Município de Viana do Alentejo adquire bio triturador

Com o intuito de aumentar a sua capacidade de tratamento e valorização dos resíduos verdes recolhidos, o Município de Viana do Alentejo adquiriu um bio triturador, fruto de uma candidatura realizada em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Este equipamento florestal tem como objetivo triturar os sobrantes das limpezas das faixas de gestão de combustível, assim como o tratamento dos resíduos resultantes dos trabalhos de poda e limpeza de árvores. Os sobrantes são transformados em estilha ou serradura, voltando a depositar no solo as substâncias nutritivas e os minerais.

Este equipamento vai permitir ainda ao Serviço Municipal de Proteção Civil e ao Gabinete Técnico Florestal de Viana do Alentejo “reduzir o risco de incêndio, apoiar e programar as intervenções necessárias da gestão arbustiva e melhorar a gestão ambiental, acabando com as queimas de sobrantes de limpeza de vegetação”, segundo divulga o Município vianense.

O bio triturador vai permitir “acabar com a colocação deste tipo de material nos aterros, com os custos inerentes, não só à própria deposição, mas ao transporte e horas de trabalho dos funcionários, bem como o desgaste de materiais e homens, minimizando os custos e reduzindo os problemas ambientais”, esclarece a autarquia.