Museu Coleção Vintém reúne instrumentos musicais em Monsaraz

O Museu Coleção Vintém já abriu portas, na Igreja de Santiago, em Monsaraz. Este espaço reúne a coleção de instrumentos musicais e tradicionais do mundo do professor e produtor musical Fernando Vintém e pode ser visitado diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30.

O Museu Coleção Vintém tem em exposição membranofones, aerofones, cordofones e idiofones. De acordo com o colecionista, os visitantes podem apreciar um violino Antonius Stradivarius Cremonensis de 1703, um Teponaztli, que é um tipo de tambor de fenda usado no centro do México pelos astecas e culturas relacionadas, um Nyatiti, alaúde de taça de cinco a oito cordas do Quénia, uma Flauta Espírita da Guiné-Conacri que tem como curiosidade a superstição de ninguém a ter tentado tocar, um Mijwiz, que é um instrumento musical tradicional do Oriente Médio, popular na Palestina, Líbano, Jordânia e Síria, e um Dung Cheng do Tibete, trombeta usada nas cerimónias budistas tibetanas e da Mongólia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A coleção reúne ainda uma Trombeta de Faraó do Egipto, um Bansuri da Índia, instrumento musical ancestral associado à tradição pastoral e ligado à história de amor entre Krishna e Radha, uma Ocarina do Brasil, que é um instrumento de sopro em formato oval ou oviforme feito geralmente de porcelana, terracota, madeira ou pedra e que é considerado um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo, um Tbilat, instrumento de percussão de Marrocos, um Balafón do Gana, comum na África subsaariana e precursor do xilofone, mas também um Mbira, que é uma família de instrumentos musicais tradicionais do povo Shona do Zimbabué.

No Museu Coleção Vintém podem ser vistos dezenas de outros instrumentos, como um raro Sueng (Tailândia), um Duff (Marrocos), um Pellet (Nepal), uma Flauta Doce (Indonésia), uma Darbuka (Antigo Egipto), um Ngombi (Gabão), um Tambor de Joelho (África ocidental), um Tambor Yoruba (Nigéria), um Daff (Egipto), uma Zobra (Tunísia), um Assobio 4 Cabeças (Brasil), um Dombek (Egipto), um Khaen (Tailândia), um Pungi (Índia), um Tin Whistle (Irlanda) e as Castanholas Mirandesas (Portugal).

[/shc_shortcode]

Universidade de Évora promove sessão especial dedicada à Covid-19

A Universidade de Évora organiza este sábado, dia 16 de outubro, uma sessão especial dedicada à Covid-19, a ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora, pelas 14h30.

A sessão, inserida no âmbito do Congresso Nacional de Bioquímica, terá como oradores principais Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, e Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina.

Com a iniciativa, explica a reitora da universidade, Ana Costa Freitas, pretende-se, sobretudo, explicar à comunidade estudantil em que ponto da pandemia o país se encontram. “Queremos explicar exatamente aos alunos os cuidados que eles devem ter, porque tem havido muita informação, mas também muita desinformação”, adianta.

“Vão continuar a aparecer casos, mas já não são propriamente um perigo para a sociedade, visto que já temos 85% da população vacinada. No entanto, com o modelo de comunicação que tem sido montado, ainda é um estigma para as pessoas dizer que estão com Covid e isso tem de acabar, porque tem de ser manter todos os cuidados, mas tem de se começar a viver normalmente”, diz ainda a reitora.

Para além de Ricardo Mexia, Miguel Castanho e de Ana Costa Freitas, a sessão conta ainda com as participações de Carlos Pinto Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora e da Comissão Distrital de Proteção Civil; Isabel Pita, diretora clínica do Hospital do Espírito Santo de Évora; Graça Soveral, presidente da Sociedade Portuguesa de Bioquímica e professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; Victor Ramos, diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora; e de Célia Antunes, professora do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade de Évora.

Ferrovia Elvas-Évora Norte: assinados protocolos para implementação de Medidas Compensatórias

Os protocolos de colaboração entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e os proprietários de terrenos nas Zonas de Proteção Especial de Vila Fernando, Veiros e Torre da Bolsa, para a implementação das Medidas Compensatórias no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental da Nova Ligação Ferroviária entre Évora e Elvas, já foram assinados.

Segundo a IP, “estes protocolos dão cumprimento a uma das principais medidas da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do projeto desta nova ligação ferroviária e visam a mitigação e compensação dos impactes ambientais gerados pela construção desta infraestrutura nas Zonas de Proteção Especial de Vila Fernando, Veiros e Torre da Bolsa que se traduzem num valor aproximado de 630 mil euros”.

