“A biblioteca é o coração da escola”, diz Teresa Guerreiro em Dia da Biblioteca Escolar

O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado, anualmente na quarta segunda-feira do mês de outubro, pelo que se assinala hoje, dia 25, sendo também este o mês internacional das bibliotecas escolar.

Este tipo de biblioteca tem vindo, ao longo do tempo a ganhar um maior destaque e importância na comunidade escolar e não só, uma vez que envolve diversas parcerias com instituições, sendo um polo de dinamização a vários níveis, revela Teresa Guerreiro, professora bibliotecária em Elvas. “Hoje em dia a Biblioteca escolar é muito diferente daquilo que nós, enquanto alunos, quando andámos na escola, conhecemos, é agora um espaço onde tudo acontece dentro da escola, é inclusivamente o coração da escola, é um polo de dinamização de leitura, cultura e atuação cívica dos alunos, porque congrega e estabelece pontes na realização de projetos que acontecem na escola, entre as várias disciplinas”.

As bibliotecas do concelho de Elvas trabalham juntas e em parcerias estreitas, “há toda uma rede entre as bibliotecas escolares a nível nacional, no sentido de partilha de recursos para melhorar a vida das comunidades que nós servimos”, revela ainda a professora Teresa Guerreiro.

“Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” é o tema da celebração do mês das bibliotecas escolares, este ano. Em Elvas, foi já lançada uma plataforma online denominada de “contar-te o mundo na Raia”, num desafio lançado a toda a comunidade para que possam fazer chegar através de áudio ou vídeo, pelos emails da escolares do concelho, histórias tradicionais ou contos, mesmo antigos, sendo objetivo que os mais novos ponham os mais velhos a contar histórias”.

Paralelamente a esta atividade, segundo explica Teresa Guerreiro, cada biblioteca escolar tem as suas próprias atividades, destinadas à celebração deste mês, passando pelo “acolhimentos às turmas, oferta de marcadores de livros, arranque de projetos que dinamizam, ao longo do ano, e haverá uma exposição itinerante de contos tradicionais do mundo, que vai circular por todas as bibliotecas escolares do concelho de Elvas”.

Dia da Biblioteca escolar que se celebra hoje, uma data que foi comemorada pela primeira vez em 1999.