A iniciativa é uma homenagem à padroeira dos músicos, Santa Cecília, vai incluir um repertório composto por 14 temas musicais e a atuação tem o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

A entrada do público neste concerto é livre, mas são obrigatórios o uso de máscara e o cumprimento do distanciamento social.

Reportados mais 140 casos de Covid-19 no Alentejo

O Alentejo regista esta quarta-feira, 17 de novembro, 140 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, na região, não foram reportados óbitos associados à doença.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 40.991 casos de infeção e 1.056 mortes.

Mais 2527 casos e nove óbitos em 24 horas em Portugal

Portugal regista esta quarta-feira, 15 de novembro, mais 2.527 casos de Covid-19 e nove óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 990 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 514 doentes internados, mais 28 que ontem, 75 em unidades de cuidados intensivos (mais cinco).

Desde o início da pandemia, morreram 18.283 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.112.682 casos de infeção. Da doença já recuperaram 1.054.599 pessoas.

Arraiolos: pulseira eletrónica para homem de 84 anos por violência doméstica

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Arraiolos, deteve, no passado dia 15 de novembro,  um homem de 84 anos por violência doméstica, no concelho de Arraiolos.

No âmbito de um processo de violência doméstica, em que o homem já era arguido, os militares da Guarda deram cumprimento a um mandado de detenção, devido ao perigo de continuidade do crime, nomeadamente de ameaças de morte e possíveis agressões contra a vítima, a sua companheira de 81 anos.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Évora, para primeiro interrogatório, onde foram aplicadas as medidas de coação de proibição de regresso à residência, proibição de se aproximar da vítima, por qualquer forma ou meio, controlado por pulseira eletrónica.

Português detido em Espanha fica em liberdade

Foto: Hoy.es

Um homem de 28 anos foi detido pela Guardia Civil espanhola, pelo crime de dois homicídios por negligência, uma vez que conduzia sob o efeito de estupefacientes.

O acidente ocorreu no passado dia 4 de outubro, na A-5, perto de Guareña, no limite da província de Badajoz, em Espanha. A viatura terá saído da estrada e acabou por capotar o que provocou a morte de uma mulher, de 24, e um homem de 22 anos. Resultaram ainda dois feridos: o condutor da viatura com um traumatismo cranioencefálico e um quarto ocupante, de 39 anos.

O homem, depois de ser ouvido em Tribunal ficou em liberdade.

Um ferido leve em despiste entre Estremoz e Borba

Um ferido leve foi o resultado de um despiste com capotamento, ocorrido às sete horas da manhã, desta quarta-feira, dia 17, na estrada nacional 4, entre Estremoz e Borba.

A vítima seguia num automóvel ligeiro de passageiros e foi transportada para o hospital, em Évora. A Guarda Nacional Republicana e os Bombeiros Voluntários de Estremoz estiveram no local, com quatro operacionais e duas viaturas.

 

Avis comemora o centenário do nascimento de Saramago

A Câmara Municipal de Avis, nesta terça-feira, dia 16, assinalou o primeiro dia do Ano de Saramago. Este dia coincidiu com a data dos 99 anos do nascimento do Nobel da Literatura em 1998.
Para comemorar o ano do centenário do nascimento de José Saramago, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, acolhe, desde 16 de novembro de 2021 e até novembro de 2022, comemorações deste centenário.
No dia de um ano de Saramago, as celebrações tiveram início, às 18 horas, com a abertura da exposição «Os Notáveis Seguidores de Saramago», acompanhada de uma maratona de leitura com base na sua autobiografia “As Pequenas Memórias”.

Dar sangue para ajudar a salvar vidas: ESAE corresponde à chamada

Ajudar a salvar vidas: foi com este propósito que cerca de 20 pessoas, entre alunos, pessoal docente e não docente, da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), responderam esta manhã à chamada do Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia, para dar sangue, nas instalações da própria instituição de ensino.

Beatriz Pais, a dar sangue pela primeira vez, descreve este simples gesto como “um dever de todos”. Esta aluna, que já antes queria tê-lo feito, garante que irá dar sangue mais vezes, até porque não lhe custou nada. “Foi ótimo, senti o sangue todo o sair”, começa por dizer, assegurando que, desta feita, com os valores de hemoglobina normalizados, pôde realizar este desejo antigo. “Todos temos sangue e se o podemos dar e estamos em condições para o dar, não há razão nenhuma para não o fazermos. Está em todos nós o direito de ajudar os outros, especialmente nesta fase, em que toda a gente precisa de toda a ajuda possível”, diz ainda.

