Projeto de atelier do elvense Miguel Barbas vence German Design Award

A Clínica Santa Madalena Cascais, do Atelier Sabrab, do elvense Miguel Barbas, é um dos projetos vencedores do German Design Award 2022.

O German Design Awards é o premio internacional do Conselho Alemão de Design e está entre os prémios de design mais reconhecidos em todo o mundo. Houve mais de 5.500 inscrições de 60 países diferentes em 2021. Consequentemente, o júri internacional com representantes de negócios, ciência e design, fez a sua seleção.

Durante os primeiros dez anos de existência do German Design Awards, houve aproximadamente 25.000 inscrições, recebidas de 87 países.

“Foi com um grande entusiasmo e sentido de honra que recebi a notícia que fomos um dos vencedores deste prémio que já tínhamos vencido em 2018 com o escritório da Sabrab. É um reconhecimento de todo o trabalho da equipa, do Pedro Unas e Maria Vidal, dedicação que colocaram neste projeto, do qual muito nos orgulhamos, e especialmente por ser esta clínica, pois é um cliente especial, na pessoa do Dr. Fernando Montellano e sua equipa, que confia em nós, e nos permitiu concretizar este design agora reconhecido”, comenta Miguel Barbas, CEO da SABRAB.

O projecto nomeado, a Clínica Santa Madalena Cascais, desenvolve-se num edifício com três pisos com cerca de 1.250 metros quadrados de área de construção e ainda estacionamento em cave.

O enquadramento para a serra de Sintra foi um dos pressupostos na distribuição do layout permitindo que as áreas de espera se tornassem também em espaços de contemplação visual. O layout dos espaços interiores da Clínica partiu do máximo aproveitamento de luz natural para as áreas de trabalho reduzindo assim a pegada ambiental no edifício.

A clínica apresenta um conjunto de especialidades dentárias, separadas por alas específicas, num total de dezoito gabinetes, incluindo uma sala de recobro com um enquadramento particular para a serra de Sintra em área reservada do espaço no piso 1 do edifício.