Albérico José Frade Rijo teve durante muitos anos um salão de cabeleireiro na Rua da Cadeia, em Elvas.
Curiosamente, tinha cumprido o seu último aniversário no passado dia 19. Albérico Rijo fez parte de várias associações da cidade, foi autarca na Junta de Freguesia de Assunção e era um dos primeiros militantes do PPD/PSD, nesta altura o mais antigo de Elvas.
O velório realiza-se na Igreja de São Domingos e a Rádio ELVAS apresenta os mais sinceros pêsames à família enlutada.
O Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4G (CLDS – 4G) de Monforte denominado Agir4GMonforte vai realizar, nos próximos dias 27 e 28 (quarta e quinta-feira), a EMP@WER – I Feira de Emprego e Empreendedorismo Social de Monforte.
O evento enquadra-se na atividade 2 do Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação e tem como objetivo ser o ponto de encontro entre entidades empregadoras e destinatários, fomentando novas áreas de interesse para os desempregados do concelho e pessoas com deficiência e incapacidade.
Nesta feira, vão também ser dinamizados vários workshops inseridos noutras atividades do Eixo 1, destinados a desempregados (atividade 3), empresários (atividade 5), alunos e pessoas com deficiência e/ou incapacidade (atividade 8).
A edição deste ano da Baja Portalegre 500, que já conta com 35 anos de história, conta com 404 inscrições, em que cerca de 20 por cento são de pilotos estrangeiros, de 27 nacionalidades diferentes.
A prova de todo-o-terreno decorre entre quinta-feira, dia 28 de outubro, e domingo, e com “o interesse suplementar de decidir títulos da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country (com o português Alexandre Ré como um dos candidatos), mas também da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country”, revela a organização.
Em termos de automóveis, há um total de 101 inscritos. “Entre estes, natural destaque para os que vão ter aos comandos os pilotos que estão na luta pelo título da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country, mas também da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country”.
As duplas Yazeed Al Rajhi/Michael Orr (Toyota Hilux Overdrive) e Yasir Seaidan/Alexey Kuzmich (MINI John Cooper Works Rally), as duas primeiras classificadas da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country e as únicas formações candidatas ao título absoluto, são as primeiras a irem para a estrada na próxima sexta-feira, dia em que se disputa a Especial de Qualificação, mas também o primeiro Setor Seletivo.
Os portugueses e irmãos, Alexandre Ré/Pedro Ré (Can Am Maverick), depois de, na Baja Itália, se terem sagrado vencedores da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country, chegam a Portalegre com hipóteses de chegarem ao título da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country na Categoria T4. Como adversários, nessa particular luta, vão ter o piloto da Arábia Saudita Abdullah Saleh Alsaif e o kuwaitiano Mshari Al-Thefiri, também eles aos comandos Can Am Maverick.
Mas a Baja Portalegre 500 também decide o título absoluto da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country. Uma competição em que, igualmente, Yazeed Al Rajhi pode assegurar o ceptro, mas com a dupla Krzysztof Holowczyc/Lukasz Kurzej (Mini John Cooper Works Rally) a perseguir o mesmo objetivo. Sublinhe-se que o piloto polaco até já venceu duas edições da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal.
Ao nível das motos, são 173 os pilotos inscritos, entre as categorias “Promoções & Hobby” e “Mini Baja”, esta com um total de 25 jovens, com idades compreendidas entre os dez e os 16 anos.
Os dois candidatos ao título do Campeonato Nacional Todo Terreno OPEN 2021, António Maio (Yamaha WR450F) e Gustavo Gaudêncio (Honda 250R), são apenas dois dos nomes que se destacam na extensa lista de inscritos, para além do alemão Sebastian Bühler (Hero 450 Rally) vencedor das três últimas edições da Baja Portalegre 500, Luís Oliveira (Yamaha WR450) também ele vencedor da prova, Mário Patrão (KTM EXC 450) que, a exemplo de António Maio, soma seis subidas ao lugar mais alto do pódio, entre muitos outros pilotos.
