Movimento Cívico por Elvas quer aldeia social em Santa Eulália

O Movimento Cívico por Elvas pretende criar uma aldeia social em Santa Eulália, nas instalações da antiga moagem, com o objetivo de dar resposta às necessidades da terceira idade do concelho.

De acordo com Rondão Almeida, candidato do Movimento Independente à câmara municipal de Elvas, esta aldeia social “vai dar resposta os problemas dos casais de idosos que não tenham já condições para residir nas suas habitações. Uma aldeia social é algo que, além de resolver um problema social, é geradora de emprego e Santa Eulália merece essa atenção”.

Rondão Almeida lamenta que “na altura de ingressar num lar, um casal seja separado, indo as senhoras para o lar da Santa Casa da Misericórdia e os homens para o lar Alcântara Botelho. Isto tudo, traz ao pensamento do Movimento Cívico Independente a necessidade de resolver esta situação. E vamos resolvê-la com o aumento dos lares das freguesias rurais paras que tenham capacidade para receber casais”.

Já na União de Freguesias de Vila Boim, mais concretamente em Vila Boim, “é necessário construir um lar novo, assim como um Centro de Dia na freguesia de São Brás e São Lourenço”. Por outro lado, Rondão Almeida garante que “é necessário olhar para as verbas exigidas às pessoas para que possam entrar nos lares. Eu também não concebo que um idoso com uma reforma de 200 euros consiga pagar medicamentos, água, luz e renda de casa. A Câmara Municipal de Elvas, com a minha pessoa, começou o apoio com os medicamentos. Hoje em dia não há esse problema. Mas a partir do momento em que o Movimento Cívico Independente tomar da câmara também para o pagamento da casa, água e luz haverá um apoio”.

Também em Santa Eulália foi abordada a questão do ATL para as crianças. Anabela Cartas (na foto), número dois da lista da Câmara Municipal do Movimento Cívico por Elvas, refere que “é necessário que esta questão seja resolvida no imediato. Não podemos estar à espera do momento das eleições para abrir o ATL. As mães precisam de um local para deixarem os seus filhos quando o ano letivo terminar”.

Os temas do abastecimento de água no concelho e da recolha de lixo também foram abordados nesta conferência com Hermenegildo Rodrigues, número quatro na lista de independentes à Câmara Municipal, a garantir que quando o Movimento tomar posse, vai “rever o atual contrato de concessão com a empresa responsável pelo serviço. A taxa de atualização deveria ser feita com a taxa de inflação e isso não tem vindo a acontecer. Nos últimos anos temos vindo a assistir a um conjunto de adendas a taxas e taxinhas que fazem com que a água, em Elvas, tenha talvez dos preços mais altos a nível nacional”.

Por outro lado, Hermenegildo Rodrigues considera que a recolha do lixo “deve continuar a  ser feita pelo município, uma vez que permite criar as condições necessárias para uma melhoria do serviço e dar uma imagem de boa gestão dos dinheiros públicos”.

A conferência de imprensa do Movimento Cívico por Elvas decorreu esta sexta-feira, dia 18 de junho, em Santa Eulália.

Município de Reguengos promove Orçamento Participativo

O Município de Reguengos de Monsaraz está a implementar o Orçamento Participativo e o Orçamento Participativo Jovem. Este procedimento permite promover a participação dos munícipes através da apresentação e escolha de propostas e projetos a incluir no orçamento e no plano de atividades da autarquia para o próximo ano.

As propostas podem ser apresentadas até 15 de Julho, seguindo-se a análise técnica e a divulgação das que forem aprovadas no dia 16 de Agosto. A fase de votação das propostas pelos munícipes vai decorrer de 15 de Setembro a 15 de Outubro.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Pela primeira vez, o Município de Reguengos de Monsaraz vai disponibilizar neste processo a plataforma Participa.GOV, que serve de suporte aos procedimentos participativos e de cidadania existentes nas autarquias. A câmara municipal assinou no ano passado um protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa para ser uma das autarquias pioneiras no desenvolvimento desta plataforma, que está integrada na medida iSimplex “Participa 5.0” e utiliza para a atribuição dos votos aos cidadãos a tecnologia blockchain, que é um tipo de base de dados distribuída que guarda um registo permanente e incorruptível.

