3Economy+ do IPP distinguido pela Comissão Europeia

O projeto europeu 3Economy+, desenvolvido no último triénio por um consórcio de três instituições de Ensino Superior públicas: o Instituto Politécnico de Portalegre, a Universidade de Granada e a Universidade de Malta.

Considerado um sub projeto do projeto Erasmus, o 3Economy+ “envolveu alunos, professores e empresas. Este é um projeto que tem a especificidade das três instituições de ensino se localizarem em regiões periféricas da União Europeia”, de acordo com a professora e coordenadora Helena Cameron.

Desenvolveram-se atividades formativas quer à distância, “através de uma plataforma criada expressamente para o efeito, quer em programas intensivos presenciais. Todos os alunos envolvidos tiveram também uma componente de prática em contexto de trabalho através de estágios complementares aos curriculares”, sublinhou.

Além de ter sido distinguido pela Comissão Europeia como “Good Practice Example”, “o projeto obteve agora a classificação final de 92 pontos em 100, algo muito difícil de obter neste tipo de projetos. No entanto, é de destacar o valor acrescentado que conseguimos obter, quer para os alunos quer para o próprio Politécnico”.

A totalidade do projeto foi desenvolvido em três línguas – espanhol, inglês e português – no que respeita às atividades de aprendizagem e aos materiais produzidos. A par do plurilinguismo, fomentou-se o trabalho em equipa e o uso das tecnologias.

A candidatura a financiamento europeu foi submetida em Espanha pela Universidade de Granada, que coordenou o projeto. O Politécnico de Portalegre tem um considerável histórico de cooperação internacional com esta Universidade, em várias áreas científicas, envolvendo intercâmbios de alunos para estudos e estágios e intercâmbio de docentes, além de cooperação científica desenvolvida por docentes das duas IES.