Eleições esclarecem quem os Portugueses querem para governar o País

As Eleições Legislativas deste domingo foram esclarecedoras de quem os Portugueses querem que seja Governo. As sondagens em Portugal valem cada vez menos e até as que foram feita à boca das urnas deixaram muito a desejar. O País mudou e está a mudar e o pessoal das sondagens ainda não deu por isso. A abstenção diminui pela primeira vez em muitos anos, o que quer dizer que os eleitores, sim, têm interesse pela politica. Afinal, os muitos debates que se realizaram, nas televisões e rádios, sempre com muita audiência, colocaram a política no prato do interesse comum nacional. Pontos que ficaram como resumo da noite:

– O PS ganhou com maioria e alargou a distância para os parceiros de esquerda que foram descartados, talvez mesmo responsabilizados pela dissolução da Assembleia da Republica e para a direita, onde o PSD, segundo as sondagens, iria discutir, quiçá ganhar as eleições. Costa é um fenómeno e com seis anos de desgaste no poder, vence com o melhor resultado, a sua primeira maioria.

A desilusão da noite foram o PSD e Rui Rio, iludido pelas sondagens, nunca disputou verdadeiramente a eleição e agora, palavras do próprio, auto descarta-se e vai deixar a liderança do partido. 

– Os três partidos esquerdistas da gerigonça perderam, Os Verdes desaparecem até do parlamento, sendo (os três partidos) “culpados da crise” pelo eleitorado, mais até no caso do Bloco de Esquerda, que passa de terceiro a quinto partido mais votado, foi mesmo resumido a cinco deputados (perdeu 14), mais penalizado do que o PCP, que vem em queda geral e perdeu metade dos deputados (seis, incluindo João Oliveira, em Évora). Entra finalmente na Assembleia, Rui Tavares, pelo Livre, e o PAN, de tanto querer proibir, foi quase proibido de entrar no parlamento, ficando apenas com a líder, numa solitária cadeira, no hemiciclo.

– À direita, André Ventura confirmou-se como a segunda vedeta da noite, em terceiro lugar nacional, somando 12 deputados que prometem agitar a legislatura. Se um Ventura incomodava muita gente, agora 12 Ventura incomodam muito muito mais. A Iniciativa Liberal ganhou um grupo parlamentar, atingindo oito deputados, tudo contra um CDS que se evaporou pela primeira vez do Parlamento, deixando de ser o partido do táxi para ser o Belenenses da politica portuguesa, um partido que já foi grande, mas agora vai ter que se refundar pelas divisões inferiores.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS