Parlamento Europeu organiza webinar para jornalistas

O Parlamento Europeu em Portugal organiza, esta segunda-feira, dia 29, dois webinar para jornalistas. Um deles está marcado para as 12.30 horas (hora de Lisboa), e aborda aA edição e 2021 do relatório anual “Demographic Outlook for the European Union” (Perspectivas Demográficas para a União Europeia) de 2021 concentra-se nas tendências recentes – como envelhecimento da população, taxas de fertilidade mais baixas e redução da população em idade ativa – e analisa as suas implicações para a política na UE.

Esta mesa redonda do Serviço de Estudos do Parlamento Europeu explora as conclusões do estudo à luz da crise pandémica e de que forma os padrões demográficos estão a sofrer alterações com a pandemia. O debate inclui peritos da OCDE, Population Europe, do Gabinete do Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Democracia e Demografia, do Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia, bem como do próprio Serviço de Estudos do Parlamento Europeu. O evento decorre em direto via Webex Events.

Também esta segunda-feira, às 16 horas (hora em Lisboa), decorre um webinar para jornalistas sobre o Certificado Verde Digital. O tema foi debatido na sessão plenária do Parlamento Europeu, que aprovou o procedimento de urgência para aprovar o certificado até junho. Sobre este tema do passaporte de vacinação, fazem declarações e respondem a questões dos jornalistas representantes das três instituições europeias, Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Presidência do Conselho da UE, que cobrem vários ângulos deste processo: liberdades e garantias, circulação de pessoas, turismo e saúde.

Os oradores são: o Eurodeputado Fernando López Aguilar (S&D, Espanha) – Presidente da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos (LIBE) do Parlamento Europeu, a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar (PPE, Portugal) –  autora do relatório sobre turismo votado na sessão plenária de hoje (relatório que pede um certificado comum de vacinação), Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo em Portugal e Salla Saastamoinen – Diretora-Geral (em exercício) da Justiça e Consumidores da Comissão Europeia.

O evento tem uma duração prevista de uma hora e decorre em inglês, sem interpretação. Pode ser acompanhado na plataforma Webex e nas redes sociais Facebook e Twitter do Parlamento Europeu.

Os jornalistas interessados em colocar questões podem fazê-lo na plataforma Webex e devem registar-se por e-mail para raquel.patricio@ep.europa.eu ou vera.ramalhete@ep.europa.eu para obterem os dados de acesso.

Dura derrota do Santa Teresa diante do Betis (0-2)

2828O Civitas Santa Teresa Badajoz não marcou no jogo em casa frente ao Real Betis, correspondente à jornada 24 da Primeira Liga Espanhola de Futebol Feminino.

Apesar de um bom início com dois cantos escanteios, logo no início do quarto minuto de jogo aconteceu o primeiro golo do jogo, obra de Mari Paz após cabecear para a rede local.

O Santa Teresa não soube reagir ao golo sofrido, enquanto o Bétis tentou buscar o segundo, até que aos 41  minutos conseguiu por Medina, que aproveitou uma bola perdida na área para fazer o 0-2 com o que a quebra foi alcançada.

Já no segundo tempo Juan Carlos Antúnez mexeu na equipa com a entrada de Blanca e Mariana por Kenni e Mellado. O Santa Teresa mostrou outra cara e procurou com mais determinação o golo rival, mas foi Yoli aos 58 minutos que desviou um remate de Sosa de dentro da área.

Aos 64 ‘foi Estefa quem deu o melhor remate para Santa Teresa, que rematou depois de se debater na área e o remate acabou por sair ao lado. Na jogada seguinte, o Betis respondeu com uma vaselina que foi embora.

A quinze minutos do final, o Belén tentou o remate de longe depois de receber um passe longo, mas a bola foi travada pelo guarda-redes visitante ao chegar ao fim do jogo com o resultado de 0-2.

Resultado difícil para um Santa Teresa não consegue impedir a má sequência em casa e que na próxima semana viaja para Bilbao para enfrentar o Athletic Club.

Civitas Santa Teresa Badajoz : Yoli, Lordemann (Alba Zafra 58 ‘), Parralejo (Nerea Pérez 58’), Rovirola, Nayadet (Mascaró 79 ‘), Estefa, Belén, Neira, Mellado (Blanca 46’), Visco e Kenni (Mariana 46 ‘).

Real Betis : Méline, Medina, Ana (Valle 88 ‘), Altuve, Mari Paz (Ana H. 79’), Nuria, Rosa (Bea Parra 82 ‘), Márquez, Dorine, Paula e Sosa.

Golos : Mari Paz 0-1 (4 ‘) e Medina 0-2 (41’).

Árbitro : Marta Frías Acedo (Comissão Galega). Nerea Pérez foi expulsa (78 ‘).