O executivo municipal atribuiu 190 mil euros ao Orçamento Participativo para financiar os projetos escolhidos pelos munícipes, destinando 140 mil euros para projetos estruturantes de âmbito municipal e 10 mil euros para pequenos projetos em cada freguesia, nomeadamente na Freguesia de Corval, na Freguesia de Monsaraz e na Freguesia de Reguengos de Monsaraz, enquanto na União de Freguesias de Campo e Campinho haverá 10 mil euros para a área geográfica de cada uma das antigas freguesias.

O Orçamento Participativo tem como objetivo contribuir para o exercício de uma participação informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a sua intervenção na decisão sobre a afetação de recursos existentes às políticas públicas municipais, assim como reforçar os mecanismos de transparência e de credibilidade da administração.

A autarquia decidiu igualmente atribuir 10 mil euros para o Orçamento Participativo Jovem, que visa promover a participação cívica das crianças e jovens até aos 25 anos de idade que sejam residentes no concelho. Desta forma poderão apresentar os seus projetos nas áreas da infância, da juventude, da educação e do desporto.

[/shc_shortcode]

Carla Velez é a vencedora do Mrs Portugal 2020

Carla Velez, de São Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, é a vencedora do concurso de Mrs Portugal 2020, na final realizada em Braga.

Carla venceu ainda o prémio de Melhor Traje Criativo e Mrs ECO Beauty.

No Facebook, afirmou que “é com muito orgulho que representei o meu e nosso lindo Alentejo e ganhei o concurso do Mrs Portugal, sendo assim coroada Mrs Portugal. Um muito obrigado aos meus pais e familiares por todo o apoio, a quem sempre acreditou em mim e me apoiou nesta caminhada, tão árdua mas muito gratificante”.

Elvas com mais dois casos Covid e uma recuperação

Elvas regista esta sexta-feira, 18 de junho, dois novos casos de Covid-19, assim como uma recuperação. Ao dia de hoje, há quatro casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1385 casos positivos de infeção, dos quais 1353 já recuperaram. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.

Mais 1298 casos Covid e quatro óbitos em Portugal

Portugal regista, esta sexta-feira, 18 de junho, mais 1298 casos de Covid-19 e quatro óbitos associados à doença. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 686 casos de recuperação.

As quatro mortes ocorreram três em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e uma no Alentejo. Dos 1298 novos casos em 24 horas, 862 (60%) foram em LVT, 194 (15%) no Norte e 88 (7%) no Algarve.

No território nacional, a situação nos hospitais agravou-se: há 391 doentes internados (mais 27 do que ontem), dos quais 94 em unidades de cuidados intensivos (mais seis desde ontem). Existem, ao dia de hoje, 27.425 casos ativos da infeção em Portugal, mais 608 que ontem.

Desde o início da pandemia, morreram 17.061 pessoas com a doença em Portugal e foram identificados 1298 casos de infeção por Covid-19. Ao todo há já 818.440 doentes recuperados da doença no país.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 519 casos na sexta-feira 11 de junho; 789 no sábado 12 de junho; 707 casos no domingo 13 de junho; 625 casos na segunda-feira 14 de junho; 973 casos na terça 15 de junho; 1350 casos na quarta-feira 16 de junho; 1233 casos na quinta 17 de junho; e 1298 casos na sexta-feira 18 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo com mais 39 casos Covid e um óbito

O Alentejo regista esta sexta-feira, 18 de junho, mais 39 casos de Covid-19 e um óbito associado à doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Desde 29 de abril, há 50 dias, não havia mortes Covid no território alentejano.

Desde março do ano passado, na região, foram registados 30.586 casos de infeção e 972 mortes.