Estes protocolos são um dos resultados do Plano de Gestão Ambiental das Medidas de Compensação, “no âmbito do qual foram identificados e selecionados os proprietários dos terrenos noutras Zonas de Proteção Especial do Nordeste Alentejano, abrangendo um total de 470 hectares, para a implementação das medidas de gestão de habitat de aves estepárias (Abetarda e Sisão)”.

Ainda no âmbito deste plano está prevista a monitorização e avaliação da eficácia da implementação das medidas.

Academia Sénior da CURPI de Campo Maior reabre com casa cheia

A Academia Sénior da CURPI de Campo Maior reabriu esta sexta-feira, dia 15, depois de cerca de um ano e meio de portas fechadas, devido à pandemia.

José Pedro Caldeirão, presidente da instituição, mostrou-se muito orgulhoso com o interesse dos campomaiorenses em frequentar a atividade: “são cerca de 50 homens e mulheres a querer frequentar a academia, o que nos enche de orgulho. Estou muito contente com o facto de, depois de cerca de um ano e meio encerrados, podermos retomar as aulas na próxima segunda-feira”.

O executivo da Câmara Municipal de Campo Maior marcou presença na sessão de apresentação do ano letivo e Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, garante que “é com enorme satisfação” que vê “o arranque deste novo ano letivo”, garantindo que há uma colaboração “total entre a autarquia e a CURPI de Campo Maior”.

A Academia Sénior da CURPI de Campo Maior conta com cerca de 50 inscritos. As aulas começam na próxima segunda-feira.

Elvas regista mais uma recuperação da Covid-19

Elvas não regista esta sexta-feira, 15 de outubro, novos casos positivos de Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, registou-se mais uma recuperação da doença, pelo que estão agora 39 casos de infeção ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1764 casos de infeção, dos quais 1696 já recuperaram da doença.

Vítimas de Covid-19, em Elvas, morreram 29 pessoas.

Eborae Musica tem espetáculos para bebés e crianças

A Associação “Eborae Musica” promove  espetáculos para bebés e crianças (dos zero aos cinco anos inclusive) no sábado dia 16 às 17.30 horas e no domingo dia 17 às 10 e 11.30 horas, com o espetáculo Aguário; no sábado dia 23 às 16 e 17.30 horas e domingo dia 24 às 10 e às 11.30 horas com o espetáculo Opus 7 (do Ciclo PAPI); no sábado dia 16 às 14.30 horas decorre uma sessão de Formação “Afinação do Olhar” para Pais Educadores e Outros, no Convento dos Remédios, em Évora.

“Aguário” é um conjunto de “poemas performativos” onde as múltiplas vozes da água se misturam com a voz humana, o corpo e o movimento, a imagem e os objetos cénicos. A peça Opus 7 faz parte do Ciclo PAPI; a Companhia de Música Teatral tem desenvolvido um modelo de trabalho que designa como “criação de constelações artístico-educativas”.

A Formação “Afinação do Olhar” será orientada pela professora Helena Rodrigues e tem por objetivos vivenciar algumas das conceções artísticas; adquirir ideias e estratégias que possam ser implementadas em sala de creche, jardim de infância ou sala de aula; adquirir ferramentas necessárias para uma boa interação entre as famílias e a creche/jardim de infância/escola. A Companhia de Música Teatral (CMT) explora a Música como ponto de partida para a interação entre várias técnicas e linguagens de expressão artística dentro de uma estética que vai  da “música cénica” ao “teatro-musical”.

As sessões serão dirigidas especificamente a bebés e crianças com idades até aos 5 anos inclusive; cada criança deve ser acompanhada por um adulto; o limite máximo de crianças é de 15, por espetáculo; cada sessão tem uma duração aproximada de meia hora. A organização é da Associação Eborae Musica, em coprodução com a Companhia de Música Teatral e com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

Portugal com mais 766 casos Covid e sete óbitos

Portugal regista esta sexta-feira, 15 de outubro, mais 766 casos de Covid-19 e sete óbitos.

Nas últimas 24 horas, 624 doentes foram dados como recuperados da doença.

Em todo o território nacional, há 301 doentes internados, menos 20 que ontem, 55 em unidades de cuidados intensivos (menos um).

Existem agora 30.212 casos ativos da infeção em Portugal, mais 135 que ontem.

Desde março do ano passado, Portugal registou 1.078.729 casos positivos de Covid-19, 18.078 mortes e 1.030.439 recuperações.

Feira dos Cereais é domingo em Gavião

A tradicional Feira dos Cereais, no norte do distrito de Portalegre, realiza-se no próximo domingo, dia 17, em Gavião.

