NERPOR e IPP aproximam a inovação tecnológica de Taiwan do Alto Alentejo

O NERPOR, a Associação Empresarial da Região de Portalegre, assinou na manhã desta sexta-feira, 15 de outubro, um protocolo de cooperação, na área das tecnologias, com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e o serviço de operações executivas para a indústria de uma universidade em Taiwan, na presença da representante diplomática daquela ilha chinesa em Portugal, Vivia Chang, na incubadora de empresas BioBIP, do IPP.

De acordo com o presidente do NERPOR, Jorge Pais, este protocolo surge no seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para “fomentar a internacionalização de toda a região do Alto Alentejo. No caso de Taiwan pretende-se, sobretudo, receber apoio tecnológico, dado o seu potencial e avanço nesta área. Procura-se ainda “abrir novos horizontes, novas oportunidades de investimento e de relações comerciais”. Taiwan distingue-se, a nível mundial, “por ser um país avançadíssimo” no setor tecnológico, lembra Jorge Pais, adiantando que o seu “comércio de hadware e chips representa cerca de 70 por cento” do mercado mundial.

O presidente do NERPOR recorda que Taiwan, desde cedo, começou a trabalhar para aproximar as empresas das universidades, para que estas pudessem fazer investigação ao nível da inovação e desenvolvimento de tecnologia, experiência que considera que, agora, deve ser aproveitada pelo Alto Alentejo. “A nível de Portugal, estamos a conseguir ser a primeira região a ter toda esta proximidade e a reforçar este relacionamento, porque eles também têm muito investimento externo, havendo possibilidade de outros grupos empresariais de Taiwan conseguirem estar mais próximos da Europa e, por nosso intermédio, atingir os mercados de língua portuguesa e virem aqui a fazer alguns investimentos, como já estão a fazer noutros sítios do país”,  acrescenta. Jorge Pais recorda também que um investimento de Taiwan, em Portugal, com uma fábrica de bicicletas de alta gama, faz, neste momento, do nosso país, o maior produtor e exportador deste meio de transporte sustentável a nível europeu.

Mais que a assinatura deste protocolo, o NERPOR tem, desde ontem, levado a representante diplomática de Taiwan em Portugal a conhecer vários concelhos do distrito, tendo passado por Elvas e Campo Maior. Hoje, a visita será feita a Ponte de Sor, onde decorre mais uma edição do Portugal Air Summit.

Já o vice-presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, garante que este protocolo vem possibilitar, entre outros, o intercâmbio de experiências, para alunos e professores de Portalegre e de Taiwan, sendo que, na BioBip, vão poder vir a ser integradas startups que estejam associadas à universidade daquela ilha chinesa.

O NERPOR continua assim a dar passos pela internacionalização da região do Alto Alentejo. De recordar que também, muito recentemente, a Associação Empresarial da Região de Portalegre assinou um protocolo de colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Russa.