PSP desenvolve Operação #Páscoa em Casa até 5 de abril

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a levar a cabo, até à meia-noite de dia 5 de abril, a Operação #Páscoa em Casa, por ocasião da época Pascal, bem como a necessidade de garantir o cumprimento da proibição de circulação entre concelhos.

Assim, até 5 de abril, a PSP estará mais presente na via pública, alavancando o sentimento de segurança dos cidadãos e contribuindo para a dissuasão e prevenção de comportamentos que potenciem risco de disseminação da Covid-19.

A PSP manter-se-á presente, e com grande visibilidade, para apoio à população e fiscalização do cumprimento das normas em vigor no atual estado de emergência, particularmente nos locais de maior concentração (potencial) de pessoas, nomeadamente nos interfaces dos meios de transporte coletivo, principais eixos rodoviários, nós de circulação inte rconcelhia, parques e zonas ribeirinhas e outros que, pelas características naturais, potenciem forte afluxo de pessoas.

Atendendo ao atual contexto de saúde pública, a PSP relembra que é proibida a circulação entre concelhos desde a meia-noite de dia 26 de março até à meia-noite do dia 05 de abril, salvo deslocações para o trabalho, razões de saúde e outros motivos de caráter urgente e imperioso devidamente previstos na legislação em vigor; a população deverá continuar a observar o dever geral de recolhimento, limitando as saídas do domicílio ao estritamente necessário e pelo tempo imprescindível para o efeito; os cidadãos que necessitem, impreterivelmente, de se deslocar por motivos profissionais, deverão fazer-se acompanhar de declaração da entidade empregadora; quando a saída da sua residência não decorra de motivos profissionais, devem fazer-se acompanhar de comprovativo da necessidade dessa deslocação e do seu enquadramento nas exceções legalmente previstas; e a organização de festividades ou concentrações de pessoas por motivos festivos ou de efeméride, constitui um risco potencial muito relevante contra a saúde pública, não devendo os cidadãos participar neste tipo de eventos.

A PSP apela ao cumprimento das normas legais em vigor e indicações dos seus Polícias, bem como a observação dos conselhos da Direção Geral de Saúde, acautelando as medidas de higiene e segurança sanitária.

Elvas sem novos casos Covid este domingo

O concelho de Elvas não regista este domingo, dia 28, novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Elvas registou de 1352 casos, estando ativos 11.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas e recuperaram 1313.

Associação de Futebol repudia “contínuos e atrozes” ataques

A decisão da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) de dar por concluído o campeonato distrital de seniores e considerar que “O Elvas” é o clube que sobe ao Campeonato de Portugal continua a estar na atualidade desportiva.

Primeiro, foi o Eléctrico Futebol Clube, de Ponte de Sor, a contestar esta decisão da AFP, como a Rádio ELVAS já deu conta (ver aqui); de seguida, foi a própria Associação de Futebol a tornar público “contínuos e atrozes ataques nas redes sociais” e promete o envio de provas aos “órgãos e serviços jurídicos”.

A AFP, em comunicado datado deste domingo dia 28, divulga que “nas últimas 48 horas, na sequência de uma decisão relativa à retoma da atividade desportiva, a Direção da Associação de Futebol de Portalegre tem sido alvo de contínuos e atrozes ataques nas redes sociais”.

Apesar de defender que procura “sempre consensos”, a AFP afirma saber “que os mesmos nem sempre são possíveis”; garante “tolerar as críticas, até porque elas fazem parte da vida de quem tem de tomar decisões, mas, neste momento, já foram ultrapassados todos os limites, com incentivos ao ódio e à violência, com ofensas pessoais e ameaças à integridade física dos nossos órgãos sociais”.

A AFP assegura que “todas as provas já recolhidas e recebidas serão enviadas aos órgãos e serviços jurídicos da instituição”, para lá de divulgar que “os mais diversos agentes desportivos conhecem bem este modus operandi, que não é novo e faz parte da agenda de quem tem procurado, sistematicamente, condicionar o nosso trabalho, mas temos consciência da nossa missão e continuaremos a trabalhar em prol das nossas modalidades”.

A Associação de Futebol marca uma posição clara: “não admitimos acusações levianas de benefício de clubes em detrimento de outros e muito menos que a Direção agiu de forma ilegal ou de má-fé”. O comunicado associativo termina com um lamento: “infelizmente, também estes argumentos não são novos e, seguramente, continuarão a ser repetidos. E nós continuaremos, tal como já tivemos de o fazer no passado, a provar que, para nós, todos contam… para nós, são todos iguais”.

Hospital de Campanha na IFEBA mantém-se em estado de pré-alerta

O Hospital de Campanha, instalado na Institución Ferial de Badajoz (IFEBA), perto da fronteira do Caia, desde o passado mês de janeiro, vai manter-se em estado de pré-alerta.