Os feijões e outras leguminosas secas, os frutos e outros produtos tradicionais do Outono marcam o espaço único do Largo do Município, que é o coração tradicional desta feira e traz consigo também o emblemático feijão da margem, comercializado pelos produtores.

Grande atração turístico-cultural do concelho, a Feira dos Cereais traz a Gavião, terra de encontros, pessoas de toda uma região que é si mesma inclui parte do Alto Alentejo, do Médio Tejo e da Beira Baixa.

O Município de Gavião faz “o convite para domingo” e sugere que se “aproveite a boa gastronomia da terra, o encontro com o Tejo, as paisagens e as gentes”.

Do nacional de TT para o Dakar: “É um salto enorme”, garante António Maio

Quando, com nove ou dez anos, António Maio (na foto) percorria as ruas da freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, de mota, nunca se pensou que hoje em dia participasse em provas de cariz internacional, como é o caso do Rally Dakar, cuja próxima edição decorre em janeiro de 2022, na Arábia Saudita.

António Maio regressou recentemente do Rally de Marrocos, prova que lhe permitiu preparar a mota para o Dakar. O piloto alentejano, de 35 anos, refere que “foram cinco dias de prova, com uma média de 600 a 700 quilómetros percorridos por dia. Por ser a prova mais próxima de Portugal, optamos sempre por colocar no calendário para que possamos preparar da melhor forma o Dakar. A zona sul de Marrocos é caracterizada por dunas e valas muito perigosas, o que acaba por ser um bom teste físico e de preparação para a mota. Fizemos algumas alterações, que colocámos em prática nesta corrida, e ficámos muito contentes com o resultado, tanto a nível de mecânica como de navegação. Conseguimos obter a 16ª posição da geral e à nossa frente ficaram apenas equipas oficiais, o que quer dizer que nos privados ficámos em primeiro lugar”.

Ainda em tenra idade, António Maio teve sempre como objetivo vencer a Baja Portalegre. Atualmente, Maio é pentacampeão nacional de todo o terreno e venceu já seis edições da Baja de Portalegre. Conciliar a profissão, uma vez que é capitão da GNR, com o hobby das motas, nem sempre é tarefa fácil, acabando por “sacrificar algum do tempo livre para treinar. No entanto, se não fosse assim era impossível”.

O que para muitos seria “uma sequência lógica”, para António Maio passar da Baja de Portalegre para o Dakar “é um salto enorme”. “Uma prova do Dakar pode custar cerca de 100 mil euros, valor que daria para fazer várias épocas do campeonato nacional”.

Câmara e Assembleia de Monforte empossadas esta sexta-feira

Na sequência das eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro, os eleitos da Câmara e Assembleia Municipal de Monforte tomam posse, na noite desta sexta-feira, 15 de outubro, numa sessão solene.

A sessão decorre no auditório do Agrupamento de Escolas de Monforte, a partir das 20.30 horas.

De recordar que Gonçalo Lagem foi reeleito, pela CDU, presidente da Câmara Municipal de Monforte, para mais um mandato, que se estende até 2025. O executivo será ainda composto por mais três vereados da CDU (Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata)  e um do PS (Maria Silva).

A Assembleia Municipal será constituída por nove mandatos da CDU, quatro do PS, um do PSD e um do Chega.

Concurso de fotografia incentiva pessoas a observar o espaço onde vivem

A segunda edição do concurso “Fotografar a Matemática” já está a decorrer, numa organização dos docentes de Matemática e Educação Visual, em colaboração com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escola n.º 3 de Elvas.

Teresa Guerreiro (na foto), professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Elvas, refere que “a primeira edição deste concurso correu muito bem, dai a organização desta segunda edição”.

A participação está aberta a toda a população natural ou residente no concelho de Elvas, podendo concorrer com uma ou mais fotografias (até quatro) em quatro categorias. As fotos têm de ser entregues até 17 de dezembro.

Há quatro categorias, divididas por idades: alunos do primeiro ciclo, alunos dos segundo e terceiro ciclos, alunos do secundário e adultos. A 14 de março do próximo ano, Dia do Pi (3,14159…), são divulgados os vencedores de cada categoria.

“Bravafición”: largadas de regresso a São Vicente a pedido da população

São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, dois anos depois, volta, a partir desta sexta-feira, dia 15, e até segunda, 18 de outubro, a ser palco de várias iniciativas dedicadas à tauromaquia, com a organização da primeira edição do festival “Bravafición”.

