Alunos de Campo Maior participam em projeto ERASMUS

No âmbito do projeto Erasmus+, CLIL and cross curricular relations, realizou-se a mobilidade em Portugal de forma virtual. Esta mobilidade viu-se condicionada pelas condições atuais, pelo que se decidiu dar início ao projeto online.

O tema da mobilidade foi a História, tendo havido atividades preparatórias relacionadas com a nossa História e com o projeto, como a criação do logotipo.

Assim, no primeiro dia e após a apresentação das escolas, foi escolhido por votação o logotipo que representará o projeto e realizou-se um Kahoot com perguntas de cultura geral sobre os países envolvidos: Portugal, República Checa, Itália, Espanha, Polónia e Turquia.

De seguida, foi explicado o conteúdo da caixa mistério, que continha materiais para a realização das atividades dos dias seguintes e que fora enviada semanas antes para cada um dos parceiros. A manhã com a construção do Castelo de Campo Maior em puzzle.

O segundo dia começou como uma aula virtual de história sobre Campo Maior, mais concretamente sobre o Castelo e a importância que foi assumindo ao longo dos tempos. Seguiu-se um pequeno questionário sobre o aprendido e foi proposto a criação de banda desenhada (com recurso às ferramentas digitais) a partir da sugestão de três temas relacionados com Campo Maior: a Capela dos Ossos, os Contrabandistas e a Batalha de Campo Maior.

No terceiro e último dia apresentaram-se as bandas desenhadas e, posteriormente, a equipa portuguesa apresentou algumas tradições culturais do concelho dando-se especial enfoque às flores de papel. Após a visualização de um tutorial, elaborado com a preciosa colaboração das artesãs do centro comunitário de Campo Maior, os alunos de todos os países aprenderam a fazer e fizeram as flores que cobrem os tetos das ruas. Foi um momento muito participativo e bem-disposto.