O Serviço de Saúde da Estremadura espanhola descarta a hipóteses de desmontar este serviço, que teve um investimento de 500 mil euros, tratando-se de uma visão partilhada por outros profissionais de saúde.

Foi a 20 de janeiro, que José Maria Vergeles anunciou a decisão de construir um hospital provisório como medida de reforço, tendo em conta a pressão hospital que se fazia sentir.

No total, são seis mil metros quadrados divididos em dois pavilhões com 150 boxes individuais. Num dos módulos, está reservado um espaço para uma unidade de doentes semicríticos, que não se chegou a instalar.

Onze dias depois desta decisão ser anunciada, a IFEBA estava pronta para receber pacientes. A intenção era transferir de diferentes pontos da Estremadura espanhola, aqueles infetados pela Covid-19, que não estavam em estado crítico. No dia 1 de fevereiro, este hospital estava pronto para receber pacientes Covid, apesar de não ter sido necessário.

Portugal regista mais dez mortes e 365 casos de Covid

Portugal regista, este domingo, dia 28, mais 365 casos de infeção por Covid-19 e dez mortes. Nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas mais 384 pessoas.

As 365 novas infeções das últimas 24 horas, provêm 112 no Norte, 107 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 43 na Madeira, 41 no Centro, 40 no Algarve, 15 no Alentejo e sete nos Açores. Os dez óbitos desde ontem correspondem a seis residentes em LVT, três no Norte e um no Alentejo.

Ao dia de hoje, há 633 pessoas internadas em hospitais (mais 15 que ontem), das quais 142 (menos seis de ontem para hoje) estão em Unidades de Cuidados Intensivos. O número de casos ativos baixou: menos 29 que no sábado, totalizando hoje 28.179 casos Covid.

Em todo o território nacional, e desde o início da pandemia foram registados 820.407 casos de infeção, 16.837 mortes e 775.391 recuperações.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 450 casos no domingo 21 de março; 248 casos na segunda-feira 22 de março; 434 casos na terça 23 de março; 575 casos na quarta-feira 24 de março; 423 casos na quinta 25 de março; 488 casos na sexta-feira 26 de março; 344 casos no sábado 27 de março; e 365 casos no domingo 28 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo com mais 15 casos Covid e um óbito

O Alentejo regista, este domingo, dia 28, mais 15 casos de infeção por Covid-19 e um óbito associado à doença.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29.052 infetados e 969 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 24 casos no domingo 21 de março; 13 casos na segunda-feira 22 de março; 20 casos na terça 23 de março; seis casos na quarta 24 de março; 17 casos na quinta 25 de março; 52 casos na sexta-feira 26 de março; 32 casos no sábado 27 de março; e 15 casos no domingo 28 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Projeto pioneiro das Oficinas do Convento em Montemor

TV Pre0cupada: assim se chama o novo projeto das Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, através do qual se pretende transmitir o melhor da região do Alentejo, mas não só.

Através de uma programação multidisciplinar, esta televisão irá também apresentar o que de melhor se faz a nível nacional e internacional, nas áreas artísticas e culturais, cruzando-se com os saberes ancestrais, a sociedade, a ecologia e a natureza.

Esta era já “uma ideia antiga”, mas que surge “em tempos de incerteza”, devido à pandemia, explica o presidente da direção das Oficinas do Convento, Tiago Fróis. Será colocada no ar uma emissão experimental, de 48 horas, nos dias 26 e 27 de julho, sendo que, para levar a cabo este trabalho, a Oficinas do Convento conta com a colaboração da Alma d’Arame.

Nesta TV Pre0cupada será emitido “um programa com uma estrutura clássica de televisão, com programas infantis pela manhã”, adianta Tiago Fróis, que descreve esta como uma “uma ideia louca”. Ainda assim, garante que será uma televisão produzida tendo em conta os contextos novos de consumo.

Para produzir os programas que serão emitidos nesta TV Pre0cupada, a Oficinas do Convento tem a decorrer, até amanhã, segunda-feira, dia 29 de março, a primeira chamada à participação de todos aqueles que queiram expor os seus projetos: escolas, academias, associações, sociedades, coletividades, cooperativas, projetos independentes, artistas visuais, atores, técnicos de imagem e som e músicos.

Para além dos conteúdos pré-gravados de criação própria da Oficinas do Convento ou dos convidados participantes, serão ainda inseridos na programação momentos em direto em que o público terá acesso ao espetáculo ao vivo, com uma lotação limitada ao espaço e com todas as regras de segurança.

Todas as informações sobre o projeto aqui.

Eléctrico contesta Associação pela subida de “O Elvas”

O Eléctrico de Futebol Clube, de Ponte de Sor, contesta a decisão da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) de atribuir a “O Elvas” CAD a vitória no campeonato distrital de seniores, que permite subir ao Campeonato de Portugal, e recorre ao Conselho Jurisdicional da AFP.

