14 de Janeiro marcado pelo regresso dos militares

Elvas assinala hoje, dia 14 de Janeiro, os 364 da Batalha das Linhas de Elvas, com um vasto programa cultural, desportivo e militar.

Este ano, já sem restrições, as comemorações vão contar com diversas entidades em parada, na Praça da República: “a população vai poder ver as forças do Exército, da Guarda Nacional Republicana, os nossos bombeiros, os carros blindados do Museu Militar de Elvas e a cavalaria da GNR que os elvenses tanto gostam”, garantiu Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas.

O programa começa às 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, na câmara municipal, com a participação da banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11.30 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

Além das comemorações habituas, Rondão Almeida garante que a autarquia quis juntar “um conjunto de atividades, quer na vertente do desporto, quer da cultura, que se estende até dia 28 de Janeiro”.