Hoje é Dia Mundial do Não Fumador

Hoje, 17 de novembro, assinala-se o dia Mundial do Não Fumador, uma data que pretende celebrar a saúde e felicitar todos aqueles que decidiram deixar de fumar, sensibilizando as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco.

O médico Pintão Antunes afirma, que apesar de se saber que o tabaco “é um dos maiores venenos que existe”, e tendo em conta os seus malefícios, “continua a não se fazer nada”. Pintão Antunes revela que “a despesa do país com as doenças provocadas pelo tabaco é superior ao valor que o Estado ganha em impostos”.

O médico revela algumas das principais consequências do tabaco, para os fumadores. Além do cancro do pulmão, o fumador pode desenvolver “bronquites crónicas, enfisemas pulmonares, problemas de estômago, como cancro, também, da próstata, problemas cardiovasculares, que podem dar origem a amputações”.

Pintão Antunes diz ainda que o tabaco “tem várias frentes de ataque, e pode ser impedido com educação, e enquanto o Estado não tiver uma estrutura montada, neste sentido, gasta muito dinheiro”.

A Organização Mundial de Saúde estima que, todos os anos, os produtos de tabaco matam mais de 8 milhões de pessoas. Destas, mais de um milhão de pessoas morrem de exposição ao fumo passivo.