Entre os quads, 31 pilotos aceitaram o desafio da Baja Portalegre 500, com destaque para Luís Engeitado e Luís Fernandes (ambos em Yamaha YFZ450R), que protagonizam mais um duelo pelo título absoluto do Campeonato Nacional Todo Terreno OPEN 2021. João Vale (Suzuki LTR450) é outro dos candidatos à vitória e ainda há a participação curiosa de três pilotos da Arábia Saudita.
Ao nível dos squads, são 99 as equipas inscritas. Na próxima sexta-feira, João Dias, acompanhado por João Filipe (Bombardier Can-Am Maverick) será o primeiro entre os SSV a partir para a estrada, ele que, em 2020, venceu a Baja Portalegre 500 e o “título” da Taça do Mundo FIM de Bajas.
Há mais de 50 anos, a Delta Cafés está empenhada em construir um modelo de negócio sustentado. A responsabilidade social e ambiental sempre foi uma manifestação viva dos valores do fundador da Delta Cafés, o comendador Rui Nabeiro, bem como dos líderes que têm agora a determinação de fazer da Delta uma marca cada vez mais global, que cresce no mundo com os valores de sempre: integridade, transparência, humildade, solidariedade, sustentabilidade e qualidade.
A essência Delta Cafés está presente em cada plano ou ação: pelas pessoas, pelo ambiente e por um amanhã melhor. Com uma estratégia de sustentabilidade global desenhada em torno da contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, o administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, fala à revista Recicla sobre os diversos projetos que fazem da Delta uma marca que marca.
Há já dois anos que a Delta Cafés, em conjunto com a Sociedade Ponto Verde, adoça as pausas para café dos portugueses. Partindo da premissa de que os pacotes de açúcar são “um extraordinário veículo de comunicação”, a marca tem vindo a apostar, desde 2019, em passar mensagens que convidam à reciclagem. “A sustentabilidade está no nosso ADN e faz parte da nossa cultura no modo como criamos valor, a qual partilhamos com as nossas pessoas e comunidades”.
Provérbios e piadas recicladas foram, assim, o mote de duas das três coleções que procuraram consciencializar a população para a separação das embalagens. Com a capacidade de veicular estas mensagens, em média, a quatro milhões de pessoas por dia, a iniciativa procura continuar a promover a consciência do consumidor, incentivá-lo a fazer a reciclagem e revelar o caminho traçado pela marca rumo à sustentabilidade.
“Consciencializar e estar consciente, reduzir o impacto, desempenhar iniciativas com base em princípios de desenvolvimento sustentável, melhorar a comunidade onde nos inserimos, trabalhar na resolução de desafios ambientais e sociais” são, refere Rui Miguel Nabeiro, os principais objetivos da Delta para um futuro mais sustentável.
O compromisso da marca com os ODS assume outras vertentes. Além da saúde e bem-estar dos colaboradores, a Delta tem vindo a promover projetos de atuação em cidadania e empreendedorismo responsável, assim como ações que promovem a biodiversidade e a economia circular. O café, matéria-prima que trabalham, tem uma elevada interdependência com o ambiente. As alterações climáticas, a degradação dos solos ou a escassez de água constituem uma ameaça à sua existência em qualidade e quantidade, necessárias para responder à crescente procura.
“Estamos, por isso, empenhados em fomentar a qualidade de vida e literacia dos produtores, contribuindo para a erradicação da fome e pobreza nos países produtores de café. A nossa sustentabilidade enquanto grupo de empresas dedicadas ao setor, depende da expansão para novos mercados e da introdução de produtos e serviços inovadores, bem como da capacidade de incorporarmos e influenciarmos a nossa cadeia de valor, para a adoção de boas práticas ambientais e sociais.”
Promover e sensibilizar os clientes para a diversidade do café, através do lançamento contínuo de cafés provenientes de novas origens que contribuem para a manutenção da biodiversidade das diferentes regiões, e promover e sensibilizar os para os cafés certificados são alguns dos compromissos do Grupo Nabeiro-Delta Cafés. “A diversidade das origens e variedades de café que compramos, e que nos distingue neste setor, representa um contributo para a manutenção da biodiversidade de cada uma das regiões produtoras e para a valorização dos recursos naturais.”