Já Laura Feliciano, que dá sangue pela segunda vez, garante que, apesar de custar um pouco, acima de tudo, o importante é fazer pelos outros, pensando sempre que, algum dia, poderá também precisar. “É uma iniciativa solidária e penso no futuro, porque se eu precisar também gostava de ter para mim”, alega, assegurando que apenas lhe doeu a picada da agulha.

Mas não só alunos doaram hoje sangue. Nelson Carboila, funcionário na escola, por exemplo, esclarece que dar sangue “não custa nada” e ajuda a salvar vida. Sendo dador há já vários anos, desde os seus tempos de militar, garante que “só se sente uma ligeira picadinha”, sendo que, para tal, apenas basta ser saudável.

Todos os anos se realizam colheitas de sangue na ESAE. Enquanto instituição com um papel ativo e com responsabilidade para com a sociedade, esta escola do Politécnico de Portalegre tem-se, desde o seu início, unido a esta causa, sensibilizando os membros da sua comunidade académica para doarem sangue.

 

UÉ associa-se ao Dia Europeu do Património Académico

A Universidade de Évora (UÉ) celebra esta quinta-feira, 18 de novembro, o Dia Europeu do Património Académico com atividades que revelam a riqueza de uma herança cultural que pode ser usufruída por todos.

Visitas guiadas e científicas bem como a atuação de um quarteto de saxofones preenchem o programa desenhado especialmente para este dia.

O objetivo desta iniciativa, onde figuram as universidades representadas no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, visa promover uma maior integração e colaboração entre as instituições de ensino superior e as instituições culturais, de forma a proporcionar aos estudantes um maior e mais diversificado acesso a atividades culturais, bem como o desenvolvimento conjunto de um plano para a cultura.

Na Universidade de Évora, o programa inicia-se pelas 11 horas, com uma visita guiada ao Colégio do Espírito Santo pelo historiador Manuel Patrocínio, professor do Departamento de História e investigador no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), da Universidade de Évora.

A não perder também são as visitas científicas temáticas à cidade de Évora, que se iniciam pelas 15 horas em diversos espaços da cidade, e que não vai querer perder, a saber: visita científica ancorada no conhecimento sobre as “Árvores e Arbustos da Cidade de Évora”, a cargo do arquiteto paisagista Mauro Raposo, investigador no Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento. Por sua vez, o geólogo Luís Lopes, professor do Departamento de Geociências e investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT), apresenta-nos as “Pedras dos Monumentos de Évora” que fazem parte do valioso e diversificado património religioso da Cidade alentejana de Évora.

Pela mesma hora, decorre uma visista “À Descoberta do Esgrafito em Évora”, orientada pela arquiteta Rita Salema, professora do Departamento de Arquitetura e investigadora no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), realçando que o esgrafito aparece em Évora nos finais do século XV.

Para encerrar o Dia Europeu do Património Académico celebrado na Universidade de Évora, é possível assitir, pelas 16.30 horas, ao concerto Quarteto de Saxofones: Memórias de Pedro Iturralde, saxofonista, professor e compositor espanhol, que decorrerá junto ao Templo Romano de Évora, composto pelos músicos Gonçalo Gomes Baião (Saxofone soprano), Matilde Pinto Carvalho Fernandes (saxofone alto), Ana Margarida Magalhães Costa (saxofone tenor) e Ândria dos Santos Costa (saxofone barítono).

Universidade Sénior de Vila Viçosa está reaberta

O Município de Vila Viçosa deu início ao curso 2021/2022 da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca. A apresentação aos alunos inscritos foi feita na Escola Básica do segundo ciclo D. João IV de Vila Viçosa, onde serão ministradas as aulas.

A escolha do local, para as aulas do referido curso, resultou de uma parceria entre o Município e o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, para garantir melhores acessibilidades e proporcionar um intercâmbio intergeracional, entre os alunos dos 5º e 6º anos e os seniores.

A Universidade Sénior de Vila Viçosa é uma instituição que nasceu em 2008, com o objetivo de “desenvolver atividades que permitam manter uma teia de relações culturais e sociais na comunidade onde se inserem os seniores, assim como favorecer a partilha de conhecimentos e de experiências do quotidiano”, segundo divulga o Município calipolense.

No entanto, a pandemia da Covid-19 manteve-a suspensa nos dois últimos anos letivos, pelo que o seu reinício se reveste do cumprimento de todas as regras e cuidados de segurança definidos pela Direção-Geral da Saúde.

CIMAA quer certificação de turismo sustentável para “Alentejo Feel Nature”

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou na sessão “Certificação dos Percursos Pedestres Feel Nature e Capacitação Empresarial Associada”, com o objetivo de apresentar o projeto “Alentejo Feel Nature” e submetê-lo à certificação Biosphere de turismo sustentável.

A rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature” abarca mais de 500 quilómetros e cruza os 15 municípios do Alto Alentejo: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Com este processo, a CIMAA e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo pretendem a definição de normas próprias, e adaptadas às características do território, para a certificação das PME do Turismo do Alto Alentejo, no sentido de serem qualificadas e certificadas como infraestruturas produtivas de Turismo de Natureza.

No total, esta rede inclui 38 percursos pedestres de pequena rota, com 402 quilómetros e três percursos pedestres de grande rota, com 126 quilómetros, devidamente sinalizados e que podem ser percorridos nos dois sentidos, em absoluta autonomia e segurança, preferencialmente entre os meses de setembro a junho, para evitar as temperaturas mais altas do verão alentejano.

Campo Maior com mais uma recuperação da Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, 17 de novembro, novos casos de infeção por Covid-19.

Por outro lado, nas últimas 24 horas registou-se mais uma recuperação da doença, pelo que estão agora, dois casos ativos.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 759 casos positivos, 745 recuperações e 12 óbitos.

Cinco vinhos da Adega Mayor premiados pela revista “Wine Enthusiast”

Entre os milhares de vinhos provados, desde janeiro até outubro, pela equipa de provas da Revista norte-americana Wine Enthusiast, quatro foram os vinhos Adega Mayor distinguidos com excelente pontuação, acima dos 90 pontos, e um como “Best buy”.

A pontuação de 90 ou mais pontos foi atribuída ao AM Reserva do Comendador Tinto 2014 – 93 pontos, o AM Reserva Tinto 2016 – 92 pontos, o AM Touriga Nacional 2016 – 91 pontos e ainda o AM Verdelho 2019 – 90 Pontos.

O AM Reserva Tinto 2016 foi considerado ainda “Editors’ Choice”, classificação atribuída aos vinhos em prova de excelente qualidade.

Mas as distinções não se ficam por aqui. O AM Caiado Tinto 2019 foi distinguido com o selo “Best Buy”, que significa que este vinho é considerado uma ótima relação qualidade/preço, e, portanto, uma boa compra.

“Vermos os nossos vinhos serem distinguidos com pontuações de excelência por publicações com a exigência da Wine Enthusiast é um enorme motivo de orgulho, mas neste caso em concreto sublinharia o facto de essa distinção ser transversal à nossa gama. É um reconhecimento da consistência do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, que nos responsabiliza mas também estimula para o que queremos fazer nos próximos”, afirma Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor, em comunicado.

“São Martinho On Move” supera expectativas em participantes e donativos

A iniciativa “São Martinho On Move”, promovida pelo grupo Campo Maior Trail Runners e a Adega Mayor, que decorreu no passado sábado, 13 de novembro, “superou as expectativas” da organização.

Carlos Pepê, membro do grupo revela a iniciativa foi bastante satisfatória, adiantando que o número de participantes chegou aos 200, tendo mesmo que recusar algumas inscrições, uma vez que não poderiam ultrapassar esse número. “Foi bastante satisfatório, por isso agradeço a todos os participantes de equipas de concelhos limítrofes, que tornaram possível atingir os objetivos que tínhamos pensado”, revela.

“Na realidade ficaram muitas pessoas de fora e pedimos desculpa por isso, mas não podíamos ter mais de 200 pessoas, e foi uma tarde extraordinária, com um pôr do sol magnífico na Adega, associado a isso, também a vertente desportiva correu cinco estrelas, onde houve espaço para confraternização”, algo que Carlos Pepê considera “muito positivo”

A solidariedade superou, igualmente, o que tinha sido inicialmente previsto, uma vez que em termos de donativos, foi muito superior. O        membro do Grupo Campo Maior Trail Runners revela que “superou um bocadinho o pensado”, relativamente ao valor angariado “era expectável”, tendo em conta que cada participante pagou quatro euros, já os donativos “superaram muito as expetativas e temos uma entrega prevista para os meninos de “Os Cucos” de roupa e brinquedos e, uma sala cheia de tampinhas que irão par a ResiAlentejo, no sentido de ajudar um menino, o Rui Mário, pelo que agradecemos à Adega Mayor, parceiros e praticantes e voluntários, que fizeram possível que o evento acontecesse”.

Carlos Pepê revela que, futuramente poderá haver mais edições da iniciativa, enaltecendo a presença das Roncas D’ Elvas, que “abrilhantaram o final da tarde de sábado”.

“São Martinho On Move”, iniciativa levada a cabo no passado sábado, em Campo Maior, onde o desporto, o convívio e a solidariedade estiveram em destaque.

Euromilhões com jackpot de 131 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 131 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 180 mil euros saiu a quatro apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de 18 mil euros vai para nove jogadores, um dos quais com aposta registada em Portugal.