“Badajoz, ciudad poética” dá a conhecer Alcazaba

A terceira rota literária, no âmbito da iniciativa “Badajoz, ciudad poética”, decorre amanhã, sábado, dia 19, percorrendo Alcazaba, a Biblioteca Regional e a Praça Alta.

A visita será conduzida por Caridad Jiménez e tem início marcado para as 11 horas.

Xumbo Torto atua esta noite no Jardim Municipal de Elvas

O grupo Xumbo Torto, de Vila Boim, anima, na noite deste sábado, 19 de junho, o ciclorama do Jardim Municipal de Elvas, a partir das 21.30 horas.

Esta é mais uma iniciativa inserida na programação da “Cultura Sai à Rua… e Não Só”, promovida pela Câmara Municipal de Elvas.

A entrada é gratuita, sendo que a recolha dos bilhetes deve ser feita meia hora antes, no local, antes do início do espetáculo. É obrigatório o uso de máscara.

Trio Elétrico da Gota d’Arte antecipa Noite de São João

O Trio Elétrico da Gota d’Arte antecipa hoje a Noite de São João, a partir das 21 horas, pela freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

O espetáculo sobre rodas insere-se na iniciativa “Cultura sai à rua”, promovida pela Câmara Municipal de Elvas.

DECO ajuda a planear financeiramente a vida a dois

Partilhar casa e despesas com outras pessoas é um passo muito importante e que leva a uma gestão financeira das receitas e despesas de cada um, seja em conjunto ou individualmente.

De acordo com a DECO, como lidar com o dinheiro em conjunto é um desafio e uma etapa financeira bastante exigente para o casal.

Há, no entanto, algumas dicas que a Associação para a Defesa do Consumidor deixa para que tudo corra de forma tranquila. Maria Inês Alvarenga (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO, refere que o primeiro passo é “conversar abertamente e de forma transparente sobre a repartição das despesas e encargos. É necessário definir se pretendem manter contas separadas e ter uma conta conjunta para os gastos da casa ou se optam por uma única conta, ajudará a evitar problemas no futuro; estabelecer o hábito de registar todas as despesas e rendimentos e elaborar um orçamento familiar; planear metas e objetivos para concretizar os “sonhos a dois” e a forma e prazo para os alcançar; adequar os gastos à capacidade financeira e criar um Fundo de Emergência, porque imprevistos acontecem mesmo”.

Vida financeira em conjunto é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO com Maria Inês Alvarenga, jurista na delegação de Évora da Associação para a Defesa do Consumidor.

Filme “Um Lugar Silencioso 2” estreia em Elvas

O filme “Um Lugar Silencioso 2”, para maiores de 14 anos, estreia esta sexta-feira, dia 18, às 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

A família Abbott terá agora que enfrentar os terrores do mundo exterior enquanto continua a lutar em silêncio pela sobrevivência, com muitas ameaças desconhecidas.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus ou em ticketline.pt

Campo Maior continua com um caso ativo de Covid

Campo Maior não regista, esta sexta-feira, 18 de junho, novos casos de Covid-19.

No concelho, há, ao dia de hoje, um único caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 655 casos de Covid-19, dos quais 643 já estão curados. Da doença, no concelho, morreram 11 pessoas.

“Dordio, Uma Vida de Cor” estreia esta sexta-feira em Arraiolos

A companhia Teatro Ensaio estreia hoje, sexta-feira, 18 de junho, no renovado cineteatro de Arraiolos, a peça “Dordio, Uma Vida de Cor”.

Este espetáculo, que será também apresentado amanhã e domingo, resulta de uma residência artística levada a cabo pela companhia do Porto, em Arraiolos, sendo uma cooprodução da Câmara Municipal local.

Trata-se de um espetáculo de teatro sobre o pintor Dordio Gomes, de Arraiolos que, depois de ter viajado pelo mundo e vencer muitos prémios, de acordo com a diretora da Teatro Ensaio e atriz, Inês Pinto.

