Hospital de Campanha na IFEBA mantém-se em estado de pré-alerta

O Hospital de Campanha, instalado na Institución Ferial de Badajoz (IFEBA), perto da fronteira do Caia, desde o passado mês de janeiro, vai manter-se em estado de pré-alerta.

O Serviço de Saúde da Estremadura espanhola descarta a hipóteses de desmontar este serviço, que teve um investimento de 500 mil euros, tratando-se de uma visão partilhada por outros profissionais de saúde.

Foi a 20 de janeiro, que José Maria Vergeles anunciou a decisão de construir um hospital provisório como medida de reforço, tendo em conta a pressão hospital que se fazia sentir.

No total, são seis mil metros quadrados divididos em dois pavilhões com 150 boxes individuais. Num dos módulos, está reservado um espaço para uma unidade de doentes semicríticos, que não se chegou a instalar.

Onze dias depois desta decisão ser anunciada, a IFEBA estava pronta para receber pacientes. A intenção era transferir de diferentes pontos da Estremadura espanhola, aqueles infetados pela Covid-19, que não estavam em estado crítico. No dia 1 de fevereiro, este hospital estava pronto para receber pacientes Covid, apesar de não ter sido necessário.