O Museu Coleção Vintém já abriu portas, na Igreja de Santiago, em Monsaraz. Este espaço reúne a coleção de instrumentos musicais e tradicionais do mundo do professor e produtor musical Fernando Vintém e pode ser visitado diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30.
O Museu Coleção Vintém tem em exposição membranofones, aerofones, cordofones e idiofones. De acordo com o colecionista, os visitantes podem apreciar um violino Antonius Stradivarius Cremonensis de 1703, um Teponaztli, que é um tipo de tambor de fenda usado no centro do México pelos astecas e culturas relacionadas, um Nyatiti, alaúde de taça de cinco a oito cordas do Quénia, uma Flauta Espírita da Guiné-Conacri que tem como curiosidade a superstição de ninguém a ter tentado tocar, um Mijwiz, que é um instrumento musical tradicional do Oriente Médio, popular na Palestina, Líbano, Jordânia e Síria, e um Dung Cheng do Tibete, trombeta usada nas cerimónias budistas tibetanas e da Mongólia.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
A coleção reúne ainda uma Trombeta de Faraó do Egipto, um Bansuri da Índia, instrumento musical ancestral associado à tradição pastoral e ligado à história de amor entre Krishna e Radha, uma Ocarina do Brasil, que é um instrumento de sopro em formato oval ou oviforme feito geralmente de porcelana, terracota, madeira ou pedra e que é considerado um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo, um Tbilat, instrumento de percussão de Marrocos, um Balafón do Gana, comum na África subsaariana e precursor do xilofone, mas também um Mbira, que é uma família de instrumentos musicais tradicionais do povo Shona do Zimbabué.
No Museu Coleção Vintém podem ser vistos dezenas de outros instrumentos, como um raro Sueng (Tailândia), um Duff (Marrocos), um Pellet (Nepal), uma Flauta Doce (Indonésia), uma Darbuka (Antigo Egipto), um Ngombi (Gabão), um Tambor de Joelho (África ocidental), um Tambor Yoruba (Nigéria), um Daff (Egipto), uma Zobra (Tunísia), um Assobio 4 Cabeças (Brasil), um Dombek (Egipto), um Khaen (Tailândia), um Pungi (Índia), um Tin Whistle (Irlanda) e as Castanholas Mirandesas (Portugal).
[/shc_shortcode]


A Universidade de Évora organiza este sábado, dia 16 de outubro, uma sessão especial dedicada à Covid-19, a ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora, pelas 14h30.
Os protocolos de colaboração entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e os proprietários de terrenos nas Zonas de Proteção Especial de Vila Fernando, Veiros e Torre da Bolsa, para a implementação das Medidas Compensatórias no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental da Nova Ligação Ferroviária entre Évora e Elvas, já foram assinados.
A Academia Sénior da CURPI de Campo Maior reabriu esta sexta-feira, dia 15, depois de cerca de um ano e meio de portas fechadas, devido à pandemia.
Elvas não regista esta sexta-feira, 15 de outubro, novos casos positivos de Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, registou-se mais uma recuperação da doença, pelo que estão agora 39 casos de infeção ativos.
A Associação “Eborae Musica” promove espetáculos para bebés e crianças (dos zero aos cinco anos inclusive) no sábado dia 16 às 17.30 horas e no domingo dia 17 às 10 e 11.30 horas, com o espetáculo Aguário; no sábado dia 23 às 16 e 17.30 horas e domingo dia 24 às 10 e às 11.30 horas com o espetáculo Opus 7 (do Ciclo PAPI); no sábado dia 16 às 14.30 horas decorre uma sessão de Formação “Afinação do Olhar” para Pais Educadores e Outros, no Convento dos Remédios, em Évora.
O Alentejo regista esta sexta-feira, 15 de outubro, 37 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos.
Portugal regista esta sexta-feira, 15 de outubro, mais 766 casos de Covid-19 e sete óbitos.
A tradicional Feira dos Cereais, no norte do distrito de Portalegre, realiza-se no próximo domingo, dia 17, em Gavião.
Quando, com nove ou dez anos, António Maio (na foto) percorria as ruas da freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, de mota, nunca se pensou que hoje em dia participasse em provas de cariz internacional, como é o caso do Rally Dakar, cuja próxima edição decorre em janeiro de 2022, na Arábia Saudita.
Marrocos é caracterizada por dunas e valas muito perigosas, o que acaba por ser um bom teste físico e de preparação para a mota. Fizemos algumas alterações, que colocámos em prática nesta corrida, e ficámos muito contentes com o resultado, tanto a nível de mecânica como de navegação. Conseguimos obter a 16ª posição da geral e à nossa frente ficaram apenas equipas oficiais, o que quer dizer que nos privados ficámos em primeiro lugar”.
Ainda em tenra idade, António Maio teve sempre como objetivo vencer a Baja Portalegre. Atualmente, Maio é pentacampeão nacional de todo o terreno e venceu já seis edições da Baja de Portalegre. Conciliar a profissão, uma vez que é capitão da GNR, com o hobby das motas, nem sempre é tarefa fácil, acabando por “sacrificar algum do tempo livre para treinar. No entanto, se não fosse assim era impossível”.
Na sequência das eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro, os eleitos da Câmara e Assembleia Municipal de Monforte tomam posse, na noite desta sexta-feira, 15 de outubro, numa sessão solene.
A segunda edição do concurso “Fotografar a Matemática” já está a decorrer, numa organização dos docentes de Matemática e Educação Visual, em colaboração com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escola n.º 3 de Elvas.
São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, dois anos depois, volta, a partir desta sexta-feira, dia 15, e até segunda, 18 de outubro, a ser palco de várias iniciativas dedicadas à tauromaquia, com a organização da primeira edição do festival “Bravafición”.