A peça “Dordio, Uma Vida de Cor” conta com texto e encenação de Pedro Estorninho, interpretação de Inês Leite, Joana Canoa e Paulo Monteiro, música original de Eduardo Baltazar Soares e desenho de luz e vídeo de Hugo Valter Moutinho.

A peça é apresentada esta sexta-feira e sábado pelas 21.30 horas. No domingo, sobe ao palco do cineteatro de Arraiolos pelas 17.30 horas.

A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva, que pode ser feita no Posto de Turismo de Arraiolos. A lotação da sala é limitada, sendo obrigatório o uso de máscara.

Tapete de Arraiolos como património imaterial em consulta pública

A Câmara de Arraiolos pretende candidatar o tapete de Arraiolos a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, mas aguarda, há muito, pela sua certificação.

Na semana passada, foi dado um importante passo, nesse sentido, depois de anunciado, em Diário da República, que o processo de inscrição da confeção do Tapete de Arraiolos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial se encontra em consulta pública.

Este processo e a candidatura apresentada pela autarquia, segundo a presidente da Câmara, Sílvia Pinto, são muito importantes para o concelho e estão “finalmente a ter o seu desenvolvimento”. “É uma candidatura que foi apresentada por nós, que estava há algum tempo na Direção-Geral do Património Cultural, mas que vai dar frutos”, garante.

Agora, o processo de inscrição da confeção do Tapete de Arraiolos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial vai estar, por trinta dias, em discussão pública. Depois, “terão 120 dias para registar, ou não, este saber-fazer do Tapete de Arraiolos, no Inventário Nacional Português”, adianta a autarca.

Este registo no inventário, garante Sílvia Pinto, é fundamental para a “promoção e salvaguarda do tapete”. A autarca lembra ainda que a candidatura do tapete a Património da Humanidade, “está parada”, até porque só pode avançar quando integrar o inventário nacional.

Na semana passada, a Câmara de Arraiolos organizou mais uma edição do “Tapete está na Rua”, onde não faltaram tapetes estendidos nas ruas e praças da vila, para além de pendurados em portas, janelas e varandas da zona histórica de Arraiolos.

Opel promove Dias do Cliente

A Opel está a promover, até amanhã, dia 19, a iniciativa “Dias do Cliente”. Como habitualmente estes dias serão marcados por ações para veículos novos, veículos usados e Pós-Venda.

A Opel oferece uma verificação completa gratuita do estado de funcionamento dos automóveis de passageiros e comerciais da marca. De uma forma rápida e abrangente, o checkup contempla, entre outros, a análise dos níveis de fluidos, bem como do estado dos travões, pneus, iluminação, suspensão, direção, bateria, sistema de refrigeração, correia do alternador e sistema de escape, permitindo ainda o agendamento de serviços a realizar no momento ou em data a acordar.

Alunos de Campo Maior participam em projeto ERASMUS

No âmbito do projeto Erasmus+, CLIL and cross curricular relations, realizou-se a mobilidade em Portugal de forma virtual. Esta mobilidade viu-se condicionada pelas condições atuais, pelo que se decidiu dar início ao projeto online.

O tema da mobilidade foi a História, tendo havido atividades preparatórias relacionadas com a nossa História e com o projeto, como a criação do logotipo.

Assim, no primeiro dia e após a apresentação das escolas, foi escolhido por votação o logotipo que representará o projeto e realizou-se um Kahoot com perguntas de cultura geral sobre os países envolvidos: Portugal, República Checa, Itália, Espanha, Polónia e Turquia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

De seguida, foi explicado o conteúdo da caixa mistério, que continha materiais para a realização das atividades dos dias seguintes e que fora enviada semanas antes para cada um dos parceiros. A manhã com a construção do Castelo de Campo Maior em puzzle.