A escassez dos recursos, conjugada com o crescimento populacional global, está a ditar a substituição de modelos produtivos lineares por modelos centrados na circularidade dos materiais. “Estamos comprometidos com este novo paradigma e empenhados na identificação de oportunidades que permitam aumentar a circularidade dos materiais presentes na nossa cadeia de valor rumo à criação de um futuro ambientalmente mais sustentável”, refere Rui Miguel Nabeiro.
Nos últimos dois anos, a Delta Cafés desenvolveu vários projetos no âmbito de um caminho rumo à sustentabilidade. A valorização de cápsulas Delta Q num programa de reciclagem que separa a borra de café do material da embalagem é um dos exemplos. Enquanto a borra é transformada em compostagem, a embalagem de plástico misto transforma-se em matéria-prima de um novo processo industrial. Para isto foram criados os pontos reciQla, da Delta Q, onde os consumidores são convidados a depositar as cápsulas e, assim, reduzir a sua própria pegada ambiental.
Mais recentemente, chegou ao mercado a Delta Q eQo, sob o mote “da Natureza e pela Natureza”. Este é o primeiro blend Delta Q com tripla certificação, cápsula biodegradável e em embalagem reciclável. A cápsula eQo é produzida, inteiramente, a partir de fibras de origem vegetal e de biomateriais, tem um ciclo de vida menor e, portanto, como menor impacto ambiental. “Não queremos ser repetitivos, mas tudo no café nos inspira e se ontem ele parecia confinado a um grão, hoje, já não se basta a ele mesmo e quer ser mais do que a função para a qual nasceu e no fim, renascer com outra vida”, afirma o administrador.
Nasce assim um modelo de negócio inspirado na natureza e, numa ótica de reaproveitamento, com uma participação ativa dos clientes, as borras resultantes do café Delta são aproveitadas para um excelente substrato e a startup Nãm transforma-a em cogumelos frescos, locais e orgânicos. Uma Ideia sustentável que a RECICLA já deu a conhecer. Ações e iniciativas como estas são, segundo Rui Miguel Nabeiro, “sempre vistas com bastante positividade”, pois “os consumidores estão a exigir maior transparência das marcas, incluindo saber como planeiam enfrentar os desafios da sustentabilidade e como a integram nos seus modelos de negócio e cadeias de valor”.
O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou a prorrogação do dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais, nos corpos de bombeiros, até ao próximo dia 31 (domingo).
Em comunicado, o ministério justifica a decisão com “as previsões meteorológicas, que continuam favoráveis à ocorrência e desenvolvimento de incêndios rurais”, pelo que “o Ministro da Administração Interna decidiu prorrogar, até 31 de outubro, o dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais nos corpos de bombeiros, de modo a assegurar a manutenção de um dispositivo de resposta adequado ao risco de incêndio rural”.
Este dispositivo vai manter um efetivo de 3933 bombeiros, correspondendo a 798 equipas, apoiados por 848 veículos, que complementam o dispositivo permanente terrestre e os 41 meios aéreos que se mantêm ao serviço até ao final de outubro, nos termos da Diretiva Operacional Nacional nº 2.
A Federação da Juventude Socialista (JS) de Portalegre reuniu, no passado sábado, 23 de outubro, na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, em Castelo de Vide, a sua Comissão Política Federativa naquela que foi a última reunião do órgão do presente mandato.
Após a análise da situação política que se centrou nos resultados das eleições autárquicas e na proposta de Orçamento do Estado para 2022, foi aprovado por unanimidade a realização do XIII Congresso Federativo da Juventude Socialista de Portalegre no concelho de Ponte de Sor, no próximo dia 18 de dezembro.
Foi ainda eleita, por unanimidade, a Comissão Organizadora do Congresso Federativo, sendo constituída por João Diogo Carlos (presidente), Mário Ceia, Marta Inácio, Paulo Lopes e Carolina Filipe.
A comissão organizadora do congresso tem como tarefa organizar e preparar todos os aspetos relacionados com o decorrer dos trabalhos desta reunião magna dos Jovens Socialistas do Alto Alentejo.
