Espaços públicos de Vila Viçosa com internet gratuita

Ao abrigo da iniciativa WiFi4EU, programa financiado pela União Europeia, a Câmara Municipal de Vila Viçosa procedeu à instalação de equipamentos especializados sem fios em espaços públicos. A mencionada iniciativa promove o acesso gratuito à Internet em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde e museus, que ainda não disponham de um ponto de acesso.

O elevado potencial deste projeto, permite melhorar e ampliar o sistema de cobertura das seguintes áreas: Cantina Municipal, Cineteatro Florbela Espanca, Jardim de Infância de Vila Viçosa (avenida 25 de Abril), Mercado Municipal, Museu do Mármore, Paços do Concelho, Piscinas Municipais, Posto de Turismo, Universidade Sénior de Vila Viçosa, Lago dos Patos (largo 25 de Abril), Mata Municipal e respetivas zonas envolventes. Convém recordar que para aceder ao WIFI é necessário ligar a rede e aceitar os termos e condições de utilização no Captive Portal apresentado, tendo uma velocidade máxima de 100 mpbs.

Este projeto coloca particular ênfase no progresso da dimensão tecnológica, com verdadeiros impactos nas comunicações dos munícipes que são os beneficiários desta iniciativa, aprofundando as práticas e as relações entre o mundo digital e as pessoas.

Feira da Beleza, Moda e Cosmética decorre em Badajoz

A XIV (14ª) edição da Feira da Beleza, Moda e Cosmética decorre entre os dias 15 e 17 de Maio, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

Esta trata-se de uma edição especial que tem como principal público alvo os profissionais do setor e que, durante três dias, pode receber até 700 pessoas e até 120 participantes no campeonato de barbearia.

Para garantir a segurança de todos, os interessados em participar devem inscrever-se no site www.feriadelabelleza.com.

Volume da Barragem do Caia baixa 0,3% numa semana

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia encontra-se, ao dia de hoje, 12 de maio, em 152 milhões e 320 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 230,58 metros.

Este volume corresponde a 80,17 por cento, em relação à cota de descarga (que corresponde a 190 milhões de metros cúbicos) da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

Escola Básica Vila Boim volta a ser considerada Eco escola

A Escola Básica Integrada de Vila Boim hasteou, hoje, dia 12 de maio, a Bandeira Verde do programa Eco escolas.

Por mais um ano consecutivo, a escola foi galardoada com a Bandeira Verde, por ser considerada escola amiga do ambiente.

Os alunos da EBI de Vila Boim têm desenvolvido competências e concretizado diversas atividades no domínio do ambiente e sociedade, no sentido de alertar a comunidade escolar para a necessidade de práticas sustentáveis no âmbito dos resíduos, energia, água e biodiversidade.

Elvas com mais dois casos de Covid-19

O concelho de Elvas regista, esta quarta-feira, dia 12, mais dois casos de infeção por Covid-19, o que faz subir para quatro o número de casos ativos.

Nos 13 dias anteriores, Elvas não tinha tido nenhum novo caso desta doença.

Desde o início da pandemia, foram acumulados, no concelho, 1371 casos positivos, dos quais 1339 recuperaram da doença. Em Elvas, 28 pessoas morreram devido à infeção pelo novo coronavírus.

Grupo Nabeiro- Delta Cafés recruta colaboradores para restaurante “Aperta”

O Grupo Nabeiro- Delta Cafés está a recrutar colaboradores para as funções de cozinheiro e chefe de sala, para a reabertura do seu Restaurante “Aperta”.

Os candidatos deverão reunir os seguintes requisitos:

– habilitações ao nível do ensino secundário ou técnico-profissional, nas áreas de Restauração e Cozinha e de Hotelaria e Turismo ou similar, respetivamente;

– experiência profissional em funções similares (mínima de 2 anos para Cozinheiros, com formação na área de cozinha comprovada);

– disponibilidade para trabalhar em horários repartidos e com folgas semanais rotativas;

– boas competências de comunicação e de relacionamento interpessoal;

– atitude responsável e profissional;

– dinamismo e proatividade;

– e forte capacidade de resistência ao stress.

A candidatura pode ser feita através do seguinte endereço: https://www.gruponabeiro.com/candidaturas.

Celeste Garrido expõe no MEAIC em Badajoz

A exposição “Tus ojos dicen lo que tu boca calla”, de Celeste Garrido vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 14, pelas 12 horas (hora espanhola) no Museu Estremenho e Iberoamericano de Arte Contemporânea (MEIAC) de Badajoz.

