“Elvas + Solidária”: ligar por brincadeira para o 112 é crime

Em caso de acidente ou doença súbita, as pessoas devem ligar o 112: uma chamada que é gratuita e que está acessível de qualquer ponto do país, a qualquer hora do dia, sendo atendida pela PSP e pela GNR, nas Centrais de Emergência.

Deve-se ligar o 112, assegura o agente coordenador da Escola Segura da PSP de Elvas, Rui Enes (na foto), na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, sempre que se tratar de um pedido de ajuda “verdadeiro”. “Em qualquer emergência, podemos utilizar o número 112: acidentes de automóvel, qualquer pessoa que, no trabalho, tenha um acidente e fique ferida, um incêndio”, explica.

Ligar para o 112 por mera brincadeira é considerado crime, revela o agente. “É crime e é passível de ser punido com pena de prisão ou multa”, explica. “Sempre que uma linha está interrompida por brincadeira, nesse exato momento, pode haver uma pessoa que precisa realmente de ajuda e que vai ficar em espera”, alerta. Rui Enes revela ainda que qualquer telefone ou telemóvel serve para ligar para o 112, mesmo que bloqueado.

Por norma, a PSP alerta os jovens para não ligarem, por brincadeira, para o 112, revelando ainda que, em caso de engano, deve-se deixar a chamada tocar até ser atendida, para explicar que é, precisamente, um engano.

O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos.