Município de Alter do Chão transfere competências para Juntas de Freguesia
Mais dois doentes recuperados de Covid-19 em Alandroal
Centro de Vacinação de Portalegre é no Pavilhão Desportivo
Marvão regista 15ª vítima mortal por Covid-19
Estremadura espanhola com mais 31 casos Covid e seis óbitos
Bombeiros de Borba vacinados contra a Covid
Vila Viçosa tem mais seis recuperados de Covid-19
Elvas regista mais uma morte por Covid-19
O concelho de Elvas regista, esta segunda-feira, dia 15, mais uma morte associada à Covid-19, num total de 26 óbitos até ao dia de hoje.
Pelo terceiro dia consecutivo, não se registam novos casos de infeção por Covid-19. De resto, nos últimos sete dias, entre 8 e 15 de fevereiro, o concelho de Elvas apenas acumulou cinco casos de novos infetados desta doença.
Desde o início da pandemia, foram registados, em Elvas, 1305 casos de infeção, dos quais 58 estão ativos.
Nas últimas 24 horas, verificou-se a recuperação de três pessoas, num total 1221 recuperações.
GNR detém três pessoas no distrito no espaço de uma semana
O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 8 e 14 de fevereiro, três pessoas: duas por condução sem habilitação legal e uma por ofensas à integridade física simples.
Ao nível do trânsito, foram detetadas 159 infrações, das quais a GNR destaca, em comunicado de imprensa, 25 por excesso de velocidade; nove por falta de inspeção periódica obrigatória; sete por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; e duas por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.
A GNR registou ainda dez acidentes, dos quais resultaram dois feridos grandes e quatro leves. Foram também levantados 23 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.
A GNR realizou, no mesmo período de tempo, 190 ações de sensibilização, no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 305 idosos; e 94 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 131 comerciantes.
Castelo de Vide inicia vacinação no dia 16
GNR destrói 18 petardos de explosivos TNT em Reguengos de Monsaraz
O Comando Territorial de Évora da GNR, através da Equipa de Detenção de Explosivos do Destacamento de Intervenção, deslocou-se a Motrinos, no concelho de Reguengos de Monsaraz, no passado sábado, dia 13, por se ter encontrado no interior de um barracão 18 petardos de explosivos TNT.
Após uma cuidadosa avaliação do local, foram removidos e destruídos em local apropriado. por se encontrarem em elevado estado de degradação.
Barragem do Caia com 75% da sua capacidade (c/vídeo)
O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é de 142 milhões e 290 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 229,95 metros.
Este volume corresponde a 74,9 por cento da capacidade máxima da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.
Os dados foram fornecidos à Rádio ELVAS pela Associação de Beneficiários do Caia e dizem respeito à leitura feita esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro.
Arronches tem mais dois casos de Covid-19
O concelho de Arronches registou, nas ultimas 24 horas, mais dois casos de infeção por Covid-19 e seis recuperados.
A Autoridade de Saúde pública está a identificar os contatos diretos das pessoas infetadas para eventual realização de testes, de acordo com os critérios definidos pela Direção Geral de Saúde.
Desde o início da pandemia, o concelho tem já 179 casos confirmados, sendo que 44 estão ativos e 131 foram dados como recuperados. No concelho já faleceram quatro pessoas.
Estremoz tem mais cinco casos de Covid e 13 recuperações
Município de Viana do Alentejo adquire bio triturador
Com o intuito de aumentar a sua capacidade de tratamento e valorização dos resíduos verdes recolhidos, o Município de Viana do Alentejo adquiriu um bio triturador, fruto de uma candidatura realizada em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
Este equipamento florestal tem como objetivo triturar os sobrantes das limpezas das faixas de gestão de combustível, assim como o tratamento dos resíduos resultantes dos trabalhos de poda e limpeza de árvores. Os sobrantes são transformados em estilha ou serradura, voltando a depositar no solo as substâncias nutritivas e os minerais.
Este equipamento vai permitir ainda ao Serviço Municipal de Proteção Civil e ao Gabinete Técnico Florestal de Viana do Alentejo “reduzir o risco de incêndio, apoiar e programar as intervenções necessárias da gestão arbustiva e melhorar a gestão ambiental, acabando com as queimas de sobrantes de limpeza de vegetação”, segundo divulga o Município vianense.
O bio triturador vai permitir “acabar com a colocação deste tipo de material nos aterros, com os custos inerentes, não só à própria deposição, mas ao transporte e horas de trabalho dos funcionários, bem como o desgaste de materiais e homens, minimizando os custos e reduzindo os problemas ambientais”, esclarece a autarquia.
CD Badajoz nos 82 principais clubes de Espanha em 2021/2022
Já é certo: o Club Deportivo (CD) Badajoz será uma das 82 principais equipas do futebol espanhol na
época 2021/2022, mas ainda pode atingir outros patamares.
Com o empate de ontem em Vilharrobledo, e ainda a quatro jogos para a conclusão da Primeira Fase do campeonato, o CD Badajoz já tem atingido o primeiro dos seus alvos desta época desportiva, obter uma vaga para a época seguinte na “Primeira RFEF”, uma nova Liga com duas séries de vinte equipas (norte e sul) e que está chamada a ser a terceira liga profissional do futebol espanhol, na qual garantem presença os clubes que â conclusão da Primeira Fase se enquadrarem nas três primeiras posições das dez séries da atual Segunda B.
Segundo dissemos, a “Primeira RFEF” era o primeiro dos alvos do CDB e ontem foi atingido, mas há outros alvos para as seguintes fases de competição e vamos tentar pormenorizar neles.
Na Segunda Fase, de 4 de Abril a 9 de Maio, os clubes que fiquem nas três primeiras posições das dez séries da Segunda B participarão num “mini campeonato” entre eles, onde começam com a mesma pontuação da Primeira Fase. No que diz respeito ao Badajoz estará inserido com as equipas das séries 5A e 5B, mas com algumas condições. As equipas que participaram na série A enfrentarão por duas vezes, visitante e visitado, as que participaram na série B e não poderão, em nenhum caso, enfrentar as equipas que participaram na mesma série na Primeira Fase. Ao final da Segunda Fase, as três melhores equipas, além da quarta com melhor coeficiente entre os cinco grupos, participarão no Play Off para a subida à Segunda Divisão (Liga Smartbank).
Na Terceira Fase, Play Off de subida, de 16 a 23 de Maio, participarão 16 equipas num único local, onde é preciso salientar que o CD Badajoz está a lutar para que esse local seja o Estadio Nuevo Vivero, e consistirá em duas rondas de classificação em que os jogos serão determinados por sorteio, opondo aqueles que teriam obtido a melhor classificação na Segunda Fase contra aqueles que teriam obtido a pior e sempre tentando, na medida do possível, que duas equipas pertencentes ao mesmo grupo na Primeira e Segunda Fase se enfrentarem. No caso de empate no prolongamento, a equipa vencedora será aquela com melhor classificação na Segunda Fase e só pode haver disputa de penaltis entre equipas que tiveram a mesma posição de qualificação.
Os quatro clubes vencedores serão promovidos à Segunda Divisão (Liga Smartbank), num complexo sistema competição do futebol espanhol, que assim pretendemos esclarecer, os ouvintes e leitores da Rádio Elvas do percurso que o CD Badajoz deve percorrer até atingir o seu segundo e principal alvo da época, levar à nossa “raia” à Liga de Futebol Profissional (LFP), junto aos 42 clubes do topo do futebol espanhol.
Emilio Pinilla
Bombeiros de Vila Viçosa recebem primeira dose da vacina
Onze elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa receberam esta segunda-feira, dia 15, a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
A corporação recebeu a indicação para vacinar “50 por cento do corpo de bombeiros e esse processo iniciou-se hoje. Optámos por fazê-lo em duas fases, devido aos efeitos secundários que a vacina pode trazer e assim conseguimos assegurar a resposta à população”, garantiu-nos o comandante da corporação calipolense, Nuno Pinheiro.
“Esta segunda-feira foram vacinados 11 operacionais e na próxima segunda-feira, dia 22, serão vacinados mais 10”.
Borba regista mais um recuperado de Covid-19
O concelho de Borba regista, esta segunda-feira, dia 15, um novo caso de recuperação de Covid-19.
Desde o início da pandemia, Borba tem 474 casos positivos, sendo que sete estão ativos e 457 recuperados, de acordo com os dados fornecidos pela ARS Alentejo. Dez pessoas já faleceram no concelho de Borba.
Clube Futebol “Os Elvenses” celebra 97 anos de vida
Junta de Freguesia de Terena atribui suplemento de penosidade e insalubridade
Os trabalhadores da Junta de Freguesia de Terena (Alandroal) da carreira geral de assistente operacional em áreas como a da recolha e tratamento de resíduos, tratamento de efluentes, higiene urbana, saneamento, procedimentos de inumações, exumações, trasladações, abertura e aterro de sepulturas vão passar a receber o pagamento do suplemento de penosidade e insalubridade, com retroativos desde 1 de janeiro, está previsto na lei do OE2021.