Elvas regista hoje mais uma recuperação de Covid-19. Sem novos casos positivos identificados, nas últimas 24 horas, há agora oito casos ativos no concelho.
Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.769 casos, 1.732 altas e 29 óbitos.
O Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 18 e 24 de outubro, deteve cinco homens, com idades compreendias entre os 23 e os 62: quatro por condução sob o efeito do álcool (TAS de 1,53g/l; 1,84g/l; 1,51 g/l: 2,39g/l; e 2,71g/l); e uma por ofensas à integridade física.
No mesmo período de tempo, os agentes da PSP levaram a cabo dez operações de fiscalização rodoviária, com o controlo de 392 veículos e levantaram 12 autos de notícia por contraordenação: seis por falta de inspeção periódica obrigatória de veículo automóvel, dois por condução sob efeito do álcool e quatro por utilização do telemóvel durante a condução.
Foram ainda realizadas quatro ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e duas ações de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo.
Durante a semana passada, a PSP registou, no distrito, quatro acidentes de viação, dos quais resultou um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.
Jorge Martins, em representação da associação desportiva IALBAX, venceu, no passado sábado, dia 23, a II Milha Pedro Rabaça, em Póvoa e Meadas, no escalão de V50.
Já no domingo, dia 24, a IALBAX esteve representada por três atletas, no Trail da Costa Vicentina. Humberto Pestana, na distância de 57 quilómetros, num percurso que ligou Santiago do Cacém a Porto Covo, foi 49º na geral e oitava em M40. Carlos Santos, na distância intermédia de 25 quilómetros, entre Cercal a Porto Covo, foi 252º da geral e 33º em M50. Já na distância mais curta desta prova, de 17 quilómetros, entre Sonega e Porto Covo, Lina Comprido foi 184ª da geral e sétima em F45.
A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu executivo, esta quarta-feira, dia 27, às 16 horas, aberta ao público, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Da ordem de trabalhos constam, entre outros, a anulação de procedimentos concursais, uma auditoria ao cumprimento do “Contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Sistemas de Distribuição de Água para Consumo Público e de Recolha de Efluentes do Concelho de Elvas”, a atribuição de hortas comunitárias, um acordo de cooperação para rede de coworking, a empreitada de requalificação do Jardim Municipal em Elvas, assim como de ampliação do complexo social da Boa-Fé.
Será ainda debatida a designação dos representantes da Câmara nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos de Escolas do concelho, da Assembleia–Geral da VALNOR, do Conselho Geral da Fundação Alentejo, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Elvas e da Assembleia Geral da Turismo Alentejo – E.R.T
Conheça a ordem de trabalhos na íntegra: 1– Período Antes da Ordem do Dia 2– Aprovação da Ata de 13/10/2021 3– Expediente Geral: 3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:
– Análises de águas
– Despachos n.º 58/2021, n.º 59/2021, n.º 60/2021, n.º 62/2021, n.º 63/2021, n.º 64/2021, n.º 65/2021, n.º 70/2021, e n.º 69/2021
– Atribuição de Hortas Comunitárias
– Concurso de cedência para aluguer, da Loja sita na Rua Alferes Cristóvão Pinto
Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências.