A mostra fica patente até dia 30 de Agosto.

Mostra Gastronómica Peixe do Rio em Alandroal

O município de Alandroal volta a promover o melhor da gastronomia local num evento adaptado ao momento que ainda vivemos.

Sem a componente de feira e sem eventos paralelos, o certame divide-se entre os espaços dos restaurantes e as plataformas digitais.

Entre 14 e 30 de Maio será possível encontrar, nos restaurantes aderentes, com todas as condições de segurança exigidas, o melhor da gastronomia do peixe do rio assim como toda a restante oferta, recomendando-se a marcação prévia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Em simultâneo, o “Congresso das Cozinhas do Rio”, que reúne reconhecidos chefes de cozinha de todo o país e especialistas locais dos restaurantes do concelho, é apresentado exclusivamente em formato digital.

Para estimular a participação da comunidade local o município, através da iniciativa “Alandroal ConVida Apoio ao Comércio Local” vai sortear uma centena de vouchers de dupla refeição que podem ser usados nos restaurantes aderentes em condições especiais e com prévia marcação.

Depois de em 2020 este ter sido o primeiro grande evento municipal a ser afetado pela pandemia, o município não quis deixar de promover, em 2021, um dos seus mais emblemáticos eventos gastronómicos e assim contribuir para o relançamento da atividade económica do concelho, em particular do setor da restauração.

[/shc_shortcode]

Talho Alentejano abriu ao público esta quarta-feira em Elvas

O Talho Alentejano abriu, esta quarta-feira, dia 12, ao público, e localiza-se na Rua Rossio do Meio, em Elvas.

A proprietária, Joana Machado, depois de trabalhar 15 anos, no setor, nomeadamente nas Lojas Alentejo e no Spar, depois do encerramento destes, decidiu abrir o seu próprio negócio. Joana Machado revela que, “para o primeiro dia, está a correr muito bem, está a ser um sucesso, porque as pessoas já me conheciam”.

Joana Machado explica que para o dia de abertura baixou, ligeiramente, os preços, adiantando que “todas semanas vai haver uma promoção”; e revela qual o tipo de carnes e charcutaria que os clientes podem ali encontrar: “desde aves, carne de porco e de vaca da Carne Alentejana, borrego, bem como enchidos, e charcutaria, tudo produto fresco e da região”, tem também alguns produtos gourmet, que são feitos por si.

O Talho Alentejano vai estar aberto de segunda a sexta-feira, das 8.30 horas às 13 horas e das 15 horas às 20 horas, e aos sábados, até as 13 horas. Sendo que quem quiser pode fazer a sua encomenda antecipadamente através do 969 266 751.

Alentejo regista mais 24 casos de Covid

A região Alentejo regista, hoje, quarta-feira, dia 12, mais 24 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29.904 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 12 casos na quarta-feira 5 de maio; dez casos na quinta 6 de maio; nove casos na sexta-feira 7 de maio; 23 casos no sábado 8 de maio; quatro casos no domingo 9 de maio; nove casos na segunda-feira 10 de maio; 12 casos na terça 11 de maio; e 24 casos na quarta-feira 12 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista 485 novos casos e quatro óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 485 novos casos de infeção, quatro óbito e a recuperação de 315 doentes.

As quatro mortes ocorreram duas no Algarve, uma em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e uma no Norte. Dos 485 novos casos em 24 horas, salientam-se 169 (35%) no Norte e 167 (34%) em LVT.

Esta quarta-feira, dia 12 de maio, 248 doentes estão internados (menos nove que ontem), dos quais 71 em unidades de cuidados intensivos (o mesmo número de ontem). Há mais de um ano, desde março de 2020, o número de doentes internados com esta doença não era tão baixo.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.998 mortes, 840.493 casos de infeção e 801.621 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 387 casos na quarta-feira 5 de maio; 373 casos na quinta 6 de maio; 377 casos na sexta-feira 7 de maio; 406 casos no sábado 8 de maio; 324 casos no domingo 9 de maio; 158 casos na segunda-feira 10 de maio; 257 casos na terça 11 de maio; e 485 casos na quarta-feira 12 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

 

Prazo de limpeza de terrenos termina dia 15

O prazo de limpeza de terrenos está a decorrer até sábado, dia 15 de Maio, no âmbito da operação Floresta Segura.

