Obra das novas Oficinas Municipais do Crato arranca em julho

A obra das novas Oficinas Municipais do Crato terá início em julho. Integradas na zona industrial, as oficinas serão um espaço agregador dos serviços municipais, desde a serralharia, à mecânica auto, jardinagem, infraestruturas urbanas, até à higiene e manutenção. Terá ainda um parque de máquinas, um parque de inertes e armazém para pesados e ligeiros.

Trata-se de um projeto que tem vindo a ser estudado desde que o atual executivo tomou posse, uma vez que “as oficinas têm mais de 30 anos” e, à data de hoje, “não cumprem com as exigências” operacionais do município, segundo explica o presidente da Câmara, Joaquim Diogo.

“O espaço não é ágil, neste momento, e não responde às regras e àquilo que é exigência, nos dias hoje, em termos de condições de trabalho. Temos o nosso pessoal disperso por vários edifícios e aquilo que se tentou foi identificar a melhor forma de rentabilizar todos os recursos humanos e concentrando-os num só local”, adianta o autarca.

Joaquim Diogo revela que o espaço vai estar dotado, entre outros, de várias oficinas, zona de estufa, área administrativa e de uma área social, com refeitório e salas de estar, pensada para o conforto dos trabalhadores. Adianta ainda que, numa primeira fase, o município tentou candidatar a requalificação daquele espaço, mas que acabou por se pensar numa segunda opção, que consiste na construção de um novo modelo daquela infraestrutura municipal.

Neste projeto, a eficiência energética é ainda uma das principais preocupações da autarquia. “Vai ter um parque solar anexo, que permitirá um impacto, em termos de consumo energético, que seja reduzido a zero”, assegura Joaquim Diogo.

O investimento feito nesta obra, que não conta, até à data, com qualquer tipo de financiamento, ronda os 800 mil euros. “Será feito através da contratação de um empréstimo, que dará possibilidade de se iniciar esta obra já no segundo semestre do ano, e depois do concurso público que irá decorrer”, revela ainda o presidente.

As Oficinas Municipais do Crato são um projeto que tem vindo a ser desenvolvido pelo arquiteto Vasco Antunes.