Desemprego caiu 18% no Alentejo num ano

No final de setembro, estavam inscritos, nos Centros de Emprego do Alentejo, 14.876 desempregados, menos 3276 indivíduos do que em setembro do ano passado. Os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) indicam que o desemprego caiu 18% num ano, face a período homólogo.

Ainda de acordo com os mesmos dados, o Algarve e o Alentejo foram as regiões onde se registou a maior quebra do desemprego, com a realidade algarvia, muito dependente do turismo, a explicar melhor o decréscimo destes números.

A nível nacional, em setembro, estavam inscritos, nos Centros de Emprego, 359.148 desempregados, sendo o valor mais baixo desde março de 2020. Face a setembro do ano passado, o desemprego recuou 12,4%, revela o IEFP.

“Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2020, na variação absoluta, contribuiu o grupo dos que estão inscritos há menos de um ano [-82.029] e, em sentido inverso, constata-se um aumento no desemprego dos indivíduos que permanecem inscritos há um ano e mais [+31.003]”, explica ainda o IEFP.