Esta é uma fase em que a ação da GNR incide, sobretudo, na sensibilização e chamada de atenção para “a questão dos trabalhos de gestão de combustível, queimas e queimadas e adoção de medidas de auto proteção”, entre outras, de acordo com o Major David Pires, chefe da secção SEPNA do Comando Territorial de Portalegre da GNR.

Quem, a partir de 15 de Maio, não tiver feito a limpeza de terrenos fica sujeito a uma coima que “pode ir dos 280 aos 10 mil euros, para pessoas singulares, e dos 1600 aos 120 mil euros para pessoas coletivas. De recordar que a GNR começa a fiscalização logo no dia seguinte (dia 16)”.

O Major David Pires explica que “os proprietários dos terrenos, em volta de casas, de armazéns, de oficinas, que estão em espaços rurais, têm obrigação de manter limpa uma faixa de terreno de, pelo menos, 50 metros; cortar os ramos das árvores até quatro metros acima do solo; cortar as +arvores e os arbustos a menos de cinco metros das casas e evitar que os ramos estejam em cima dos telhados, entre outras”.

A GNR registou, em 2020, no distrito de Portalegre, “mais de 120 autos de contra ordenação relacionados com a defesa da floresta contra incêndios. Relativamente a ocorrências de incêndios rurais, estão registadas 192, no ano passado, quer na área da GNR quer da PSP, tendo sido realizados 97 inquéritos por parte da GNR”.

Perante o incumprimento dos proprietários do prazo para a limpeza de terrenos, as câmaras municipais têm de garantir, até 31 de maio, a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível

“Elvas + Solidária”: ligar por brincadeira para o 112 é crime

Em caso de acidente ou doença súbita, as pessoas devem ligar o 112: uma chamada que é gratuita e que está acessível de qualquer ponto do país, a qualquer hora do dia, sendo atendida pela PSP e pela GNR, nas Centrais de Emergência.

Deve-se ligar o 112, assegura o agente coordenador da Escola Segura da PSP de Elvas, Rui Enes (na foto), na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, sempre que se tratar de um pedido de ajuda “verdadeiro”. “Em qualquer emergência, podemos utilizar o número 112: acidentes de automóvel, qualquer pessoa que, no trabalho, tenha um acidente e fique ferida, um incêndio”, explica.

Ligar para o 112 por mera brincadeira é considerado crime, revela o agente. “É crime e é passível de ser punido com pena de prisão ou multa”, explica. “Sempre que uma linha está interrompida por brincadeira, nesse exato momento, pode haver uma pessoa que precisa realmente de ajuda e que vai ficar em espera”, alerta. Rui Enes revela ainda que qualquer telefone ou telemóvel serve para ligar para o 112, mesmo que bloqueado.

Por norma, a PSP alerta os jovens para não ligarem, por brincadeira, para o 112, revelando ainda que, em caso de engano, deve-se deixar a chamada tocar até ser atendida, para explicar que é, precisamente, um engano.

O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos.

Mário Dias veste-se a rigor para celebrar vitória do Sporting (c/fotos)

É numa bicicleta verde e vestido com as cores do Sporting que o elvense Mário Dias se apresenta hoje pela cidade, depois do seu clube ter vencido ontem o campeonato nacional.

Mário Dias afirma que já tinha a ideia de que se o Sporting vencesse o campeonato, iria vestir-se desta forma, “pegando na bicicleta que tem 120 anos, e com a camisola relativa ao último campeonato que o Sporting venceu, em primeiro lugar sou elvense e sou do Elvas e depois sou do Sporting”, revelando que irá até ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade agradecer o feito, “que acedeu aos seus pedidos”.

Mário Dias afirma que estes 19 anos sem vencer o campeonato “foram muito custosos, mas este é um dos maiores clubes do país”, mas que “esta vitória foi extraordinária”, deixando os parabéns a todos os sportinguistas.

Recorda que já viu várias vezes o Sporting campeão, mas que os mais novos já não se lembravam deste feito, pelo que é a primeira vez que veem o clube campeão. Mário Dias enaltece o trabalho da equipa, staff, direção e adeptos do Sporting, considerando que, para si, esta vitória “é uma grande alegria”.

Campo Maior sem novos casos Covid

O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 12, novos casos de infeção por covid-19, pelo que se mantém com dois casos ativos.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 644 casos de infeção, dos quais 631 recuperaram. Da doença, no concelho, morreram 11 pessoas.