O segundo dia começou como uma aula virtual de história sobre Campo Maior, mais concretamente sobre o Castelo e a importância que foi assumindo ao longo dos tempos. Seguiu-se um pequeno questionário sobre o aprendido e foi proposto a criação de banda desenhada (com recurso às ferramentas digitais) a partir da sugestão de três temas relacionados com Campo Maior: a Capela dos Ossos, os Contrabandistas e a Batalha de Campo Maior.

No terceiro e último dia apresentaram-se as bandas desenhadas e, posteriormente, a equipa portuguesa apresentou algumas tradições culturais do concelho dando-se especial enfoque às flores de papel. Após a visualização de um tutorial, elaborado com a preciosa colaboração das artesãs do centro comunitário de Campo Maior, os alunos de todos os países aprenderam a fazer e fizeram as flores que cobrem os tetos das ruas. Foi um momento muito participativo e bem-disposto.

[/shc_shortcode]

Sala de chá Mimi no “Retoma da Economia”

Michelle Capucho (na foto), da sala de chá Mimi, na Rua de Alcamim, surgiu ligada ao setor da restauração há cerca de 23 anos.

Depois do desafio do antigo proprietário do espaço, para que trabalhasse por conta própria, conta Michelle Capucho, decidiu aceitar e, hoje em dia, não se arrepende.

Localizado numa zona privilegiada da cidade, o estabelecimento “serve pequenos-almoços. Temos sumos de laranja natural, tostas e torradas. No verão, temos saladas e baguetes que permitem almoçar e, à tarde, dá para lanchar”, garantiu a proprietária.

O salão de chá Mimi, na Rua de Alcamim, funciona de segunda a sexta-feira, das 8.30 às 19 horas, e ao sábado, das 8.30 às 13 horas, e está em destaque na edição de hoje do programa Retoma da Economia, na Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Campo Maior Trail Runners em prova na Serra de São Mamede

O Grupo Campo Maior Trail Runners já regressou às competições e vai participar domingo, dia 20, no Tejo Internacional São Mamede Adventure Trail.

Carlos Pêpe, membro do grupo afirma  “neste momento e depois das atividades competitivas terem regressado” estão a “preparar-se para esta prova, com orientação, na Serra de São Mamede, na qual participam com cinco equipas, num total de 15 elementos”.

A competição foi retomada em Monsaraz, no Adventure Trail, com oito atletas, onde o Grupo conseguiu “resultados interessantes”. Carlos Pêpe refere que “é um privilégio muito grande poder voltar a sentir o bichinho da competição, ainda que com todas as normas da DGS, mas o objetivo é fazer tudo com calma sem precipitações para não se cometam erros e voltarmos em pleno em 2022”.

Depois de vários meses sem competição, Carlos Pêpe refere que “já fazia falta este ritmo de competição, a adrenalina do trail leva a que as pessoas se superem e notam-se resultados surpreendentes porque as pessoas estão com muita vontade de fazer provas e querem dar tudo de si”.

Grupo Campo Maior Trail Runners que participa domingo, numa prova na Serra de São Mamede, com 15 atletas.

Caminhada pelo Património na zona da Ajuda

A primeira caminhada pelo património, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, realiza-se amanhã, dia 19, pelas 10 horas, entre a Ponte da Ajuda (na foto), a Venda e os Três Moinhos.

De acordo com Rui Jesuíno, técnico superior e responsável pelo Turismo e pelo Património do município, “estas caminhadas não são visitas guiadas. É claro que acabamos sempre por ter uma pequena explicação do que estamos a visitar, mas não é uma verdadeira visita guiada. No entanto, os participantes caminham por locais históricos e de interesse patrimonial”.

No mês de julho, realizam-se mais duas caminhadas: “uma que liga o Forte de Santa Luzia ao Forte da Graça e outra que percorre as ruas do centro histórico, em período noturno. Já em setembro, vamos caminhar por uma zona de birdwatching, entre o Forte de Santa Luzia e a zona de Torre de Bolsa”.

As caminhadas pelo Património são organizadas pela Câmara Municipal de Elvas.