A Embaixadora de Taiwan em Portugal, Vivia Chang, no âmbito da visita oficial ao Alto Alentejo, promovida pelo NERPOR, esteve no Centro de Ciência do Café (CCC), num encontro com o Comendador Rui Nabeiro e o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha.
Vinte e uma escolas do distrito de Évora já aderiram este ano letivo ao projeto “Heróis da Fruta”, promovido desde 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).
O Centro Educativo Alice Nabeiro conquistou a 13ª bandeira verde Eco-Escolas, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, no passado dia 12 deste mês.
O NERPOR, a Associação Empresarial da Região de Portalegre, assinou na manhã desta sexta-feira, 15 de outubro, um protocolo de cooperação, na área das tecnologias, com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e o serviço de operações executivas para a indústria de uma universidade em Taiwan, na presença da representante diplomática daquela ilha chinesa em Portugal, Vivia Chang, na incubadora de empresas BioBIP, do IPP.
O presidente do NERPOR recorda que Taiwan, desde cedo, começou a trabalhar para aproximar as empresas das universidades, para que estas pudessem fazer investigação ao nível da inovação e desenvolvimento de tecnologia, experiência que considera que, agora, deve ser aproveitada pelo Alto Alentejo. “A nível de Portugal, estamos a conseguir ser a primeira região a ter toda esta proximidade e a reforçar este relacionamento, porque eles também têm muito investimento externo, havendo possibilidade de outros grupos empresariais de Taiwan conseguirem estar mais próximos da Europa e, por nosso intermédio, atingir os mercados de língua portuguesa e virem aqui a fazer alguns investimentos, como já estão a fazer noutros sítios do país”, acrescenta. Jorge Pais recorda também que um investimento de Taiwan, em Portugal, com uma fábrica de bicicletas de alta gama, faz, neste momento, do nosso país, o maior produtor e exportador deste meio de transporte sustentável a nível europeu.
Mais que a assinatura deste protocolo, o NERPOR tem, desde ontem, levado a representante diplomática de Taiwan em Portugal a conhecer vários concelhos do distrito, tendo passado por Elvas e Campo Maior. Hoje, a visita será feita a Ponte de Sor, onde decorre mais uma edição do Portugal Air Summit.
Campo Maior não regista, esta sexta-feira, dia 15 de outubro, novos casos de Covid-19, mantendo-se com sete casos ativos de infeção.
Um grupo da Associação de Beneficência Amigos da Terrugem (ABAT) foi recebido no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, “António Tomás Pires”, nesta quinta-feira, 14 de outubro.
A votação das três propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo Municipal de Elvas termina esta sexta-feira, dia 15 de outubro.
José Robalo, atual presidente da ARS Alentejo, foi o candidato socialista à Assembleia Municipal de Alandroal onde venceu com 50,94 por cento dos votos. Ontem à noite, Robalo venceu a eleição para a mesa da Assembleia por 12 votos contra sete brancos.
João Grilo tomou ontem posse como presidente da Câmara Municipal de Alandroal, numa cerimónia que decorreu no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.
A Câmara Municipal de Elvas, segundo informou recentemente, realizou uma intervenção no Jardim Municipal de Elvas, que se desenvolveu em agosto e setembro.
A Câmara Municipal de Borba reuniu no passado dia 13, em reunião ordinária do seu executivo tendo aprovado todos os pontos a votação.
A Delta inaugurou em Campo Maior o Centro de Apoio a Clientes.


Os eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal de Alandroal tomaram posse ontem, quinta-feira, dia 14 de outubro, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.
Hoje, dia 15 de outubro, assinala-se o Dia de Santa Teresa de Jesus. Elvas assinala este dia porque “Santa Teresa, depois de convertida reforma o Carmelo e funda muitos conventos, passando a ser uma inspiração para outros sacerdotes, teólogos e fundadores. Foi isso que aconteceu com Santo Henrique de Ossó que sentiu que Santa Teresa era um modelo para nós, que seríamos educadoras”, de acordo com a irmã Maria de Fátima Magalhães.