 

Mais de 171 mil pessoas com vacinação completa na Extremadura

Mais de 346 mil pessoas da Estremadura espanhola, 38 por cento da população a vacinar contra a Covid-19, já receberam pelo menos uma dose da vacina. De acordo com dados do Ministério da Saúde de Espanha, mais de 171 mil pessoas já têm a vacinação completa, o que corresponde a 18,8 por cento da população.

Ontem, terça-feira, a Comissão de Saúde Pública aprovou a administração da vacina da Janssen a pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 59 anos.

Entra a população com mais de 60 anos, 274.050 pessoas já receberam uma das doses da vacina, o correspondente a 93,5 por cento deste grupo.

A Estremadura espanhola recebeu, até ao momento, 580.375 dores da vacina: 401.975 da Pfizer, 119.400 da AstraZeneca, 52.900 da Moderna e 6.100 da Janssen.

Tasquinha Alentejana no “Retoma da Economia”

A Tasquinha Alentejana, localizada na Avenida 14 de janeiro, em Elvas, nasceu há sete anos, por José Gervásio.

Inicialmente este espaço funcionava como bar, “com música e com a juventude”, estando aberto, muitas vezes até às quatro da manhã, revela José Gervásio, que recorda ainda “as grandes festas noturnas que ali aconteciam”.

Passado uns anos deixou de ter bar e passou a funcionar apenas como restaurante, o cliente espanhol começou a aparecer e a parte da restauração começou a evoluir, e a abertura do hotel “foi extraordinária para o negócio”.

O espaço conta com pratos típicos da região, como as sopas tradicionais, açordas, migas, bacalhau, entre outros; mas não só, há música ambiente e uma decoração caraterística do Alentejo, sobre isto o proprietário afirma “sou alentejano mesmo, corre-me nas veias e sempre gostei muito desta parte, dos detalhes do artesanato”

A Tasquinha Alentejana está hoje em destaque no programa “Retoma da Economia”, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Pode ouvir a entrevista completa aqui:

Santa Casa de Campo Maior tem projeto de cuidados paliativos

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior concorreu recentemente a um projeto da Fundação BPI La Caixa, com o objetivo de intervenção junto de pessoas que estejam em cuidados paliativos.

Rosália Guerra explica que esta intervenção, de caráter psicossocial, se aplica “não só a estas pessoas, em fim de vida, mas também com os seus familiares, de forma a apoiar nesta fase, que se assume como tão difícil e desapoiada, das pessoas que estão com doenças várias, incapacitantes e sem cura”.

A candidatura ainda não foi aprovada, mas o que se prevê é que sejam apoiadas cerca de 30 pessoas, “não sendo uma intervenção muito massificada, porque a ideia é providenciar uma atenção muito dirigida e centrada nas necessidades das pessoas e seus cuidadores”, explica Rosália.

Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior que concorreu a um projeto da Fundação BPI La Caixa, inserido no Programa Humaniza, relativo ao Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, criado em 2008 e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.

Euromilhões com jackpot de 30 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai ter um jackpot de 30 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 507 mil euros, vai ser entregue a um jogador com aposta registada no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, no valor de 23 mil euros, vai contemplar cinco apostadores, também no estrangeiro. Em Portugal, ficaram três quartos prémios, no valor de 1900 euros.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 14 – 25 – 34 – 43 – 46 e pelas estrelas 5 e 6.

Sportinguistas de Elvas celebram conquista do campeonato na rotunda do Tribunal

O Sporting sagrou-se ontem campeão nacional, depois de vencer, em casa, o Boavista por 1-0, com golo de Paulinho, em jogo da 32ª jornada da I Liga. Em Elvas, algumas centenas de sportinguistas quiseram festejar, 19 anos depois da última vez, esta conquista, na rotunda do Tribunal.

“Este é um dia verdadeiramente histórico” para o clube, garante o presidente do Núcleo de Elvas do Sporting Clube de Portugal, Carlos Cambóias, que assegura ainda que este “é um prémio para todos os sportinguistas que sempre acreditaram”. “Há 19 anos que não se fazia uma festa como esta e Elvas também está de parabéns”, diz ainda, na esperança que, dentro de um ano, os adeptos leoninos possam estar a festejar mais um título, no mesmo local.