O evento conta com três largadas de touros, a primeira delas marcada para as 21 horas de hoje, e uma tourada à vara larga, amanhã, na praça de touros da freguesia, às 17 horas. No domingo, a largada tem início às 17 horas e na segunda-feira às 21.

Este festival, revela Andresa Garriapa (na foto), responsável pela organização, juntamente com o namorado, Diogo Serpa, surge pelo facto da população desta freguesia do concelho de Elvas, na sua generalidade, ser adepta deste tipo de eventos, ligados aos touros, e por já sentir falta destas iniciativas. “Estamos parados há mais de dois anos. As pessoas têm vontade e precisam disto. Foi por aí que nós decidimos arrancar com o festival”, explica.

Realizar, depois desta primeira, mais edições do festival e ir melhorando, ao longo do tempo, é o principal objetivo, até porque, para São Vicente, largadas “nunca são demais”. As três largadas vão decorrer na Rua Nova do Poente, ou da escola, como é mais conhecida.

Ainda a viver-se uma pandemia, Andresa Garriapa apela àqueles que queiram assistir às largadas e à tourada para que tenham todos os cuidados e que usem máscara. “Não podemos exigir o uso de máscara, porque é um evento ao ar livre, mas apelamos para que as pessoas a usem, porque todo o cuidado é pouco”, diz ainda.

As entradas, em cada uma das largadas, e na tourada, amanhã, têm o custo de três euros. A organização, para além da Ganadaria Irmãos Serpa, conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa e da Câmara Municipal de Elvas.

O evento está autorizado pela Direção-Geral da Saúde e licenciado pela GNR.

Centro de Ciência do Café recebe Embaixadora de Taiwan em Portugal

A Embaixadora de Taiwan em Portugal, Vivia Chang, no âmbito da visita oficial ao Alto Alentejo, promovida pelo NERPOR, esteve no Centro de Ciência do Café (CCC), num encontro com o Comendador Rui Nabeiro e o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha.

Seguiu-se ao encontro uma visita ao CCC, com prova de cafés, houve ainda oportunidade de partilhar conhecimento, história e cultura desta bebida, cujo consumo em Taiwan já ultrapassou o do tradicional chá.

Heróis da Fruta já envolve 21 escolas do distrito de Évora

Vinte e uma escolas do distrito de Évora já aderiram este ano letivo ao projeto “Heróis da Fruta”, promovido desde 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Depois do sucesso das edições anteriores, em que mais de 50% das 502.122 crianças participantes alcançaram a ingestão das porções diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente ao consumo de frutas e vegetais em apenas dez semanas, o projeto regressa este ano às escolas para continuar a combater a má nutrição e prevenir doenças crónicas, como obesidade, diabetes ou cancro, através de uma alimentação mais saudável.

Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projeto Heróis da Fruta, afirma que “a aposta na prevenção da obesidade infantil em Portugal tem dado bons resultados. Em 2019, a OMS apontou Portugal como uma referência a seguir por outros países por ter conseguido diminuir em quase 10% a percentagem de crianças com excesso de peso nos últimos dez anos. No entanto, no mesmo estudo, que comparou a prevalência desta doença em 21 países europeus, Portugal ainda ocupava o quinto lugar do ranking. Até 2025, queremos chegar a todas as escolas do país com o projeto Heróis da Fruta”.

Para implementar o método “Heróis da Fruta”, são necessários apenas cinco minutos diários durante pelo menos 25 dias úteis (cinco semanas letivas consecutivas). Após a inscrição, os responsáveis receberão por email o “Guia Heróis da Fruta” com orientações passo-a-passo para implementar o projeto no ano letivo 2021/2022. As inscrições são gratuitas e estão abertas em www.heroisdafruta.com até 16 de outubro.

Para o ano letivo 2021/2022 já estão inscritas as seguintes escolas do distrito de Évora: EB1/JI de Arraiolos, EB1 e JI do Sabugueiro, EB1 do Vimeiro, EB1 da Igrejinha, JI da Igrejinha, Creche e Jardim de Infância D. Ana Angélica Silveira, Escola Básica de Borba, Coopberço, Associação da Creche e Jardim de Infância de Évora, Casa do Sagrado Coração de Jesus, EB Avenida Heróis do Ultramar, EB Manuel Ferreira Patrício, EB Senhora da Glória, Escola Básica de Canaviais, Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, Associação Centro Infantil de São Manços, EB1 e JI Monte do Trigo, Escola Básica Manuel Augusto Papança, E.B. Perolivas e Associação de Solidariedade Social Os Amigos da Landeira.

