Sportinguistas de Elvas celebram conquista do campeonato na rotunda do Tribunal

O Sporting sagrou-se ontem campeão nacional, depois de vencer, em casa, o Boavista por 1-0, com golo de Paulinho, em jogo da 32ª jornada da I Liga. Em Elvas, algumas centenas de sportinguistas quiseram festejar, 19 anos depois da última vez, esta conquista, na rotunda do Tribunal.

“Este é um dia verdadeiramente histórico” para o clube, garante o presidente do Núcleo de Elvas do Sporting Clube de Portugal, Carlos Cambóias, que assegura ainda que este “é um prémio para todos os sportinguistas que sempre acreditaram”. “Há 19 anos que não se fazia uma festa como esta e Elvas também está de parabéns”, diz ainda, na esperança que, dentro de um ano, os adeptos leoninos possam estar a festejar mais um título, no mesmo local.

Para que estas pessoas pudessem festejar em segurança, a PSP cortou todos os acessos à Avenida de Badajoz e à rotunda do Tribunal. De acordo com o comandante da esquadra de Elvas, o comissário Rui Massaneiro, não houve incidentes maiores, durante as comemorações, a registar. “As pessoas estiveram a confraternizar, durante a tarde e o jantar. A esta hora, há já pessoas como costumamos dizer, bem bebidas, mas nada de mais. Se detetarmos algum exagero, terá de ser corrigido através do contingente policial que aqui se encontra”, revela.

Já Nuno Barbado, um dos muitos adeptos fervorosos do Sporting em Elvas, garante que “ver um mar de gente”, a comemorar esta conquista, é um orgulho. “Ver aqui miúdos com menos de 19 anos, ou seja, que as únicas vitórias que presenciaram nunca foram no futebol, é uma sensação indescritível”, garante. Nuno Barbado revela ainda que poderia ter estado a celebrar esta vitória, em Lisboa, junto da claque a que pertence – o Diretivo –, mas que devido às limitações do pai, outro grande amante do Sporting, preferiu ficar por Elvas.

Também Manuel Carvalho, outro adepto elvense do Sporting, lembra que foram “muitos anos há espera deste campeonato”, sendo que a conquista da competição, do seu ponto de vista, resulta do trabalho do treinador Rúben Amorim, e da aposta feita pelo presidente Frederico Varandas, num grupo de jovens jogadores, “muito homogéneo, muito unido e com os objetivos muito bem traçados”. Para esta vitória no campeonato, Manuel Carvalho destaca o papel fundamental de três jogadores: o central Coates, o guarda-redes Adán e o trinco Palhinha.

Para Isabel Santos, antiga presidente do Núcleo de Elvas do Sporting, ontem foi dia de festa a dobrar, uma vez que festejou mais um aniversário no dia em que o clube do seu coração, passados 19 anos, voltou ao topo da I Liga. “Isto vai ficar na minha memória, os meus 56 anos. A vitória do Sporting é muito importante para mim, para a minha família, para o meu filho, o meu pai, o meu marido, para toda a gente”, garante. Isabel Santos revela ainda aos microfones da Rádio ELVAS que um grupo de amigos de Elvas, incluindo Manuel Carvalho, prometeu ir a pé até Badajoz, caso o Sporting vencesse o campeonato. “Dentro destes dias, vai ter de ser cumprida esta promessa”, assegura.

A duas jornadas do final da I Liga, Sporting bate o Boavista, por 1-0, deixando FC Porto a 8 pontos de distância. Passados 19 anos, a equipa de Alvalade volta a vencer o campeonato.