Baja Portalegre com mais de 400 inscrições

Foto: Facebook Baja Portalegre 500

A edição deste ano da Baja Portalegre 500, que já conta com 35 anos de história, conta com 404 inscrições, em que cerca de 20 por cento são de pilotos estrangeiros, de 27 nacionalidades diferentes.

A prova de todo-o-terreno decorre entre quinta-feira, dia 28 de outubro, e domingo, e com “o interesse suplementar de decidir títulos da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country (com o português Alexandre Ré como um dos candidatos), mas também da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country”, revela a organização.

Em termos de automóveis, há um total de 101 inscritos. “Entre estes, natural destaque para os que vão ter aos comandos os pilotos que estão na luta pelo título da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country, mas também da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country”.

As duplas Yazeed Al Rajhi/Michael Orr (Toyota Hilux Overdrive) e Yasir Seaidan/Alexey Kuzmich (MINI John Cooper Works Rally), as duas primeiras classificadas da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country e as únicas formações candidatas ao título absoluto,  são as primeiras a irem para a estrada na próxima sexta-feira, dia em que se disputa a Especial de Qualificação, mas também o primeiro Setor Seletivo.

Os portugueses e irmãos, Alexandre Ré/Pedro Ré (Can Am Maverick), depois de, na Baja Itália, se terem sagrado vencedores da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country, chegam a Portalegre com hipóteses de chegarem ao título da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country na Categoria T4. Como adversários, nessa particular luta, vão ter o piloto da Arábia Saudita Abdullah Saleh Alsaif e o kuwaitiano Mshari Al-Thefiri, também eles aos comandos Can Am Maverick.

Mas a Baja Portalegre 500 também decide o título absoluto da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country. Uma competição em que, igualmente, Yazeed Al Rajhi pode assegurar o ceptro, mas com a dupla Krzysztof Holowczyc/Lukasz Kurzej (Mini John Cooper Works Rally) a perseguir o mesmo objetivo. Sublinhe-se que o piloto polaco até já venceu duas edições da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal.

Ao nível das motos, são 173 os pilotos inscritos, entre as categorias “Promoções & Hobby” e “Mini Baja”, esta com um total de 25 jovens, com idades compreendidas entre os dez e os 16 anos.

Os dois candidatos ao título do Campeonato Nacional Todo Terreno OPEN 2021, António Maio (Yamaha WR450F) e Gustavo Gaudêncio (Honda 250R), são apenas dois dos nomes que se destacam na extensa lista de inscritos, para além do alemão Sebastian Bühler (Hero 450 Rally) vencedor das três últimas edições da Baja Portalegre 500, Luís Oliveira (Yamaha WR450) também ele vencedor da prova, Mário Patrão (KTM EXC 450) que, a exemplo de António Maio, soma seis subidas ao lugar mais alto do pódio, entre muitos outros pilotos.

Entre os quads, 31 pilotos aceitaram o desafio da Baja Portalegre 500, com destaque para Luís Engeitado e Luís Fernandes (ambos em Yamaha YFZ450R), que protagonizam mais um duelo pelo título absoluto do Campeonato Nacional Todo Terreno OPEN 2021. João Vale (Suzuki LTR450) é outro dos candidatos à vitória e ainda há a participação curiosa de três pilotos da Arábia Saudita.

Ao nível dos squads, são 99 as equipas inscritas. Na próxima sexta-feira, João Dias, acompanhado por João Filipe (Bombardier Can-Am Maverick) será o primeiro entre os SSV a partir para a estrada, ele que, em 2020, venceu a Baja Portalegre 500 e o “título” da Taça do Mundo FIM de Bajas.