CEAN conquista a 13ª bandeira verde Eco-Escolas

O Centro Educativo Alice Nabeiro conquistou a 13ª bandeira verde Eco-Escolas, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, no passado dia 12 deste mês.

Depois de duas edições à distância, este ano foi possível retomar este momento “tão emotivo, simbólico e motivador para as 1700 escolas premiadas pelo seu trabalho sistemático anualmente em educação ambiental”.

O CEAN conseguiu através de uma estratégia de articulação interdisciplinar, de fortes parcerias locais com as diversas entidades parceiras e as famílias dos alunos, superar os constrangimentos e atingir resultados excelentes, tendo conquistado quatro prémios em desafios lançados pelo programa, todos eles com elevada participação das mais de 1800 escolas candidatas, o reconhecimento dos 13 anos de coordenação do professor Carlos Pepê e, a receção da nova bandeira verde e do diploma que reconhece este estabelecimento de ensino, como Eco- Escola.

Assim, o CEAN conquistou, para além da Bandeira verde Eco-Escolas:

–  1º lugar- Painel da biodiversidade da minha terra (desafio UHU) – 3º ano CEAN;

– 1º lugar- História ilustrada: O que é o FSC “O Montado um refúgio encantado” – 4º ano CEAN;

– 1º lugar “o ar que eu respiro” – Jogo de correspondência on line criado na plataforma UBBU – 6º ano CEAN;

– Menção Honrosa- Constrói o teu traga pilhas (desafio Geração Depositrão)- Sala mágica, pré-escolar CEAN;

– Atribuição ao professor Coordenador Carlos Pepê do diploma de reconhecimento pelos 13 anos consecutivos de coordenação e galardão;

Do CEN, estiveram presentes Ana Margarida Carrilho e a Maria Inês Pinto, ambas alunas do Centro Educativo Alice Nabeiro no 6º ano, na companhia do professor coordenador Eco-Escolas, Carlos Pepê.

Com a implementação do programa no CEAN ao longo de 13 anos,  consecutivos, a instituição considera “muito relevantes os contributos para o desenvolvimento sustentável no âmbito dos ODS e no reforço de metodologias participativas, promotoras de valores sociais e cívicos que reforçam os nossos alunos como agentes de mudança na nossa comunidade”, revela  instituição em comunicado.

“A articulação entre as diversas oficinas e clubes, as competências de cada membro da nossa equipa e a ação de cada um de nós desde a direção, aos professores, auxiliares, alunos, famílias, parceiros e comunidade faz o sucesso do plano de ação que anualmente desenhamos”.

“Seguindo a metodologia de sete passos eco escolas e interligando a nossa dinâmica empreendedora baseada na escola cultural temos conseguido consolidar uma forma própria de ano após ano continuar a inovar e criar”.

A instituição deixa ainda uma palavra de agradecimento aos seuss parceiros: “o município de Campo Maior com quem temos uma relação permanente de coordenação articulada e dinâmica; a Delta Cafés, Nova Delta e Toldiconfex empresas que nos apoiam com recursos recicláveis e em dinâmicas de economia circular e sustentabilidade; o Agrupamento de Escolas de Campo Maior com que articulamos atividades; o GEDA- Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura enquanto ONG local e larga experiência em áreas como conservação da natureza, educação ambiental, desportos de natureza, pedestrianismo e cidadania; os Bombeiros voluntários de Campo Maior, as Juntas de Freguesia do Concelho; a GNR, o SEPNA e o ICNF com quem agendamos diversas ações; a empresa águas do vale do tejo e a Valnor e sociedade ponto verde com quem temos trabalhado as temáticas da água e dos resíduos urbanos”.

“Desta articulação e envolvimento de recursos e saberes surge o sucesso dos 13 anos de eco escolas no CEAN. Queremos ainda agradecer à coordenação do programa pela qualidade e rigor aplicado e pela capacidade de resistir aos tempos tão difíceis que vivemos. A pandemia veio provar que a escola é sem dúvida o lugar certo para ter ideias para mudar o mundo, inovar e continuar a sonhar com um mundo mais sustentável”.

NERPOR e IPP aproximam a inovação tecnológica de Taiwan do Alto Alentejo

O NERPOR, a Associação Empresarial da Região de Portalegre, assinou na manhã desta sexta-feira, 15 de outubro, um protocolo de cooperação, na área das tecnologias, com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e o serviço de operações executivas para a indústria de uma universidade em Taiwan, na presença da representante diplomática daquela ilha chinesa em Portugal, Vivia Chang, na incubadora de empresas BioBIP, do IPP.