O subsídio está enquadrado na lei há mais de 20 anos, mas a sua aplicação nunca aconteceu, por falta de regulamentação.
Nas autarquias, compete ao órgão executivo, sob proposta do presidente da câmara, do presidente da junta ou do dirigente máximo do serviço, definir quais são as funções que preenchem os requisitos de penosidade e insalubridade, ouvidos os representantes dos trabalhadores e com parecer fundamentado do serviço de segurança, higiene e saúde no trabalho.
Ovibeja 2021 cancelada; organização faz evento online
A Comissão Organizadora da Ovibeja decidiu cancelar a edição deste ano de 2021, em virtude da situação de pandemia que o país atravessa.
O presidente da ACOS e da Comissão Organizadora da Ovibeja, Rui Garrido, refere que “foi uma decisão difícil mas que teve que ser tomada uma vez que não estão reunidas as condições necessárias para a realização do evento. Decidimos cancelar, em vez de adiar, porque não sabemos como o país vai estar, por exemplo, no verão”.
Apesar do cancelamento, “não queremos deixar de assinalar a data da Ovibeja. Nesse sentido, nos dias 22 e 23 de abril, vamos realizar uma Ovibeja virtual. Ainda não temos os temas definidos, mas algo vai acontecer”.
A 37ª edição da Ovibeja vai contar com desafios online para jovens agricultores, conferências sobre agricultura, pecuária, alterações climáticas e biodiversidade, olival e regadio, entre outros temas relevantes.
Campo Maior regista mais três recuperações de Covid-19
Campo Maior não regista esta segunda-feira, 15 de fevereiro, novos casos de infeção por Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, três doentes foram dados como recuperados da doença.
Há agora 15 casos ativos, no concelho, num total de 632 registados, desde o início da pandemia.
Desde o início da pandemia, em Campo Maior, da doença, morreram dez pessoas e recuperaram 607.
Pandemia poderá ter impacto futuro na saúde mental dos mais jovens
Estudos sobre a atualidade revelam que as modificações na vida pessoal e social poderão ter um impacto prolongado na saúde mental dos jovens. Saiba mais.
A pandemia do Covid-19 surtiu efeitos nocivos na saúde mental global da população. Privados das rotinas normais e com a necessidade de seguir as medidas de contenção, as populações foram obrigadas a lidar com situações onde o medo e a ansiedade estavam inerentemente presentes.
A modificação das rotinas, o isolamento social e o acesso às notícias sobre contágios e mortes fez com que, na mente humana, se criasse um espaço propício para o desenvolvimento do stress, da ansiedade ou mesmo de problemas depressivos.
Hoje numa segunda fase de confinamento global, Portugal vive esta realidade, ciente de que a pandemia poderá ter, principalmente para as faixas etárias mais jovens, consequências de longo termo no que diz respeito à saúde mental.
Venha conhecer a opinião de especialistas e o que dizem os estudos sobre a matéria; olhando ainda para as estratégias de combate à depressão que estão, atualmente, ao nosso alcance.
O que mudou para os jovens com a pandemia
O aparecimento da pandemia do Covid-19 e consequente “novo normal” veio modificar as práticas e experiências de todos, incluindo das crianças e dos jovens.
Isolados socialmente e em confinamento, estes aproximaram-se das ofertas tecnológicas e tornaram-se mais dependentes destas, ao mesmo tempo que adotaram posturas mais sedentárias, afastando-se de práticas desportivas e dos desportos federados.
Mais individualistas, segundo referem os especialistas de pedopsiquiatria, estes jovens tornaram-se menos espontâneos e sentem menor sentido de grupo e de comunidade.
Além disto, situações de stress e ansiedade pareceram intensificar-se, motivando quadros depressivos e aumentando os comportamentos suicidas.
Uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra revelou mesmo que cerca de 20% dos jovens e crianças tem perturbações mentais, sendo que 31% dos adolescentes apresenta sintomas de depressão.
Evitar a depressão e promover o equilíbrio
O nosso corpo conta com vários sistemas que garantem o seu correto funcionamento, sendo um deles o Sistema Endocanabinóide. Promover as funções deste sistema pode ajudar a reduzir os problemas relacionados com o sistema nervoso, as dores crónicas, os problemas de sono e o stress, contribuindo ainda para garantir um reforço imunológico.
A introdução de suplementos, incluindo os suplementos de canabidiol, pode ser útil para garantir o equilíbrio mental e evitar quadros depressivos.
