Movimento Cívico por Elvas quer aldeia social em Santa Eulália

O Movimento Cívico por Elvas pretende criar uma aldeia social em Santa Eulália, nas instalações da antiga moagem, com o objetivo de dar resposta às necessidades da terceira idade do concelho.

De acordo com Rondão Almeida, candidato do Movimento Independente à câmara municipal de Elvas, esta aldeia social “vai dar resposta os problemas dos casais de idosos que não tenham já condições para residir nas suas habitações. Uma aldeia social é algo que, além de resolver um problema social, é geradora de emprego e Santa Eulália merece essa atenção”.

Rondão Almeida lamenta que “na altura de ingressar num lar, um casal seja separado, indo as senhoras para o lar da Santa Casa da Misericórdia e os homens para o lar Alcântara Botelho. Isto tudo, traz ao pensamento do Movimento Cívico Independente a necessidade de resolver esta situação. E vamos resolvê-la com o aumento dos lares das freguesias rurais paras que tenham capacidade para receber casais”.

Já na União de Freguesias de Vila Boim, mais concretamente em Vila Boim, “é necessário construir um lar novo, assim como um Centro de Dia na freguesia de São Brás e São Lourenço”. Por outro lado, Rondão Almeida garante que “é necessário olhar para as verbas exigidas às pessoas para que possam entrar nos lares. Eu também não concebo que um idoso com uma reforma de 200 euros consiga pagar medicamentos, água, luz e renda de casa. A Câmara Municipal de Elvas, com a minha pessoa, começou o apoio com os medicamentos. Hoje em dia não há esse problema. Mas a partir do momento em que o Movimento Cívico Independente tomar da câmara também para o pagamento da casa, água e luz haverá um apoio”.

Também em Santa Eulália foi abordada a questão do ATL para as crianças. Anabela Cartas (na foto), número dois da lista da Câmara Municipal do Movimento Cívico por Elvas, refere que “é necessário que esta questão seja resolvida no imediato. Não podemos estar à espera do momento das eleições para abrir o ATL. As mães precisam de um local para deixarem os seus filhos quando o ano letivo terminar”.

Os temas do abastecimento de água no concelho e da recolha de lixo também foram abordados nesta conferência com Hermenegildo Rodrigues, número quatro na lista de independentes à Câmara Municipal, a garantir que quando o Movimento tomar posse, vai “rever o atual contrato de concessão com a empresa responsável pelo serviço. A taxa de atualização deveria ser feita com a taxa de inflação e isso não tem vindo a acontecer. Nos últimos anos temos vindo a assistir a um conjunto de adendas a taxas e taxinhas que fazem com que a água, em Elvas, tenha talvez dos preços mais altos a nível nacional”.

Por outro lado, Hermenegildo Rodrigues considera que a recolha do lixo “deve continuar a  ser feita pelo município, uma vez que permite criar as condições necessárias para uma melhoria do serviço e dar uma imagem de boa gestão dos dinheiros públicos”.

A conferência de imprensa do Movimento Cívico por Elvas decorreu esta sexta-feira, dia 18 de junho, em Santa Eulália.