– Direito de preferência do prédio sito na Rua do Mestre Escola, n.º 12 – 2.º Esq.º., fração “C”, em Elvas
– Direito de preferência do prédio sito na Estrada da Calçadinha, 1560, Chafariz D’ El-Rei, em São Brás e São Lourenço
– Direito de preferência do prédio sito na Estrada das Fontainhas, n.º 6, em Elvas
Processos despachados de acordo com a delegação de competências
– Processo de obras n.º 82/18, n.º 114/18, n.º 30/21, n.º 31/21, n.º 66/21, n.º 76/21, n.º 82/21, n.º 88/21, n.º 92/21, n.º 94/21, n.º 102/21, n.º 105/21, n.º 106/21
3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:
– Resumo diário de Tesouraria do dia 26 de outubro de 2021
– Alteração orçamental
– Rede Coworking/Teletrabalho – Acordo de Cooperação
– Centro de Valorização e Transferência e Tecnologia – Reprogramação
– Seguro de Acidentes Pessoais dos Órgãos Autárquicos
– Proposta de decisão sobre a manifestação de interesse relativa à “Área de Acolhimento Empresarial e Logística de Elvas” – Audiência Prévia
3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:
– Empreitada de beneficiação da estrada municipal EM 1116, receção provisória
– Empreitada de requalificação do Jardim Municipal em Elvas, receção provisória
– Empreitada de ampliação do complexo social da Boa-Fé, trabalhos complementares
4-Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:
4.1.- Regimento da Câmara Municipal de Elvas;
4.2.– Procedimentos Concursais – anulação;
4.3.– Comissão de acompanhamento e monitorização da transferência de competências na área da Educação;
4.4.- Auditoria ao cumprimento do “Contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Sistemas de Distribuição de Água para Consumo Público e de Recolha de Efluentes do Concelho de Elvas” celebrado entre o Município de Elvas e a Aquaelvas – Águas de Elvas, S.A;
4.5.- Designação dos Representantes da Câmara no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas (Boa-Fé);
4.6.- Designação dos Representantes da Câmara no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Elvas (Santa Luzia);
4.7.- Designação dos Representantes da Câmara no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas n.º 3;
4.8.- Representante da Câmara na Assembleia – Geral da VALNOR;
4.9.- Representante da Câmara, no Conselho Geral da Fundação Alentejo;
4.10.- Representante da Câmara na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Elvas;
4.11.- Representante da Câmara na Assembleia Geral da “Turismo Alentejo – E.R.T.”;
4.12.- Representante da Câmara no Conselho Cinegético e de Conservação da Fauna Municipal;
4.13.- Representante da Câmara na Agroraiana;
4.14.- Representante da Câmara na Associação para o Desenvolvimento do “ Portalegre Distrito Digital ”;
4.15.- Representante da Câmara na ADER-AL – Agência de Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejo;
4.16.- Designação do Representante da Câmara na Associação de Beneficiários do Caia;
4.17.- Designação do Representante da Câmara no ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios;
4.18.- Representação do Município na Organização Cidades Património Mundial;
4.19.- Representante da Câmara na Associação Rede Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad;
4.20.- Representante da Câmara na Rede Cultural Sete Sois Sete Luas;
4.21.-Representante da Câmara na Associação “European Walled Towns”;
4.22.- Representante da Câmara no Conselho Local de Ação Social de Elvas (CLASE);
4.23.– Designação de Representante na Rede de Património Mundial de Portugal;
4.24.- Representação do Município na Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico;
4.25.- Representante da Câmara nas Águas do Vale do Tejo;
4.26.- Cedência da Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Dr.ª Elsa Grilo para apresentação do livro “História do Ciganinho Chico”, do autor Bruno Gonçalves;
4.27.- TransAlentejo Walking Festival;
4.28.- Habitação Municipal – revisão do valor da renda;
4.29.- Atribuição de Habitação Municipal em regime de Arrendamento Apoiado/Abertura de concurso;
4.30.- Plano Individual de Transição;
4.31.- Programa Eco – Escolas;
4.32.- Pedido de cedência de espaço para reunião com 30 pessoas;
4.33.- Campeonato de Portugal – Cedência de Autocarro;
4.34.- Despacho – Horário de Trabalho dos Serviços Municipais;
4.35.- Concurso para Iluminação de Natal.
O ciclo formativo “Desmarca-te”, organizado pela Fábrica do Empreendedor, encerra o mês de outubro, com uma sessão, esta quarta-feira, dia 27, com uma formação dedicada à “Igualdade de Género e Feminismo”.
A sessão, realizada via Zoom, decorre entre as 18 e 19.30 horas.
Este ciclo gratuito de workshops tem como objetivo capacitar os participantes e promover o desenvolvimento das suas competências pessoais, no que respeita à construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto profissional.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas, deteve um homem de 49 anos, por caça ultrapassando os quantitativos legais de caça ao coelho, em Monforte.