Para que estas pessoas pudessem festejar em segurança, a PSP cortou todos os acessos à Avenida de Badajoz e à rotunda do Tribunal. De acordo com o comandante da esquadra de Elvas, o comissário Rui Massaneiro, não houve incidentes maiores, durante as comemorações, a registar. “As pessoas estiveram a confraternizar, durante a tarde e o jantar. A esta hora, há já pessoas como costumamos dizer, bem bebidas, mas nada de mais. Se detetarmos algum exagero, terá de ser corrigido através do contingente policial que aqui se encontra”, revela.

Já Nuno Barbado, um dos muitos adeptos fervorosos do Sporting em Elvas, garante que “ver um mar de gente”, a comemorar esta conquista, é um orgulho. “Ver aqui miúdos com menos de 19 anos, ou seja, que as únicas vitórias que presenciaram nunca foram no futebol, é uma sensação indescritível”, garante. Nuno Barbado revela ainda que poderia ter estado a celebrar esta vitória, em Lisboa, junto da claque a que pertence – o Diretivo –, mas que devido às limitações do pai, outro grande amante do Sporting, preferiu ficar por Elvas.

Também Manuel Carvalho, outro adepto elvense do Sporting, lembra que foram “muitos anos há espera deste campeonato”, sendo que a conquista da competição, do seu ponto de vista, resulta do trabalho do treinador Rúben Amorim, e da aposta feita pelo presidente Frederico Varandas, num grupo de jovens jogadores, “muito homogéneo, muito unido e com os objetivos muito bem traçados”. Para esta vitória no campeonato, Manuel Carvalho destaca o papel fundamental de três jogadores: o central Coates, o guarda-redes Adán e o trinco Palhinha.

Para Isabel Santos, antiga presidente do Núcleo de Elvas do Sporting, ontem foi dia de festa a dobrar, uma vez que festejou mais um aniversário no dia em que o clube do seu coração, passados 19 anos, voltou ao topo da I Liga. “Isto vai ficar na minha memória, os meus 56 anos. A vitória do Sporting é muito importante para mim, para a minha família, para o meu filho, o meu pai, o meu marido, para toda a gente”, garante. Isabel Santos revela ainda aos microfones da Rádio ELVAS que um grupo de amigos de Elvas, incluindo Manuel Carvalho, prometeu ir a pé até Badajoz, caso o Sporting vencesse o campeonato. “Dentro destes dias, vai ter de ser cumprida esta promessa”, assegura.

A duas jornadas do final da I Liga, Sporting bate o Boavista, por 1-0, deixando FC Porto a 8 pontos de distância. Passados 19 anos, a equipa de Alvalade volta a vencer o campeonato.


Soversion no Festival da Juventude: sem aplausos, mas “vamos dar tudo”

Os Soversion, depois da atuação de J-Carti, animam a segunda noite do Festival da Juventude e Académico de Elvas, que decorre, esta noite, a partir das 22 horas, através das plataformas digitais do Município.

Pensando na segurança de todos, Roberto Cabral, vocalista dos Soversion, assegura que esta versão digital do festival é a melhor solução, por esta altura, garantindo que é possível que as pessoas se divirtam, mesmo, a partir de suas casas. “É importante não parar, fazer ainda mais e que as pessoas participem, porque nos podemos divirtir em casa, estar juntos com os nossos amigos ou beber um copo virtualmente”, assegura. Ainda assim, Kikas, como é mais conhecido Roberto Cabral, espera que este período, em que a vida em sociedade se faz a partir da internet, “dure o menor tempo possível e que isto se ultrapasse rápido”.

Quanto à atuação desta noite, Roberto Cabral garante que o público pode esperar o mesmo do que já vem sendo hábito nos concertos dos Soversion, lembrando, no entanto, que se vai sentir a falta das pessoas e dos aplausos. “Tocar música faz sempre sentido quando nós temos com quem partilhar esse nosso trabalho”, recorda o músico. O concerto, revela Kikas, “vai ser diferente”. “Mas nós, como sempre, vamos dar tudo, porque é a dar tudo que isto anda para a frente”, diz ainda.

Os Soversion são das bandas mais antigas de Elvas que participam nesta edição do festival. Roberto Cabral, face aos outros grupos e artistas que integram o cartaz, confessa ser bom verificar-se que novos projetos, de diferentes estilos musicais, têm vindo a surgir no concelho.

O início dos espetáculos está marcado para as 22 horas e, sendo transmitidos através das três plataformas online do Município de Elvas: YouTube, Facebook e Instagram. O Festival da Juventude e Académico de Elvas decorre até sábado, dia 15 de maio.