De acordo com o presidente do NERPOR, Jorge Pais, este protocolo surge no seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para “fomentar a internacionalização de toda a região do Alto Alentejo. No caso de Taiwan pretende-se, sobretudo, receber apoio tecnológico, dado o seu potencial e avanço nesta área. Procura-se ainda “abrir novos horizontes, novas oportunidades de investimento e de relações comerciais”. Taiwan distingue-se, a nível mundial, “por ser um país avançadíssimo” no setor tecnológico, lembra Jorge Pais, adiantando que o seu “comércio de hadware e chips representa cerca de 70 por cento” do mercado mundial.

O presidente do NERPOR recorda que Taiwan, desde cedo, começou a trabalhar para aproximar as empresas das universidades, para que estas pudessem fazer investigação ao nível da inovação e desenvolvimento de tecnologia, experiência que considera que, agora, deve ser aproveitada pelo Alto Alentejo. “A nível de Portugal, estamos a conseguir ser a primeira região a ter toda esta proximidade e a reforçar este relacionamento, porque eles também têm muito investimento externo, havendo possibilidade de outros grupos empresariais de Taiwan conseguirem estar mais próximos da Europa e, por nosso intermédio, atingir os mercados de língua portuguesa e virem aqui a fazer alguns investimentos, como já estão a fazer noutros sítios do país”,  acrescenta. Jorge Pais recorda também que um investimento de Taiwan, em Portugal, com uma fábrica de bicicletas de alta gama, faz, neste momento, do nosso país, o maior produtor e exportador deste meio de transporte sustentável a nível europeu.

Mais que a assinatura deste protocolo, o NERPOR tem, desde ontem, levado a representante diplomática de Taiwan em Portugal a conhecer vários concelhos do distrito, tendo passado por Elvas e Campo Maior. Hoje, a visita será feita a Ponte de Sor, onde decorre mais uma edição do Portugal Air Summit.

Já o vice-presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, garante que este protocolo vem possibilitar, entre outros, o intercâmbio de experiências, para alunos e professores de Portalegre e de Taiwan, sendo que, na BioBip, vão poder vir a ser integradas startups que estejam associadas à universidade daquela ilha chinesa.

O NERPOR continua assim a dar passos pela internacionalização da região do Alto Alentejo. De recordar que também, muito recentemente, a Associação Empresarial da Região de Portalegre assinou um protocolo de colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Russa.

Campo Maior sem novos casos Covid esta sexta-feira

Campo Maior não regista, esta sexta-feira, dia 15 de outubro, novos casos de Covid-19, mantendo-se com sete casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior, foram identificados 752 casos, dos quais 733 foram dados como recuperados. Vítimas da doença, no concelho, morreram 12 pessoas.

ABAT no Museu de Etnografia e Arqueologia de Elvas

Um grupo da Associação de Beneficência Amigos da Terrugem (ABAT) foi recebido no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, “António Tomás Pires”, nesta quinta-feira, 14 de outubro.

Além das instalações recentemente remodeladas, onde funcionou a Manutenção Militar durante décadas, os utentes da ABAT viram exemplares de utensílios, maquinaria e meios de transporte que eram usados antigamente, nas suas profissões e no seu quotidiano.

A Direção da ABAT agradece “uma vez mais à equipa tão simpática e disponível” que “recebeu tão calorosamente” o grupo visitante.

Votação das propostas do Orçamento Participativo de Elvas termina esta sexta-feira

A votação das três propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo Municipal de Elvas termina esta sexta-feira, dia 15 de outubro.

Uma das propostas, apresentada pelo professor Alexandre Fernandes, em representação do grupo de Educação Física da Secundária D. Sancho II, diz respeito à melhoria das condições do pavilhão desportivo daquela escola (ver aqui).

Outra das propostas a votação é o projeto “O Bem Quer-se Bem”, da autoria do elvense Fábio Brás, que consiste num apoio extracurricular, destinado aos alunos do 5º ao 12º ano, dos ciclos de Santa Luzia e Boa-Fé e da Secundária D. Sancho II, dando-lhes a oportunidade de permanecer na escola, depois das aulas (ver aqui).

A terceira proposta é a criação de dois polos de cultura e inovação na Escola Básica Integrada de Vila Boim, apresentada pela professora bibliotecária Teresa Guerreira (ver aqui).

Esta, assim como as outras duas propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo Municipal de Elvas, são dadas a conhecer aqui, onde é possível também votar em cada uma delas, até ao final do dia de hoje. A votação teve início a 1 de setembro. A proposta vencedora será incluída no Orçamento da Câmara Municipal para 2022 e executada no próximo ano civil.

O Orçamento Participativo do Município de Elvas é uma iniciativa da Câmara Municipal que pretende aprofundar a recolha de contributos dos cidadãos na discussão e elaboração do orçamento público municipal. Um dos objetivos desta medida é consolidar a ligação entre a autarquia e os seus munícipes e, consequentemente, aperfeiçoar a qualidade do processo democrático local.

O Orçamento Participativo de Elvas pretende ser o resultado de uma gestão participada e informada, nos termos dos princípios e compromissos organizacionais relacionados com a aproximação da Administração Pública ao cidadão, e naturalmente com os valores da democracia participativa.

José Robalo defende igualdade de oportunidades e justiça social

José Robalo, atual presidente da ARS Alentejo, foi o candidato socialista à Assembleia Municipal de Alandroal onde venceu com 50,94 por cento dos votos. Ontem à noite, Robalo venceu a eleição para a mesa da Assembleia por 12 votos contra sete brancos.

O presidente da Assembleia Municipal considera fundamental a defesa pela igualdade de oportunidades, assim como dos mais vulneráveis e justiça social. “Quero agradecer a todos e às pessoas que se disponibilizaram a votar, sendo esta uma garantia que ainda temos em Portugal, de poder escolher as pessoas que queremos que nos representem e defendam aquilo que será, no seu concelho, o melhor e com maior desenvolvimento, tendo em atenção a equidade de oportunidades, mas principalmente a justiça social e defesa daqueles que são mais vulneráveis e é esse princípio que gerou grandes discussões, que são úteis e para que as pessoas que se comprometam com ideias que são fundamentais para o concelho”.

José Robalo ainda importante melhorar a vida das pessoas, sustentada num equilíbrio social. “Torna-se igualmente importante perceber como podemos melhorar as condições de vida da população e alavancar este concelho, como um concelho com futuro, com uma perspetiva de desenvolvimento aceitável para toda a população e para termos equilíbrio social, que permita que toda a gente tenha uma vida melhor e mais adequada, em função daquilo que são as perspetivas e direito à dignidade humana”.

João Grilo: “trabalhámos para que a população reconheça o nosso trabalho”

João Grilo tomou ontem posse como presidente da Câmara Municipal de Alandroal, numa cerimónia que decorreu no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

O presidente, em declarações à Rádio ELVAS afirma que esta eleição é o reconhecimento do que tem vindo a ser feito até aqui. “É o reconhecimento do trabalho que fizemos e, por isso, estamos particularmente satisfeitos, trabalhámos para que a população reconheça o nosso trabalho, estes resultados colocam-nos mais responsabilidades em cima e temos que continuar o caminho traçado e aprofundar todas as políticas que desenvolvemos, ao longo dos últimos quatro anos, e estamos confiantes que o vamos conseguir fazer”.

João Grilo, consciente dos problemas de Alandroal refere que estes “são estruturais e de muitos anos de inação e, não é em quatro anos que se resolvem, mas alguma vez tínhamos que começar a ter um projeto estruturante, e tenho orgulho de liderar aquilo que entendo que é o primeiro do futuro do concelho de Alandroal”.

O presidente destaca ainda o trabalho e as estratégias que têm vindo a ser feitas para mudar o futuro do concelho, no que ao turismo diz respeito. “O trabalho, desenvolvido neste mandato, com Juromenha marca aquilo que entendemos que deve ser o caminho para todo o património do concelho, pelo que estamos a projetar Terena e temos projetos para o Alandroal.”

“Acreditamos que os castelos atraem dinamização e investimento, e é esse trabalho tem que continuar e ser aprofundado, pelo que estamos a dar os primeiros passos que vão mudar o futuro do concelho”, remata o presidente.

Manutenções no Jardim Municipal de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas, segundo informou recentemente, realizou uma intervenção no Jardim Municipal de Elvas, que se desenvolveu em agosto e setembro.

A obra realizada incluiu colocação de saibro nos arruamentos do jardim, instalação de novos bancos e papeleiras e de novos equipamentos no parque infantil.

Câmara de Borba aprova condições de admissão na Feira dos Santos

A Câmara Municipal de Borba reuniu no passado dia 13, em reunião ordinária do seu executivo tendo aprovado todos os pontos a votação.

Na reunião foi aprovado por unanimidade as normas de funcionamento da Festa da Vinha e do Vinho.

Foi também aprovada a atribuição de 12 bolsas de Estudo por carência económica para o ano letivo 2021/2022, para os alunos do ensino superior do concelho, no valor global de 9 mil euros.