Segundo a GNR, no decorrer de uma ação de fiscalização, os elementos do NPA detetaram o caçador a caçar em terreno não ordenado, ultrapassando os quantitativos de caça ao coelho, o que culminou na sua detenção e na apreensão de uma caçadeira, 16 cartuchos com múltiplos projéteis, nove cartuchos vazios e uma cartucheira. O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.
A GNR salienta que “a gestão das populações de coelho-bravo assume importância estratégica no âmbito do usufruto sustentado deste recurso, procurando que os seus níveis populacionais garantam simultaneamente quantitativos cinegéticos, num quadro de um aproveitamento multifuncional de uma propriedade, sem comprometer os equilíbrios ecológicos existentes”.
No final de setembro, estavam inscritos, nos Centros de Emprego do Alentejo, 14.876 desempregados, menos 3276 indivíduos do que em setembro do ano passado. Os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) indicam que o desemprego caiu 18% num ano, face a período homólogo.
Ainda de acordo com os mesmos dados, o Algarve e o Alentejo foram as regiões onde se registou a maior quebra do desemprego, com a realidade algarvia, muito dependente do turismo, a explicar melhor o decréscimo destes números.
A nível nacional, em setembro, estavam inscritos, nos Centros de Emprego, 359.148 desempregados, sendo o valor mais baixo desde março de 2020. Face a setembro do ano passado, o desemprego recuou 12,4%, revela o IEFP.
“Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2020, na variação absoluta, contribuiu o grupo dos que estão inscritos há menos de um ano [-82.029] e, em sentido inverso, constata-se um aumento no desemprego dos indivíduos que permanecem inscritos há um ano e mais [+31.003]”, explica ainda o IEFP.
O Alentejo regista, esta segunda-feira, 25 de outubro, quatro novos casos de infeção por Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, não foram reportadas, na região, vítimas mortais associadas à doença.
Desde março do ano passado, no Alentejo, foram registados 40.011 casos positivos de Covid-19 e 1051 mortes.
O atendimento no Gabinete de Apoio ao Consumidor em Elvas, por parte da DECO, realiza-se esta quarta-feira, 27 de outubro, entre as 10 horas e o meio-dia, de forma presencial, na biblioteca municipal.
A marcação do atendimento deve ser efetuada através de e-mail (biblioteca@cm-elvas.pt) ou do telefone 268 639 740, no sentido de garantir a segurança de todos os utilizadores do serviço, devido à situação pandémica.
A intervenção do Gabinete de Apoio ao Consumidor em Elvas visa prestar informação aos consumidores acerca dos seus direitos, atuar na resolução dos seus conflitos de consumo e prestar orientação financeira às famílias do concelho.
O Hospital São João de Deus em Montemor-o-Novo vai abrir uma nova ala dedicada à Saúde Mental.
Trata-se de um projeto “que pretende dar resposta aos utentes do departamento de saúde mental, do Hospital do Espírito Santo de Évora e do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo. O projeto está integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados, integrados de Saúde Mental, tal como explica o diretor do Hospital, David Padeiro.
Esta Residência de Apoio Moderado em Saúde Mental destina-se a homens e mulheres, em idade adulta, que tenham sido referenciados, neste caso, pela equipa de Coordenação Regional de Cuidados Continuados, em articulação com o Departamento de Saúde Mental, funcionando esta em “regime de internamento prolongado, o que se propõe para estes utentes é que, por um processo que está estabilizado, possam adquirir ou readquirir alguma autonomia, para poderem ser novamente integrados na sociedade”, tal como revela David Padeiro.
Esta ala, com capacidade para 10 utentes, fica instalada no perímetro do Hospital São João de Deus, tendo todas as condições de segurança asseguradas, uma vez que foram feitas reformas ao edifício. Sendo assim, qualquer utente da região Alentejo, se estiver referenciado para tal, pode usufruir deste espaço.
A Residência de Apoio Moderado em Saúde Mental, do Hospital São João de Deus, tem data prevista de abertura para este mês de Outubro.
