Pandemia poderá ter impacto futuro na saúde mental dos mais jovens

Estudos sobre a atualidade revelam que as modificações na vida pessoal e social poderão ter um impacto prolongado na saúde mental dos jovens. Saiba mais.

A pandemia do Covid-19 surtiu efeitos nocivos na saúde mental global da população. Privados das rotinas normais e com a necessidade de seguir as medidas de contenção, as populações foram obrigadas a lidar com situações onde o medo e a ansiedade estavam inerentemente presentes.
A modificação das rotinas, o isolamento social e o acesso às notícias sobre contágios e mortes fez com que, na mente humana, se criasse um espaço propício para o desenvolvimento do stress, da ansiedade ou mesmo de problemas depressivos.
Hoje numa segunda fase de confinamento global, Portugal vive esta realidade, ciente de que a pandemia poderá ter, principalmente para as faixas etárias mais jovens, consequências de longo termo no que diz respeito à saúde mental.
Venha conhecer a opinião de especialistas e o que dizem os estudos sobre a matéria; olhando ainda para as estratégias de combate à depressão que estão, atualmente, ao nosso alcance.

O que mudou para os jovens com a pandemia

O aparecimento da pandemia do Covid-19 e consequente “novo normal” veio modificar as práticas e experiências de todos, incluindo das crianças e dos jovens.
Isolados socialmente e em confinamento, estes aproximaram-se das ofertas tecnológicas e tornaram-se mais dependentes destas, ao mesmo tempo que adotaram posturas mais sedentárias, afastando-se de práticas desportivas e dos desportos federados.
Mais individualistas, segundo referem os especialistas de pedopsiquiatria, estes jovens tornaram-se menos espontâneos e sentem menor sentido de grupo e de comunidade.
Além disto, situações de stress e ansiedade pareceram intensificar-se, motivando quadros depressivos e aumentando os comportamentos suicidas.
Uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra revelou mesmo que cerca de 20% dos jovens e crianças tem perturbações mentais, sendo que 31% dos adolescentes apresenta sintomas de depressão.

Evitar a depressão e promover o equilíbrio

O nosso corpo conta com vários sistemas que garantem o seu correto funcionamento, sendo um deles o Sistema Endocanabinóide. Promover as funções deste sistema pode ajudar a reduzir os problemas relacionados com o sistema nervoso, as dores crónicas, os problemas de sono e o stress, contribuindo ainda para garantir um reforço imunológico.
A introdução de suplementos, incluindo os suplementos de canabidiol, pode ser útil para garantir o equilíbrio mental e evitar quadros depressivos.
É ainda importante que se tenha em atenção a oferta de serviços especializados, através de linhas de apoio e das consultas que muitos psiquiatras e psicólogos oferecem através do meio digital. Muitas vezes, falar sobre as temáticas que nos perturbam é a melhor forma de evitar que estas se transformem em stress, insónias e ansiedade, garantindo o bem-estar.
Por fim, é muito importante que, principalmente durante tempos de confinamento, se promova uma rotina saudável, que integre exercício físico, uma alimentação equilibrada e o contacto com os familiares e amigos, ainda que por via eletrónica. Isto fará com que, apesar das diferenças inerentes, alguma normalidade possa ser mantida, o que contribui para uma melhor saúde mental.