O quarto prémio de 1.694 euros saiu a 31 apostadores, quatro com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 09 – 19 – 21 – 32 – 36 e pelas estrelas 03 e 04.

Projeto de atelier do elvense Miguel Barbas vence German Design Award

A Clínica Santa Madalena Cascais, do Atelier Sabrab, do elvense Miguel Barbas, é um dos projetos vencedores do German Design Award 2022.

O German Design Awards é o premio internacional do Conselho Alemão de Design e está entre os prémios de design mais reconhecidos em todo o mundo. Houve mais de 5.500 inscrições de 60 países diferentes em 2021. Consequentemente, o júri internacional com representantes de negócios, ciência e design, fez a sua seleção.

Durante os primeiros dez anos de existência do German Design Awards, houve aproximadamente 25.000 inscrições, recebidas de 87 países.

“Foi com um grande entusiasmo e sentido de honra que recebi a notícia que fomos um dos vencedores deste prémio que já tínhamos vencido em 2018 com o escritório da Sabrab. É um reconhecimento de todo o trabalho da equipa, do Pedro Unas e Maria Vidal, dedicação que colocaram neste projeto, do qual muito nos orgulhamos, e especialmente por ser esta clínica, pois é um cliente especial, na pessoa do Dr. Fernando Montellano e sua equipa, que confia em nós, e nos permitiu concretizar este design agora reconhecido”, comenta Miguel Barbas, CEO da SABRAB.

O projecto nomeado, a Clínica Santa Madalena Cascais, desenvolve-se num edifício com três pisos com cerca de 1.250 metros quadrados de área de construção e ainda estacionamento em cave.

O enquadramento para a serra de Sintra foi um dos pressupostos na distribuição do layout permitindo que as áreas de espera se tornassem também em espaços de contemplação visual. O layout dos espaços interiores da Clínica partiu do máximo aproveitamento de luz natural para as áreas de trabalho reduzindo assim a pegada ambiental no edifício.

A clínica apresenta um conjunto de especialidades dentárias, separadas por alas específicas, num total de dezoito gabinetes, incluindo uma sala de recobro com um enquadramento particular para a serra de Sintra em área reservada do espaço no piso 1 do edifício.

Exames de condução atrasados quatro meses no distrito de Portalegre

A pandemia, e o encerramento de cerca de cinco meses das escolas de condução, levou a que a realização dos exames de condução tenha sofrido alguns atrasos.

No distrito de Portalegre, de acordo com Sandra Pedras, proprietária da Escola de Condução Aqueduto, “o tempo de espera ronda os quatro meses. Já foi de cerca de cinco meses. Há pessoas que culpam muito as escolas de condução mas eu gostaria de esclarecer que nós não marcamos exames. Nós damos formação, solicitamos informaticamente os exames e é o IMT que os marca. As escolas de condução estiveram encerradas cinco meses e meio o que levou à existência de prorrogações por parte do IMT. Esse cuidado eles estão a ter”.

A responsável explica que “a validade do exame de código é de um ano. Quem não cumprir esse prazo tem que repetir o exame”.

A chegada da pandemia associada ao tempo em que as escolas de condução estiveram fechadas, mais as regras que reduziram o tempo de aulas e o número de alunos nas escolas e nos veículos, provocou alguns problemas no normal funcionamento do processo de aquisição da carta de condução.

Hoje é Dia Mundial do Não Fumador

Hoje, 17 de novembro, assinala-se o dia Mundial do Não Fumador, uma data que pretende celebrar a saúde e felicitar todos aqueles que decidiram deixar de fumar, sensibilizando as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco.

O médico Pintão Antunes afirma, que apesar de se saber que o tabaco “é um dos maiores venenos que existe”, e tendo em conta os seus malefícios, “continua a não se fazer nada”. Pintão Antunes revela que “a despesa do país com as doenças provocadas pelo tabaco é superior ao valor que o Estado ganha em impostos”.

O médico revela algumas das principais consequências do tabaco, para os fumadores. Além do cancro do pulmão, o fumador pode desenvolver “bronquites crónicas, enfisemas pulmonares, problemas de estômago, como cancro, também, da próstata, problemas cardiovasculares, que podem dar origem a amputações”.

Pintão Antunes diz ainda que o tabaco “tem várias frentes de ataque, e pode ser impedido com educação, e enquanto o Estado não tiver uma estrutura montada, neste sentido, gasta muito dinheiro”.

A Organização Mundial de Saúde estima que, todos os anos, os produtos de tabaco matam mais de 8 milhões de pessoas. Destas, mais de um milhão de pessoas morrem de exposição ao fumo passivo.