A equipa de sub-15 (Iniciados) de “O Elvas” foi derrotada, em casa, por 1-4, pelo Alverca, na oitava jornada da Série E do campeonato nacional. Num jogo sem golos na primeira parte, depois do intervalo os ribatejanos chegaram a 0-3, antes dos alentejanos reduzirem e o Alverca ter feito o resultado final.
Campo Maior regista esta segunda-feira, 25 de outubro, duas recuperações de Covid-19, sendo que, no concelho, já não há qualquer caso ativo de infeção.
Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 752 casos positivos de Covid-19, 740 altas e 12 óbitos.
Foi há 46 anos que o pai de Rui e Manuel João Rodrigues, Pompílio, que dá o nome ao restaurante que conduz sempre muita gente à freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, decidiu, juntamente com a esposa, dar início a este negócio.
Agora, são os dois filhos os responsáveis por esta casa, que, depois de todos os constrangimentos provocados pela pandemia, já voltou, para surpresa de ambos, a funcionar de igual forma ao período antes da “invasão” da Covid-19.
Aqui, excepto às terças-feiras, em que o restaurante encerra para descanso do pessoal, é possível degustar de um vasto leque de pratos, sobretudo ao nível da gastronomia típica alentejana, com destaque para as migas de espargos com carne de alguidar, e os pratos de caça, como arroz de coelho e lebre.
Rui e Manuel João Rodrigues são os convidados de hoje, no “Retoma da Economia”, um programa da Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Para ouvir, na íntegra, aqui:
Raquel Trabuco, em representação do Clube Elvense de Natação (CEN), alcançou, no passado sábado, dia 23 de outubro, a vitória na classificação geral feminina, na distância 5.000 metros, no VIII Cross Villa de Aceuchal, em Espanha.
Para além de Raquel Trabuco, nesta prova, estiveram ainda, e a representar o CEN, os seguintes atletas: Henrique Tavares (Chupetines); Diego Tavares (Pré-benjamins); Martim Rosário (Benjamins); e Hugo Tavares (Veteranos B).
Na II Milha Pedro Rabaça, disputada em Póvoa e Meadas (concelho de Castelo de Vide), no passado sábado, dia 23, o Clube Elvense de Natação (CEN) esteve representado por 15 atletas, tendo alcançado o terceiro lugar por equipas. Individualmente, Afonso Sequeira foi primeiro classificado em Iniciados Masculinos.
Do CEN, subiram ao pódio, para além de Afonso Sequeira, mais cinco atletas: Rodrigo Bicho foi terceiro, em Benjamins A Masculinos; Joana Cardoso foi segunda e Maria Boné terceira, em Iniciados Femininos; João Monteiro foi terceiro, em Iniciados Masculinos; enquanto Bernardo Correia, em Juvenis Masculinos, subiu também ao último lugar do pódio.
Participaram ainda nesta prova os seguintes atletas: Áurea Santos e Bogdan Bohatyrov (Benjamins A); Madalena Dias, Iara Santos e Nuno Troca (Infantis); Santiago Carvalho e João Coutinho (Iniciados); Sara Liu e Bernardo Sequeira (Juvenis).
O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado, anualmente na quarta segunda-feira do mês de outubro, pelo que se assinala hoje, dia 25, sendo também este o mês internacional das bibliotecas escolar.
Este tipo de biblioteca tem vindo, ao longo do tempo a ganhar um maior destaque e importância na comunidade escolar e não só.
Para a coordenadora das bibliotecas escolares de Campo Maior, Isabel Golaio, a Biblioteca escolar tem muita importância, uma vez que “hoje a biblioteca não é vista apenas como um espaço onde há os livros, é sim um centro de recursos e aprendizagem, que fazem uma articulação com o currículo e com as atividades que se desenvolvem”.
Durante este mês, em Campo Maior são desenvolvidas várias atividades, sendo que “há já uma exposição sobre contos, patente na biblioteca da Escola Secundária e haverá também, a hora do conto”, no âmbito do tema internacional “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”.
Dia da Biblioteca escolar que se celebra hoje, uma data que foi comemorada pela primeira vez em 1999.
