UÉ associa-se ao Dia Europeu do Património Académico

A Universidade de Évora (UÉ) celebra esta quinta-feira, 18 de novembro, o Dia Europeu do Património Académico com atividades que revelam a riqueza de uma herança cultural que pode ser usufruída por todos.

Visitas guiadas e científicas bem como a atuação de um quarteto de saxofones preenchem o programa desenhado especialmente para este dia.

O objetivo desta iniciativa, onde figuram as universidades representadas no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, visa promover uma maior integração e colaboração entre as instituições de ensino superior e as instituições culturais, de forma a proporcionar aos estudantes um maior e mais diversificado acesso a atividades culturais, bem como o desenvolvimento conjunto de um plano para a cultura.

Na Universidade de Évora, o programa inicia-se pelas 11 horas, com uma visita guiada ao Colégio do Espírito Santo pelo historiador Manuel Patrocínio, professor do Departamento de História e investigador no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), da Universidade de Évora.

A não perder também são as visitas científicas temáticas à cidade de Évora, que se iniciam pelas 15 horas em diversos espaços da cidade, e que não vai querer perder, a saber: visita científica ancorada no conhecimento sobre as “Árvores e Arbustos da Cidade de Évora”, a cargo do arquiteto paisagista Mauro Raposo, investigador no Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento. Por sua vez, o geólogo Luís Lopes, professor do Departamento de Geociências e investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT), apresenta-nos as “Pedras dos Monumentos de Évora” que fazem parte do valioso e diversificado património religioso da Cidade alentejana de Évora.

Pela mesma hora, decorre uma visista “À Descoberta do Esgrafito em Évora”, orientada pela arquiteta Rita Salema, professora do Departamento de Arquitetura e investigadora no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), realçando que o esgrafito aparece em Évora nos finais do século XV.

Para encerrar o Dia Europeu do Património Académico celebrado na Universidade de Évora, é possível assitir, pelas 16.30 horas, ao concerto Quarteto de Saxofones: Memórias de Pedro Iturralde, saxofonista, professor e compositor espanhol, que decorrerá junto ao Templo Romano de Évora, composto pelos músicos Gonçalo Gomes Baião (Saxofone soprano), Matilde Pinto Carvalho Fernandes (saxofone alto), Ana Margarida Magalhães Costa (saxofone tenor) e Ândria dos Santos Costa (saxofone barítono).