Parlamento Europeu organiza webinar para jornalistas

O Parlamento Europeu em Portugal organiza, esta segunda-feira, dia 29, dois webinar para jornalistas. Um deles está marcado para as 12.30 horas (hora de Lisboa), e aborda aA edição e 2021 do relatório anual “Demographic Outlook for the European Union” (Perspectivas Demográficas para a União Europeia) de 2021 concentra-se nas tendências recentes – como envelhecimento da população, taxas de fertilidade mais baixas e redução da população em idade ativa – e analisa as suas implicações para a política na UE.

Esta mesa redonda do Serviço de Estudos do Parlamento Europeu explora as conclusões do estudo à luz da crise pandémica e de que forma os padrões demográficos estão a sofrer alterações com a pandemia. O debate inclui peritos da OCDE, Population Europe, do Gabinete do Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Democracia e Demografia, do Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia, bem como do próprio Serviço de Estudos do Parlamento Europeu. O evento decorre em direto via Webex Events.

Também esta segunda-feira, às 16 horas (hora em Lisboa), decorre um webinar para jornalistas sobre o Certificado Verde Digital. O tema foi debatido na sessão plenária do Parlamento Europeu, que aprovou o procedimento de urgência para aprovar o certificado até junho. Sobre este tema do passaporte de vacinação, fazem declarações e respondem a questões dos jornalistas representantes das três instituições europeias, Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Presidência do Conselho da UE, que cobrem vários ângulos deste processo: liberdades e garantias, circulação de pessoas, turismo e saúde.

Os oradores são: o Eurodeputado Fernando López Aguilar (S&D, Espanha) – Presidente da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos (LIBE) do Parlamento Europeu, a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar (PPE, Portugal) –  autora do relatório sobre turismo votado na sessão plenária de hoje (relatório que pede um certificado comum de vacinação), Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo em Portugal e Salla Saastamoinen – Diretora-Geral (em exercício) da Justiça e Consumidores da Comissão Europeia.

O evento tem uma duração prevista de uma hora e decorre em inglês, sem interpretação. Pode ser acompanhado na plataforma Webex e nas redes sociais Facebook e Twitter do Parlamento Europeu.

Os jornalistas interessados em colocar questões podem fazê-lo na plataforma Webex e devem registar-se por e-mail para raquel.patricio@ep.europa.eu ou vera.ramalhete@ep.europa.eu para obterem os dados de acesso.