Concelho de Elvas com cerca de 70% da população vacinada contra a Covid-19

O concelho de Elvas conta já “com cerca de 70% da população vacinada contra a covid-19, o que corresponde a cerca de 15 mil pessoas com a vacinação completa”, segundo o coordenador municipal de Proteção Civil, Tiago Bugio.

No total, foram administradas, no concelho, cerca de 28 mil vacinas. Bugio considera que estes “são valores muito bons, se bem que há uma faixa etária que será agora vacinada, o que fará aumentar esta percentagem, relembrando “a vacinação dos 16 e 17 anos, onde no sábado passado foram vacinados 324 jovens, já esta sexta-feira está prevista administração de mais 508 vacinas”.

A vacinação de jovens, entre os 12 e 15 anos, vai decorrer durante os próximos dois fins de semana, havendo “2300 jovens para vacinar, no entanto alguns não estão a responder à chamada do Centro de Saúde, ou a fazer o auto agendamento, devido ao período de férias”. Para este sábado, adianta, “há confirmação de 250 que serão vacinados”.

A vacinação decorre a “bom ritmo”, e para Tiago Bugio é algo que se reflete “no número baixo de internamentos, adiantando que, em Elvas, há apenas quatro pessoas internadas, e no distrito são nove, destas uma está em cuidados intensivos”. “Comparando o número de infetados com os internamentos, a vacinação está assim a responder ao objetivo inicial”, explica Tiago Bugio, mas apela para que “não se baixe a guarda e se mantenham todos os cuidados relativos à doença, como uso de máscara, etiqueta respiratória, distanciamento social”.

Quanto à modalidade de Casa Aberta, que decorre igualmente na Estrutura de Vacinação Concelhia, instalada no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, Tiago Bugio explica que “está a correr bem e que se destina a pessoas com mais de 16 anos, e que, por diversos motivos, ainda não foram vacinadas, pelo que podem deslocar-se a este local e levar a vacina, entre as 11 horas e o meio-dia”. Esta “é uma forma para aproveitar todas as vacinas, sem se desperdiçar”. O coordenador municipal da Proteção Civil diz ainda que até ao momento, “não houve desperdício de vacinas, no concelho”.