A Direção do Eléctrico, reunida extraordinariamente no sábado dia 27, “com o intuito de avaliar e debater a decisão proferida pela Associação de Futebol de Portalegre, no que concerne à classificação final do campeonato distrital de futebol”, anuncia que o clube de Ponte de Sor “irá recorrer aos mecanismos legais ao seu dispor, de forma a que seja dado cumprimento ao ponto 7 das Medidas Excecionais que consta no Regulamento da Liga, vigente na corrente época”.

O clube de Ponte de Sor aponta esse ponto do Regulamento da Liga, segundo o qual “caso a prova não possa ser concluída durante a época desportiva 2020/2021, a mesma será homologada com a classificação existente na altura da interrupção”, para fundamentar a sua posição, contrariando o Decreto-Lei nº 18-A/2020 de 23 de abril.

Assim, “face ao exposto, considera o Eléctrico Futebol Clube como prioridade submeter a decisão da AFP à apreciação do Conselho Jurisdicional da mesma, solicitando a emissão de um parecer sobre a matéria, seguindo assim os passos que a lei desportiva nos indica e ficando a aguardar uma resposta desta entidade o mais breve possível, para definir quais os passos a dar futuramente”.

Esta posição do clube de Ponte de Sor, contestando a Associação de Futebol, radica na classificação do Distrital à data da interrupção: o Eléctrico estava em primeiro com 16 pontos em seis jogos, enquanto “O Elvas” era segundo com 15 pontos em cinco jogos. A equipa de Ponte de Sor tem uma média de 2,67 pontos por jogo e “O Elvas” tem uma média de 3,00 pontos por jogo. Apesar de ter menos um jogo, os azuis-e-ouro têm o ataque mais realizador (16 contra 15 do Eléctrico) e a defesa menos batida (um contra seis do Eléctrico).

Campo Maior mantém um caso ativo de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista este domingo, dia 28, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém um caso ativo.

Dos 640 casos confirmados, desde o início da pandemia, 628 já foram dados como recuperados. Da doença, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Missa da Paixão neste Domingo de Ramos na Sé de Elvas

A Missa da Paixão marca o início das Comemorações da Semana Santa, na Sé de Elvas, neste Domingo de Ramos.

Este é um domingo muito tradicional vivido pelos cristãos, que retrata a entrada de Jesus em Jerusalém, descrita como uma entrada triunfal em que as pessoas o aclamavam com ramos nas mãos.

Neste domingo de Ramos, os fiéis puderam já assistir à Eucaristia, com todas as medidas de segurança.  Ainda hoje há Oração de Vésperas às 17.15 horas.

Município de Campo Maior associou-se à “Hora do Planeta”

O Município de Campo Maior associou-se mais uma vez à iniciativa “Hora do Planeta” e, desligou as luzes do edifício dos Paços do Concelho, nesta noite de sábado, entre as 20.30 e as 21.30 horas.

Em 2021, a Hora do Planeta tornou-se digital por todo o mundo. Esta iniciativa é reconhecida como a maior campanha ambiental do mundo mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 7 mil cidades e vilas em 163 países e territórios.

A Hora do Planeta é uma organização da World Wildlife Fund (WWF) e é celebrada desde 2009 em Portugal em várias cidades e vilas portugueses, com o apoio de organizações, empresas e de milhares de pessoas que mostram que é possível fazer a diferença na luta contra as alterações climáticas.

Cais da Piscina Municipal estava muito partido, diz Mocinha

O cais do espaço de ar livre das Piscinas Municipais de Elvas está a ser beneficiado, em obra da Câmara. O espaço foi inaugurado em agosto de 1997 e manifestava a necessidade de proceder a reparações do pavimento antes da abertura da época de verão, devido a problemas de dilatação que levantavam os mosaicos aplicados.

Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas, explica que “o cais já estava muito partido o que por vezes provocava cortes nos pés das pessoas. À semelhança de outros equipamentos municipais, é normal que tenhamos que reparar e requalificar. Aguentámos o que era possível mas agora já não dava mais. Por isso, decidimos que este ano tínhamos possibilidade de substituir todo o cais por piso novo para que as pessoas tenham todo o conforte”.

A Câmara Municipal decidiu remover todo o pavimento existente e substituí-lo por um pavimento mais adequado e com juntas de dilatação. O valor da obra é de 119 mil euros, devendo estar concluída em maio, a tempo da próxima época balnear de verão decorrer sem problemas.

Borba com mais dois casos de Covid-19

O concelho de Borba registou ontem, sábado, dia 27, mais dois casos de infeção por covid-19, num total de nove casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram registados 491 casos de infeção, dos quais 471 já recuperaram da doença.

Vítimas do novo coronavírus, neste concelho, morreram onze pessoas.