As condições de admissão de feirantes na Feira dos Santos 2021 foram aprovadas, por unanimidade, nas condições consta que:

–  todos os feirantes interessados em participar na feira deverão formalizar o seu pedido de admissão e de atribuição do respetivo espaço de venda, até ao dia 22 deste mês;

– do requerimento deverão constar o nome ou firma do feirante, endereço completo, número de contribuinte, número do registo na DGAE/número do cartão único de feirante, matrícula da viatura com que entrará no recinto da feira, CAE, e os produtos que vende.;

– só será permitido que cada feirante entre no recinto da feira com um veículo. Pela ocupação do espaço de venda serão cobradas as correspondentes taxas, constantes do Regulamento de Taxas Urbanísticas e Administrativas do Município de Borba;

– o pagamento deverá ser efetuado até ao dia 29 deste mês, na Tesouraria do município, no Balcão Único. Na eventualidade do pagamento ser efetuado através de cheque, o mesmo deverá ser emitido à ordem do Município de Borba;

– a todos os feirantes será entregue, no ato do pagamento da taxa, uma autorização de ocupação do espaço de venda, que deverá ser apresentada aquando da entrada no recinto da feira;

– a atribuição de espaços de venda será feita tendo em conta o previsto no Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração, aprovado pelo D.L. n.° 10/2015, de 16 de janeiro, no Regulamento das Feiras do Município de Borba, e na planta de localização dos diversos setores de venda, de acordo com o CAE para as atividades de feirante;

– são considerados deferidos até ao limite dos lugares disponíveis, todos os pedidos de atribuição de espaço de venda que cumpram as presentes regras e o disposto no Regulamento das Feiras do Município de Borba;

– apenas serão admitidos na entrada da feira, os feirantes que reúnam as condições exigidas no Regulamento Municipal de Feiras, e que tenham efetuado o pagamento da taxa pela ocupação de espaço de venda até dia 29.

Delta inaugura centro de apoio a clientes

A Delta inaugurou em Campo Maior o Centro de Apoio a Clientes.

Rui Miguel Nabeiro referiu que “inaugurámos o nosso novo centro de apoio a clientes de Campo Maior. Apoiar os clientes, apoiar a comunidade local e criar conhecimento é este o nosso objetivo”.
O Administrador do Grupo Nabeiro deu ainda os parabéns “à nossa Direção de Operações pelo excelente trabalho que aqui realizou com a ajuda de todas as nossas estruturas em Campo Maior! “

Cãominhada solidária este sábado em Campo Maior

Foto: Amigos Animais de Campo Maior

A Cãominhada solidária está de regresso este sábado, dia 16, a Campo Maior, nesta que é a quinta edição da iniciativa.

Este é um evento promovido pelo Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior e que, tal com o revela Mafalda Ensina, da associação, a inscrição tem um custo de três euros e deve ser feita através dos contactos da própria associação, ou por telefone (969 735 058), ou pelas redes sociais. Este valor, pago pela inscrição, reverte para o Grupo, “de forma a pagar a alimentação, cuidados veterinários, bem como os cuidados necessários para que os animais sejam, ali, bem cuidados”.

Quem quiser pode levar o seu animal de estimação para esta cãominhada ou passear um dos animais que se encontram aos cuidados do Grupo, sendo esta “uma forma de avaliar a forma como se comportam junto de outros animais e com as pessoas”.

Além desta iniciativa contribuir para a Associação e custos associados, “serve também para que estes animais convivam e saiam do abrigo, para passear, e ser uma espécie de cãovívio, adianta Mafalda Ensina.

Cãominhada, promovida pela Associação dos Amigos dos Animais de Campo Maior que decorre amanhã, a partir das 17 horas, junto ao abrigo dos animais, ao lado dos armazéns do município de Campo Maior.

Dia de Santa Teresa de Jesus celebrado em Elvas

Hoje, dia 15 de outubro, assinala-se o Dia de Santa Teresa de Jesus. Elvas assinala este dia porque “Santa Teresa, depois de convertida reforma o Carmelo e funda muitos conventos, passando a ser uma inspiração para outros sacerdotes, teólogos e fundadores. Foi isso que aconteceu com Santo Henrique de Ossó que sentiu que Santa Teresa era um modelo para nós, que seríamos educadoras”, de acordo com a irmã Maria de Fátima Magalhães.

A festa celebra-se em dois locais distintos: no Colégio Luso Britânico e também no MTA. No que diz respeito à instituição de ensino, “realiza-se uma eucaristia, no período da manhã, e atividades lúdicas à tarde”.

O MTA assinala a data com uma vigília de oração, às nove da noite, na igreja de Santa Luzia, “aberta a todos os que queiram participar”, sublinhou a responsável.