O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado, anualmente na quarta segunda-feira do mês de outubro, pelo que se assinala hoje, dia 25, sendo também este o mês internacional das bibliotecas escolar.
Este tipo de biblioteca tem vindo, ao longo do tempo a ganhar um maior destaque e importância na comunidade escolar e não só, uma vez que envolve diversas parcerias com instituições, sendo um polo de dinamização a vários níveis, revela Teresa Guerreiro, professora bibliotecária em Elvas. “Hoje em dia a Biblioteca escolar é muito diferente daquilo que nós, enquanto alunos, quando andámos na escola, conhecemos, é agora um espaço onde tudo acontece dentro da escola, é inclusivamente o coração da escola, é um polo de dinamização de leitura, cultura e atuação cívica dos alunos, porque congrega e estabelece pontes na realização de projetos que acontecem na escola, entre as várias disciplinas”.
As bibliotecas do concelho de Elvas trabalham juntas e em parcerias estreitas, “há toda uma rede entre as bibliotecas escolares a nível nacional, no sentido de partilha de recursos para melhorar a vida das comunidades que nós servimos”, revela ainda a professora Teresa Guerreiro.
“Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” é o tema da celebração do mês das bibliotecas escolares, este ano. Em Elvas, foi já lançada uma plataforma online denominada de “contar-te o mundo na Raia”, num desafio lançado a toda a comunidade para que possam fazer chegar através de áudio ou vídeo, pelos emails da escolares do concelho, histórias tradicionais ou contos, mesmo antigos, sendo objetivo que os mais novos ponham os mais velhos a contar histórias”.
Paralelamente a esta atividade, segundo explica Teresa Guerreiro, cada biblioteca escolar tem as suas próprias atividades, destinadas à celebração deste mês, passando pelo “acolhimentos às turmas, oferta de marcadores de livros, arranque de projetos que dinamizam, ao longo do ano, e haverá uma exposição itinerante de contos tradicionais do mundo, que vai circular por todas as bibliotecas escolares do concelho de Elvas”.
Dia da Biblioteca escolar que se celebra hoje, uma data que foi comemorada pela primeira vez em 1999.
Nos últimos dias, o executivo da Câmara Municipal de Elvas, liderado por Rondão Almeida (na foto), levou a efeito um conjunto de reuniões com os principais agentes do concelho, entre associações e instituições.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas refere que a primeira reunião foi com os funcionários da autarquia: “comecei por fazer um balanço daquilo que se passa na Abegoaria Municipal e correu muito bem. Já temos duas pessoas na rua a fotografar tudo aquilo que se encontra mal, para que possamos resolver. Por outro lado, tive a preocupação de ir reunindo por todos os setores da Câmara Municipal e achei que, sem dúvida nenhuma, há qualidade de trabalho mas também há algumas coisas que têm que ser mudadas”.
Por outro lado, foram ouvidos os agentes associativos, dada a importância que representam para o concelho. O autarca esteve também reunido com as diretoras dos agrupamentos escolares, porque se apercebeu que “algo não está a correr bem”. “As nossas crianças estão a rejeitar, por um lado a qualidade, e por outro a quantidade do que está a ser servido”, explica.
Rondão Almeida aborda ainda a questão da transferência de competências do Governo para os municípios, referindo que rejeita totalmente as obrigações das outras entidades. O presidente assegura que “o Estado terá de cumprir integralmente com as suas obrigações”.
Amanhã, terça-feira, o presidente da Câmara vai novamente receber os munícipes para atendimento presencial. Rondão Almeida refere que “as questões do emprego e habitação são as que mais preocuparam os elvenses na primeira sessão de atendimento”, onde recebeu cerca de 30 pessoas. “No entanto, eu não posso estar a atender uma pessoa que me pede para vir para um programa social, quando eu vejo que essa pessoa pode trabalhar na área da construção civil, da agricultura ou da restauração, onde há falta de trabalhadores”. “A Câmara só pode dar trabalho quando o Centro de Emprego não tem resposta”, diz ainda.
O atendimento presencial, na Câmara Municipal de Elvas, por parte do presidente da câmara, decorre às terças-feiras, entre as 10 e as 19 horas.