É ainda importante que se tenha em atenção a oferta de serviços especializados, através de linhas de apoio e das consultas que muitos psiquiatras e psicólogos oferecem através do meio digital. Muitas vezes, falar sobre as temáticas que nos perturbam é a melhor forma de evitar que estas se transformem em stress, insónias e ansiedade, garantindo o bem-estar.
Por fim, é muito importante que, principalmente durante tempos de confinamento, se promova uma rotina saudável, que integre exercício físico, uma alimentação equilibrada e o contacto com os familiares e amigos, ainda que por via eletrónica. Isto fará com que, apesar das diferenças inerentes, alguma normalidade possa ser mantida, o que contribui para uma melhor saúde mental.
IFEBA poderá vir a receber vacinação massiva da população
O Serviço Extremenho da Saúde prevê utilizar instalações como a da IFEBA, em Badajoz, o IFEME, em Mérida, o Palacio del Vino, em Almendralejo, e o Pabellón de la Data, em Plasencia, para levar a cabo um processo de vacinação massiva contra a Covid-19.
Também outras comunidades autónomas começaram a procurar espaços e recintos que irão ser utilizados no processo de vacinação. O estádio Nuevo Colombino, em Huelva, tornou-se, este fim de semana, o primeiro grande recinto desportivo habilitado na Andaluzia para a realização de uma vacinação massiva contra o vírus.
Se os prazos forem cumpridos, tem início esta semana, na Estremadura espanhola, a vacinação de cerca de oito mil pessoas. Estas pessoas receberão as primeiras doses da vacina nos centros de saúde, exceto aquelas que não podem se deslocar.
Este processo de vacinação será alternado com a dos novos grupos de risco definidos pela Comissão de Saúde Pública, como polícias, guardas civis, proteção civil, pessoal de emergência, fisioterapeutas e funcionários de farmácias.
Câmara de Campo Maior recorda Carnavais passados nas redes sociais
Amanhã, terça-feira dia 16, seria o último dia dos festejos de Carnaval de 2021, com os últimos corsos a sair à rua.
Devido à pandemia, este ano, não há qualquer festa relacionada com o Carnaval, com muitas autarquias e associações, a procuraram os meios digitais para, dentro do possível, recordar aquilo que foi a folia de outros anos.
É o caso da Câmara Municipal de Campo Maior, que tem vindo a desafiar os campomaiorenses a vestirem o seu melhor disfarce, em casa, e a tirar uma foto, que depois podem enviar por mensagem para as redes sociais do município.
“Na impossibilidade de sairmos à rua para brincar ao Carnaval, não quisemos de deixar a assinalar esta data. Pensámos em realizar algumas ações, durante estes dias, mas com o confinamento geral, fomos obrigados, mais uma vez, a refazer os planos”, explica a vereadora Vanda Alegria.
A autarquia tem vindo ainda a recordar, através do Facebook e do Instagram, as imagens da festa de outros anos. “Escolhemos alguns momentos emblemáticos, que todos vão gostar de rever”, garante ainda a vereadora.
Apelando à participação de todos, com a partilha de imagens de um Carnaval em casa e em segurança, Vanda Alegria espera que, no próximo ano, se possa “celebrar esta data da forma que todos desejamos”.
No ano que vem, a terça-feira de Carnaval assinala-se, no calendário, a 1 de março.
Covid aumenta entrega de cabazes solidários em São Vicente
A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, tem procurado prestar todo o apoio à população, nesta altura de pandemia, sendo que o número de cabazes solidários entregues às famílias aumentou de seis para dez, nos últimos tempos.
“Com a conjuntura do país, as pessoas a necessitar aumentaram e nós aumentámos para dez cabazes, que entregamos todos os meses”, explica o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas (na imagem).
Durante a recolha das receitas de medicamentos que é feita, junto dos portadores do Cartão da Idade de Ouro, na freguesia, procura-se ainda perceber o que falta aos idosos, para que depois se faça a entrega dos bens alimentares e medicamentos, sem que estes saiam de casa.
“Fazemos o acompanhamento quase diário, porque as pessoas têm o número da junta e do executivo e, assim que conseguimos, vamos entregar, porta a porta, aquilo que as pessoas necessitam”, remata João Charruadas.
Monforte não regista novos casos de Covid
De acordo com dados divulgados pela Câmara Municipal de Monforte, nas últimas 24 horas, não se registaram novos caso de Covid-19 no concelho.
Monforte conta com 197 casos confirmados, sendo que 9 estão ativos e 181 foram dados como recuperados.
No concelho de Monforte, morreram sete pessoas devido à pandemia.